GUINÉ BISSAU

 

         A Guiné-Bissau é um País que poderia e deveria ser escolhido pela Comunidade Internacional / Comunidade Europeia / Portugal, como protótipo de um País, embora altamente penalizado após a Guerra Civil se reergue, desde que as ajudas internacionais sejam: - objectivas; firmes e atempadas.

         Tem a seu favor não haver fome, como noutros cantos de África e do Globo e o seu Povo ser afável, gregário, sensível, trabalhador e tolerante nos costumes e nas religiões.

         A Guiné-Bissau tem potencialidades (umas evidentes e outras a encontrar), tem necessidades e há que encontrar soluções para os seus problemas.

         De entre as potencialidades, queremos salientar – a Agricultura, a Pesca e o Turismo.

         Quanto às necessidades, vinque-se – a Educação / Formação, a Saúde, a Energia (humana e das máquinas) e os Meios (materiais e técnicos).

         Vamos considerar aleatoriamente três graus ou patamares, no desenvolvimento de um País com quase todas as estruturas desagregadas, como sucede com a Guiné Bissau, mas que dispõe de uma população que tem o sentido da gratidão.

Grau 1 ou Patamar 1:  

Há que reconstruir as estruturas físicas e funcionais, que foram destruídas pela Guerra Civil. Para reconstruir estas estruturas é necessário importar materiais externos, tais como: o cimento e o ferro.

Todas as outras construções devem ser consideradas como provisórias e devem ser feitas com materiais locais, tais como: adobes e capim.

Na Saúde, combate às grandes endemias como: doença do sono (se existe), lepra, parasitoses digestivas e sanguíneas, como o paludismo e a filariose, etc. Quanto à Sida, embora possa ser englobada neste combate, pensar apenas em saber do estado do problema (análise de toda a população) e nos meios de prevenção, já que o tratamento de cada sidatico é extremamente oneroso, para os recursos do País.

Vacinações

Pôr a funcionar convenientemente o Hospital Central de Bissau e o de Canchungo.

         Na Educação - alfabetização de toda a população, cursos de formação profissional.

         Energia Humana – Agricultura, estimulação da produção local de alimentos, em que se incluem as proteínas, melhorando as raças autóctones de animais, de pequeno, médio e grande porte, de forma a que leite e outras proteínas completem a ração alimentar dos indivíduos.

         Criação de Cooperativas Agrícolas (em germinação) - de que os régulos (autoridade tradicional) deverão ser os Presidentes ou pelo menos fazerem parte da Direcção. Isto com o objectivo de manter um elo forte entre o passado, o presente e o futuro.

Fase ainda de germinação de plantas, para constituir os campos agrícolas ou os simples amanhos familiares.

Os produtos agrícolas susceptíveis de virem a ser exportados e de que a Guiné foi e é capaz de vir a ser ainda melhor produtora, são:

- Arroz

- Ananás e Abacaxi

- Banana

- Caju (sumo, castanha)

- Manga

         Pesca - introdução das quotas, biologia marítima, para estudo do ciclo evolutivo do peixe e crustáceo e determinar cientificamente que variedades de peixe pescar, em que datas e em que quantidades.

Grau 2 ou Patamar 2:  

Construções, reintrodução de materiais mais duráveis, se possível de produção local, como telha, tijolo, cimento, ferro, etc...

         Agricultura – áreas de produção maciça de frutos para exportação, via aérea (dado que são perecíveis), como mangas, ananases, bananas?

Funcionamento efectivo das Cooperativas Agrícolas.

Âmbito de transporte dos produtos agrícolas e piscatórios por barcos.

Cooperativas de Pesca com armazéns frigoríficos.

Plantio de uma área circundante da Guiné com eucaliptos para fornecer energia térmica, evitar a desertificação e utilizar grande mão-de-obra.

         Educação – ensino até ao 6º ano de escolaridade. Inicio de ensino profissional. Programar ensino politécnico, adaptado às necessidades da Guiné, predominantemente nos domínios da Agricultura, das Técnicas e dos Serviços.

         Saúde – pôr a funcionar os hospitais e centros de saúde existentes ou a criar, em todos os Concelhos, nem que as construções tenham de ser de adobe. Preparação de analistas, capazes de detectar (como já existiu) as doenças existentes no País. Campanhas de erradicação das doenças endémicas, indo desde a higiene colectiva e individual à toma de medicamentos preventivos, como sucede com o paludismo.

Grau 3 ou Patamar 3:

Educação – Sistema de ensino:

- sequenciado, ritmo 3, valência 25.

- profissional, melhorado

- politécnico (algumas valências), sobretudo aquelas que assegurem o funcionamento do País, tais como: mecânica; electromecânica...agricultura...

Saúde – Melhoria do sistema de saúde, com construção ou adaptação de alguns hospitais existentes ou a criar.

Implementação dos serviços médico-sociais, em regime de competição com sistemas privados, em que deverá ser dado ao doente duas opções, serviço público, eventualmente gratuito ou com a comparticipação limitada, e privado, com comparticipação do custo suportado pelo Estado nas suas Instituições menos uma comparticipação de cerca de 20% a ser suportada pelo próprio.

Agricultura – Inicio da Era Industrial, com a construção de fábricas para sumos: - caju, ananás, manga, laranja...fábrica de descasque, torrefacção e embalamento da castanha de caju.

-óleo de palma e coconote

Construção (inicio) das comportas do Geba (ver implicações na fauna marítima), para se proceder à dessalinização do Geba e reinicio da grande cultura do arroz e eventualmente mandioca, batata doce...

Pesca – Definidas as quotas, preparação final do pescado.

Construção liberalizada, mas sujeita a normas.

Ajudas:

         1. De Estados;

Para implementar o aqui referido é necessário recorrer a ajudas internacionais, assim distribuídas:

Portugal e União Europeia

Educação, sobretudo Portugal, pôr em funcionamento uma Escola de Magistério Primário, com formação de professores titulares.

Para a Agricultura

Para a Saúde

2. Privados/ Particulares

Já disponíveis – uma Clínica de Diagnóstico / Imagiologia, dispondo de raio-X clássico; Tomografia computorizada (T.A.C.) e Ecografia, havendo Médicos disponíveis para prestar assistência técnica permanente, desde que lhes sejam pagas as viagens e a estadia. Há mesmo um apartamento, pertença do Senhor Carlos Gomes Júnior, como residência e instalações, pertença do Senhor Carlos Gomes, para instalação da aparelhagem.

Temos conhecimento da disponibilização de uma ambulância, equipada com meios de utilização rápida, sobretudo destinada às vacinações e, eventualmente, prospecção de doenças endémicas.

No domínio da Agricultura haveria empresas disponíveis para investir em produtos locais, susceptíveis de serem transportados para os Mercados Consumidores Europeus, de avião, barco e, porque não, balão (o transporte do futuro, embora lento, não é praticamente poluente)

Norberto Jaime Rêgo Canha

Secretário Geral - Associação Cristã da Mocidade de Coimbra

28 de Junho de 2005

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org