Incapacidade ou Conformismo?

 

Por: Edson Incopté

 

12.02.2008

 

 Esta pergunta veio na sequência de uma conversa minha com uma amiga que está de momento na Guiné, e em que eu perguntava à pessoa como está a nossa querida terra, ao que ela respondeu: “Normal, estamos aqui na mesma “lengalenga” de sempre à espera de dias melhores.” Para mim isto não é só incapacidade, mas sim, um conformismo excessivo! Os guineenses não podem ter esse espírito, porque esse não é o espírito que nos vai levar a algum lado! Nem foi o espírito que tiveram os que lutaram pela libertação da pátria. Temos inúmeros problemas no nosso chão, sim temos! Mas vamos encará-los de frente para que sejam resolvidos, não é com certeza a fazer-nos de coitadinhos que os vamos conseguir resolver. É preciso trazer de volta aquele patriotismo e aquele espírito encarnado pelos combatentes de libertação da pátria, mesmo que alguns tenham-no mudado ao longo de suas vidas. Os guineenses em geral, mas ainda mais os jovens, têm de recuperar aquele que é talvez o bem mais precioso que Cabral nos deixou, que é a coragem. Coragem para soltar do nosso interior tudo aquilo que nos incomoda, para por cá fora tudo aquilo com que não concordamos, só assim poderemos sair dessa passividade em que nos encontramos entalados.

 

Temos todos que perceber que sem coragem não se faz nada na vida, pois até os piores homens da história da humanidade, homens esses que cometeram as maiores barbaridades, caso de alguns do nosso país, precisaram de coragem para o fazer. Perceber também que no mundo não existe espaço para covardes. A história fala dos bons e dos maus, pessoas que tomaram boas ou más decisões, mas nunca fala daqueles que se esconderam na altura de tomarem as decisões importantes. Que é o que parece estar a acontecer na nossa terra, as pessoas estão demasiado passivas, sentadas à espera de nada e de tudo! Hoje vejo os meus irmãos sem sonhos, sem ambição, sem a mínima vontade de lutarem por aquilo que lhes pertence e sem luta não se chega a nenhum porto seguro. É necessário lutar mesmo que para isso tenhamos que nos expor ao risco, pois quando a causa é nobre e necessária não há nada no mundo que nos consiga deter! Mas quando assistimos a tudo de cabeça baixa com medo de reagir para não sofrermos represálias a nossa vida perde todo e qualquer sentido, sendo que, acabamos por morrer na mesma! Pois quando a nossa vida deixa da fazer sentido, é mesmo que não viver.

 

Guineenses meus irmãos, vamos acordar para a realidade, vamos lutar para ter o nosso destino nas mãos e paremos de assistir a tudo passivamente, deixando tudo nas mãos de Deus, até porque o Senhor só nos pode ajudar quando iniciarmos a nossa obra, quando tivermos coragem para dar aquele grito de trovão, para soltar aquele grito de revolta, aquele grito que ecoará pelos vales mais longínquos da Terra, que atravessará mares e oceanos, que Trespassará os Himalaias de todo o Mundo, que não respeitará fronteiras e fará vibrar o nosso peito e os peitos de todos os Homens. Tal como Cabral fez!

 

 Edson Incopté

Si nô djunta mon, nô na tchiga!

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org