INCORRECTO!

 

ESPOSA DO PRIMEIRO-MINISTRO OFERECE PRENDA DE NATAL ÀS CRIANÇAS DA ALDEIA SOS E DA CASA EMANUEL

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

01.01.2010

Fernando Casimiro (Didinho) Não sou contra presentear as nossas crianças com brinquedos, roupas, sapatos, livros, cadernos, lápis, esferográficas e até, com comida, água e leite, independentemente de ser Natal ou qualquer dia ou mês do ano. Aplaudo o gesto, mas...

A oferta de prendas às crianças da Aldeia SOS Bissau e da Casa Emanuel (por ocasião do Natal) que o Primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Jr. delegou à sua esposa, Dona Salomé Aimé Gomes deve ser questionada no contexto das atribuições simbólicas que assistem a uma Primeira-dama. A esposa de um Primeiro-ministro não é considerada Primeira-dama. Ainda que na nossa Constituição não haja referência ao termo e estatuto de Primeira-dama em relação à esposa do Presidente da República, na Guiné-Bissau, tal como em muitos países, existe essa formalidade e daí, uma consideração pelo simbolismo que representa, até no aspecto protocolar, a figura da esposa de um Presidente da República.

Não se pense que estou a ver maldade na oferta de prendas, nada disso, mas vejo (tal como referi aquando da visita oficial do Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr. a Cuba e à Venezuela, em que nos meios de Comunicação Social desses 2 países a sua esposa, Dona Salomé Aimé Gomes foi apresentada como sendo a Primeira-dama da Guiné-Bissau, sem que houvesse qualquer correcção oficial, isto a acreditar que pudesse ter havido um lapso/falha de comunicação) uma tendência repetitiva, diria que, provocatória, que visa promover a imagem da esposa do Primeiro-ministro, tirando toda a visibilidade e simbolismo que devem recair na pessoa da esposa do Presidente da República, ela sim, considerada Primeira-dama!

Também não estou aqui a semear intrigas, nem a fomentar disputas institucionais, mas sim, alertar para estes desvios que, se não forem corrigidos nesta fase ainda inicial do mandato do Presidente Malam Bacai Sanhá, podem vir a criar crispações e por isso, disputas entre a Presidência da República e o Governo.

Acho incorrecto que o Primeiro-ministro delegue qualquer acção em nome do Governo, ou em seu nome, na qualidade de Primeiro-ministro, à sua esposa Dona Salomé Aimé Gomes, querendo presentear crianças, pois há no Governo um Ministério, o da Mulher, da Família, da Coesão Social e da Luta contra a Pobreza, dirigido pela Dra. Maria de Lurdes Vaz, a quem deveria ser incumbida essa missão, caso não houvesse realmente outras intenções por parte do Primeiro-ministro...

Alguém disse-me há dias, a propósito deste assunto, que em tempos, a Dona Salomé Aimé Gomes teria relatado a um grupo de pessoas do seu circuito de amizades que o seu maior sonho é um dia vir a ser Primeira-dama...

Nada contra. Todos têm o direito de sonhar, mas saibamos respeitar os sonhos de outras pessoas, já transformados em realidade...

Com este texto, pretendo chamar a atenção quer do Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr., quer da sua esposa, Dona Salomé Aimé Gomes, para o respeito da ética em relação ao simbolismo das "atribuições naturais" de uma Primeira-dama, que, na Guiné-Bissau, formalmente, é a esposa do Presidente da República. 

Creio não ser necessário recordar que nenhum outro Primeiro-ministro da Guiné-Bissau (e já são muitos na lista), teve alguma vez atitudes de "rivalidade" em relação ao estatuto de Primeira-dama.

Os conflitos, neste caso, institucionais, devem ser evitados, a bem da Guiné-Bissau!

Vamos continuar a trabalhar!

 

ESPOSA DO PRIMEIRO-MINISTRO OFERECE PRENDA DE NATAL ÀS CRIANÇAS DA ALDEIA SOS E DA CASA EMANUEL

 

26-12-2009 - A esposa do Primeiro-Ministro, entregou no princípio da manhã de hoje (quarta-feira), em nome do seu marido, um lote de brinquedos às crianças da Aldeia SOS Bissau e do Orfanato Casa Emanuel que se encontra na zona periférica de Bissau.

Salomé Aimé Gomes, que se fazia acompanhar do secretário-geral da Primatura e de altos funcionários, em declarações à imprensa após a entrega dos brinquedos às crianças da Aldeia SOS, disse que “é um gesto” do chefe do executivo que lhe indigitou para entregar as prendas de natal às crianças da aldeia para fazê-las sentir alegre nesta “festa da família”, porque, normalmente, “neste período as crianças recebem sempre  prendas da parte da familia.”

O director da Aldeia SOS na Guiné-Bissau, Nelson Medina visivelmente satisfeito pelo gesto do primeiro-ministro para com as crianças da Aldeia, agradeceu “em nome de toda a família da aldeia SOS” do “fundo do coração” o chefe de Governo e a sua esposa pela prenda que ofereceram às crianças.

Medina solicitou ainda as pessoas de boa vontade e algumas instituições públicas e privadas que partilham os seus princípios a seguirem o exemplo do Primeiro-ministro, de forma a permitir que as crianças da Aldeia celebrem da melhor forma possível o natal.

Já no Orfanato Casa Emanuel, Salomé Gomes entregou igualmente brinquedos compostos de carros, aviões, casinhas, entre outros, às crianças na presença da directora do centro.

Salomé Aimé Gomes disse que o gesto serve para “ajudar as crianças” deste orfanato que neste período de festividades do natal, precisam sempre de prendas para celebrar a festa.

"Estamos também aqui para ajudar essas senhoras que cá estão desde há muitos anos, a dar o seu apoio às crianças órfãs guineenses. Sempre gostamos de lhes apoiar e vamos continuar a apoiá-las", garantiu.

Por seu turno, a directora da Casa Emanuel na Guiné-Bissau Isabel Geovani manifestou satisfação pelo gesto do chefe do executivo guineense, e agradeceu-lhe juntamente com a sua esposa. Porém, lamentou que a sua instituição não tenha possibilidades económicas para comprar brinquedos para um universo de mais de 140 crianças que estão no centro. Enalteceu o gesto e pediu que as pessoas de boa vontade fizessem o mesmo gesto.                                                            

Assana Sambú

http://www.gaznot.com/?link=details_actu&id=201&titre=Sociedade

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org