Homenagem a Sua Excia...

 

PAZ A SUA ALMA, QUE DEUS LHE DÊ ETERNO DESCANSO E GLÓRIA...


 

Filomeno Pina  *

filompina@hotmail.com

04.04.2014

Subiu ao patamar dos que partem sem regresso, na hora que o Pai do Céu chamou, e será sempre assim com qualquer um de nós, responder com vida, para chegar sem ela, e sem tudo que for material, cabendo somente a alma nessa passagem estreita, para se elevar junto a Ele, diria que regressados ao "pó", no lugar da igualdade do comum dos mortais. Cá se nasce, e cá se morre, cada um no seu dia.

Hoje, não está mais neste mundo a - Sua Excia. Sr. Dr. Koumba yalá Kobdé Nhanca - que deixa memória da sua passagem terrena neste mundo, como politico carismático, fundador do PRS (Partido Politico), ex-Presidente da República da Guiné-Bissau e cidadão Guineense. 

Politico defensor da Paz, da Democracia e do  Estado de Direito para a Guiné-Bissau, retirado da politica activa, quando anunciou em Janeiro, que partia, "...com a consciência tranquila, de quem sempre lutou para uma vida melhor para os seus concidadãos", e em síntese,  desistindo de se candidatar nas Presidenciais de Abril de 2014. 

Foi um grande líder politico Guineense, persistente, objectivo, de grande impulso ideológico, como político também era nacionalista e patriótico nas suas convicções. 

No combate politico, revelou-se sempre conhecedor profundo da historia cultural e política do Povo Guineense, foi um líder frontal, combativo, que dizia tudo directamente sem mandar "recados", de acordo com o seu pensamento político, sendo que, foi o que foi como politico e, fez o que sabemos durante o exercício da sua liderança politica, dando sempre o seu melhor em busca de sucesso, para o seu Povo. 

Sua vida política ficou registada com momentos importantes de mudança na Guiné-Bissau, tanto do ponto de vista político e cultural, como do social e económico do País. Aqui ficam algumas leituras  nos Links  abaixo, para sua memória:

 


Chegou a sua hora Camarada, o momento de responder a Deus. Aqui fica o adeus sentido, uma pequena homenagem com sentimento de gratidão pela sua contribuição politica e cidadania activa, ao longo de mais de três décadas ao serviço do Povo Guineense. 

 

Nesta hora do adeus, sinto que não foi desta que voltamos a cruzar fala, meu mais velho, o acaso assim determinou, mas, fica um até amanhã Camarada..., e os meus sentidos pêsames à família enlutada.

Djarama. Filomeno Pina.

 

Filomeno Pina 

* Psicólogo clínico U.C.

 

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL