ZÉ MANEL www.zemanel.com

Nha Guiné

454 - Ze Manel (musico ) (21-03-2006 - 05:10:57 PM)

    your site is a very beautiful work
    i still have a hope then one day we will be free
    thank you

 

GRATIDÃO

 

Zé,

 Herdaste de outro Zé (Carlos) a missão nobre de cantar a nossa terra

 levando-a a todos os cantos do mundo

Tu que cantas o nosso povo tal como te sentes no meio dele

Tu que nos inspiras nos sonhos acordados

das noites e dos dias de credo na boca

Tu que és um combatente,

Tu que lutas pela liberdade do nosso povo e da nossa terra

Tu que em cada verso que compões transmites a mensagem dessa luta

Tu que és dos nossos, dizemos-te OBRIGADO ZÉ!

 

Fernando Casimiro (Didinho)

03.09.2006

 

 

Zé Manel

Nome incontornável da música contemporânea da Guiné-Bissau, cantor multifacetado e autor de grandes êxitos, Zé Manel é um dos mais famosos e influentes músicos deste país, situado na África Ocidental. Aos 7 anos tornou-se baterista e guitarrista de viola acústica e a maior atracção da Orquestra Super Mama Djombo que durante os anos 70 desempenhou um papel importante na luta de libertação desta antiga colónia portuguesa.

Em 1982, lançou o seu primeiro álbum a solo intitulado Tustumunhos di Aonti, emitindo um grito de alerta sobre a situação política e a formação duma classe dirigente repressiva na Guiné-Bissau. Num contexto político em grande fermentação, o álbum acabou por ser um grande acontecimento nacional tendo levado alguns dos seus fans a temerem pela sua segurança e, em consequência disso, teve que abandonar o país, rumando inicialmente para Portugal, depois para França tendo-se finalmente radicado nos E.U.A.

O primeiro álbum produzido nos E.U.A denominado Maron di mar da Editora Cobiana Records lançado em 2001, foi um sucesso imediato. Mereceu críticas entusiásticas tanto dos media europeus como americanos e foi nomeado para o melhor álbum no certame All African Kora Music Awards na África do Sul e para o melhor álbum no Just Plain Folks Music Awards nos E.U.A.
 

Em 2004 Zé Manel regressa com um novo álbum “African Citizen” (Cidadão africano), produzido pela Editora M10. A música que dá título ao álbum, embora fale de cidadania africana, transmite uma mensagem mais global. Zé apela à unidade africana, à paz e à estabilidade em todos os continentes. A mensagem é transmitida através de uma encantadora voz tenor, acompanhado pela sua guitarra acústica e percussão. Neste último lançamento, o seu talento único e inovador expande-se além fronteiras da música tradicional e contemporânea da Guiné-Bissau, criando um novo estilo musical ainda que urbano, mas profundamente marcado pelas raízes da sua terra natal.

Em 2004 o CD "African Citizen" recebeu o prémio do melhor álbum e da melhor canção do ano na categoria de música africana.
Esta organização que em vez de ter patrocínio corporativo, agrega autores, compositores, artistas, produtores musicais, editoras discográficas e outras pessoas ligadas à Indústria Discográfica.
Durante a cerimónia de entrega dos prémios, que decorreu em Los Angeles, Zé Manel fez uma espectacular apresentação da canção vencedora Voz do Sangue acompanhado da sua banda e foi galardoado com os dois prémios.

Em Kriol, Português, Inglês e Francês entoa versos tão melódicos e apelativos com um ritmo igualmente contagiante e dançável, Zé Manel canta o amor e saudade da família, os amigos, a mulher, a compaixão pelas crianças e a justiça social e de forma comovente, descreve a devastação própria da pobreza, a prostituição, o SIDA e a ditadura que constituem o maior entrave ao desenvolvimento de um povo.

disse que enfrentou o desafio de unir culturas preservando a sua própria cultura.”Eu respeito a riqueza da nossa música tradicional, mas quero fazer mais progressos, através do intercâmbio com outras culturas.”

O álbum foi gravado nos Estados Unidos com artistas convidados dos mais variados cantos do mundo. African  Citizen  reflecte o sonho de uma fusão cultural: Um mundo, um povo e muitas vozes.

www.zemanel.com

www.didinho.org