HAJA RESPEITO!

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

04.06.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Haja respeito, ao menos, por se utilizar este espaço de pessoas para pessoas!

Haja respeito por todos aqueles que abnegadamente produzem e partilham opiniões e outras contribuições no site www.didinho.org!

Talvez se julgue ser fácil gerir um Projecto tão diversificado, tão frontal nas suas abordagens, tão aberto, quer a denúncias que podem ser acusações directas ou suspeições, quer na promoção do direito de resposta de quem é acusado ou suspeito do que quer que seja.

Jamais poderemos agradar a todos, mas a nossa intenção não é desagradar a ninguém!

Assumimos um compromisso com a Guiné-Bissau e com os guineenses e é através da cidadania que manifestamos esse compromisso.

O trabalho que desenvolvemos neste Projecto não tem paralelo de referências, por isso, talvez seja difícil de compreender e de aceitar, por muitos que desconhecem a verdadeira essência do compromisso para com uma causa, neste caso, para com a Guiné-Bissau e os guineenses!

Há sites, blogues etc. sobre a Guiné-Bissau, mas não há nada com as particularidades do site www.didinho.org!

Se hoje temos muitos colaboradores guineenses, residentes em vários pontos do mundo, atenção que, até para se conseguir reunir toda essa gente, não é fácil, como pode parecer, depois de estarem a prestar as suas colaborações voluntárias.

Qual é o site, blogue ou outro que reúne tantos guineenses e amigos da Guiné-Bissau à volta de uma causa comum denominada Guiné-Bissau?

Será fácil convergir pessoas com convicções próprias; com sensibilidades diferentes para juntos pensarmos a Guiné-Bissau, sem que houvesse grandes atritos ao longo de 6 anos de existência deste Projecto?

Não é fácil e quem achar que qualquer um pode gerir um Projecto desta natureza, com esta dimensão e abrangência, só pode ser um ignorante na matéria!

Há muitos guineenses que continuam a cultivar a inveja e estão sempre prontos para espalhar a intriga em meios saudáveis e recomendáveis. O Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO sabe e bem o que é isso e continua a ultrapassar todos os obstáculos que lhe têm surgido pela frente, com TRABALHO, UNIDADE E SOLIDARIEDADE!

Chega-se ao cúmulo de ofender cidadãos dignos, quadros guineenses com as mais altas formações e referências académicas, que decidiram associar-se a este Grande CONTRIBUTO à Guiné-Bissau, simplesmente por continuarmos a ser ignorantes e intolerantes!

Chega-se ao cúmulo de insultar pessoas que atingiram os níveis mais elevados de formação e que exercem actividades profissionais e académicas em círculos e países de referência mundial, simplesmente porque somos mesquinhos, somos pequeninos e reflectimos a estagnação do nosso próprio país, a Guiné-Bissau!

Será que não deveríamos ter orgulho por este Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO reunir à sua volta muitos dos mais qualificados e capacitados quadros superiores e profissionais guineenses?

Será que não deveríamos ter a humildade de aprender com os conhecimentos e experiências de tanta e boa gente que participa nesta causa nobre em prol de uma Guiné Positiva a todos os níveis, incluindo a superação da mentalidade e conhecimento dos cidadãos guineenses?

Será que as divergências de pontos de vista devem ser razão para desprestigiar uma obra que tem servido a todos?!

Chega-se a dizer que o Didinho não aceita opiniões contrárias, simplesmente porque quando alguém discorda de qualquer artigo seu, o que é saudável, o Didinho, fazendo uso do seu direito de resposta, sempre de forma correcta e esclarecedora, e porque não é apenas um comentador, mas um produtor de opinião, decide responder aos comentários discordantes. Isso significa não aceitar opiniões contrárias?!

Mas será que o Didinho, como alguém que produz opinião não tem direito a responder aos que discordam dos seus pontos de vista?

Só os comentadores é que têm direito a comentar e quem produz uma opinião de raiz deve ver a credibilidade do seu trabalho posta em causa por pessoas que nunca apresentaram nenhum trabalho estruturado e fiável?

Isto é que é ser democrático?

Isto é que é permitir a liberdade de expressão tal como alguns dizem?

Será que alguém de bom senso pode dizer que não há liberdade de expressão no site www.didinho.org?

Ou não será que estamos perante pessoas que pretendem simplesmente dar nas vistas como também descredibilizar pessoas com referências satisfatórias e reconhecidas sobre assuntos da Guiné-Bissau?

Não será que estamos perante um problema comum entre os guineenses, dos que não fazendo, porque não sabem ou não podem, também não deixam fazer quem sabe e pode?!

Afinal, o que nos move quando por uma ou duas divergências, lá estamos a deitar abaixo tudo e todos?!

Talvez até se tenha em consideração todas estas interrogações, mas pelo facto de o Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO abordar questões no âmbito da cidadania, que poucos ousam abordar e, porque a responsabilização que se pretende a cada um que tenha responsabilidades no estado em que se encontra a Guiné-Bissau e, porque há um enraizamento dessa responsabilização a responsabilidades indirectas, de cumplicidade e, porque não só os responsáveis directos, mas também os seus cúmplices se sentem tocados pelo que se debate no site www.didinho.org há todo um espírito de "bota-abaixo" dos que não querem a Verdade, a Justiça, a Paz, a Estabilidade e o Desenvolvimento para a Guiné-Bissau.

Haja respeito!

Não sou eu, Didinho, quem vai privar os guineenses desta grandiosa obra!

Quem achar que a obra não lhe interessa, basta deixar de aceder ao www.didinho.org , pois os que se interessam por ela, mesmo na divergência, estão com o Projecto e mesmo criticando, fazem-no construtivamente, sugerindo pontos a rectificar a bem de todos, nunca se insurgindo nos comentários como rivais de quem quer que seja, numa disputa por protagonismos, como alguns fazem, sem que alguém os conheça de nome ou de cara!

Este Projecto, por estar à distância de um clique, permitiu ao longo destes últimos 6 anos algumas e importantes transformações de mentalidade quer a nível do cidadão comum, dos políticos e governantes guineenses. Também permitiu a jovens estudantes de todas as áreas de formação, obter matérias de interesse para os diversos trabalhos que realizam no dia-a-dia, relacionados com a Guiné-Bissau. Permitiu ainda a defesa dos Direitos Liberdades e Garantias dos cidadãos guineenses.

Este Projecto é a voz e a cara de milhares de guineenses oprimidos ou excluídos!

Este Projecto tem contribuído para a informação, educação e formação de muitos guineenses!

No entanto, tem-se  visto igualmente, que há indivíduos, políticos e governantes guineenses, que julgam que o site www.didinho.org deveria estar ao serviço dos seus interesses, abdicando de criticar ou denunciar o que está mal, elogiando sempre todas as suas acções, mesmo sendo prejudiciais ao país e aos guineenses em geral.

Nas nossas análises sempre que houver motivos que justifiquem elogios ou apoios quer a políticos, governantes, militares, cidadãos comuns, teremos muito prazer em fazer essas referências, mas sempre que a tendência for inversa e é o que mais vezes acontece, também teremos que criticar, denunciar e mostrar o nosso desagrado, mas sempre com responsabilidade!

Aproxima-se a data das eleições presidenciais (28 de Junho) e começam a surgir comentários ofensivos e até ameaças de morte, simplesmente porque uns escrevem, fazem análises, responsabilizam-se pelas suas análises e outros, não gostando dessas análises, porque visam os seus candidatos preferenciais, perdem toda a noção de ética e da moral para insultarem e ameaçarem pessoas de bem que, em momento algum se recusarão a depor, caso haja, por parte dos visados nas suas análises, uma queixa-crime por calúnia e difamação contra eles!

Os candidatos cujos simpatizantes enveredam por este comportamento indigno, não são, nem estão inocentes sobre esses actos e aproveito para chamar a atenção ao candidato Malam Bacai Sanhá, em relação aos recados vergonhosos que os seus simpatizantes colocaram no ESPAÇO PARA OPINIÕES E COMENTÁRIOS SOBRE AS PRESIDENCIAIS DE 28 DE JUNHO DE 2009.

O senhor candidato Malam Bacai Sanhá está desesperado porque tem visto a tendência da vontade dos guineenses em relação ao candidato de suas preferências.

O senhor candidato Malam Bacai Sanhá esquece-se de que em 2005 apoiámo-lo aqui no site www.didinho.org no duelo com Nino Vieira.

O senhor Malam Bacai Sanhá esquece-se de que este Projecto não é sua propriedade e não está ao seu serviço, mas ao serviço de todos os guineenses!

Ainda faltam mais análises de outros candidatos e sei que haverá mais reacções vergonhosas, mas tal como disse, estas eleições têm que se basear na

 RESPONSABILIZAÇÃO COMO CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO DOS CANDIDATOS, TENDO EM VISTA UMA VOTAÇÃO LIVRE, CONSCIENTE E BENÉFICA PARA A GUINÉ-BISSAU E PARA TODOS OS GUINEENSES!

Tal como qualquer cidadão, os colaboradores do Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO também têm direito a simpatizar-se com o candidato que acharem que será melhor para a Guiné-Bissau.

Ou ser imparcial é não ter direito de escolha?

Se lutamos pela Mudança Positiva para a Guiné-Bissau, devemos ficar indiferentes e não responsabilizar os candidatos, permitindo que pessoas que têm prejudicado a Guiné-Bissau e os guineenses possam vir a ganhar estas eleições?!

Quero salientar que neste Projecto, qualquer colaborador é livre de apoiar o candidato que achar que deve apoiar, respeitando-se a vontade de cada um!

Doa a quem doer, vamos continuar a trabalhar!

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org