FORA DE CONTEXTO

 

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

25.09.2006

O discurso de Nino Vieira nas comemorações do 33º aniversário da proclamação da independência da República da Guiné-Bissau, 24 de Setembro, não se enquadra nas comemorações da data histórica e símbolo do orgulho guineense.

Um discurso desprestigiante e inflamatório, acusador e de cariz difamatório contrariamente aos argumentos que Nino Vieira apresentou para atacar a Comunicação Social.

Apesar de não ter sido claro na acusação sobre que Comunicação Social tem difamado a Guiné-Bissau, se a Imprensa Nacional, ou a Imprensa Estrangeira, Nino Vieira está a criar bodes expiatórios na eterna figura dos que defendem e simbolizam a liberdade de expressão.

Não há nenhuma campanha difamatória contra a República da Guiné-Bissau, o que há, são notícias confirmadas, opiniões responsáveis e assumidas como tal, por parte de órgãos de Comunicação Social guineenses e de analistas e críticos guineenses na sua maioria.

De há meses a esta parte que tudo quanto é notícia sobre a Guiné-Bissau é abafada!

Porque criar um ambiente de tensão e de desconfiança numa data importante para todos os guineenses ?

Já é altura de deixarmos de fomentar o ódio e a intriga sem sermos concretos e convincentes nas acusações!

Já é altura de deixarmos de referenciar críticas directas a A, B, ou C, como sendo críticas ao povo guineense e à Guiné-Bissau!

Já é altura de se parar com ameaças, nas entrelinhas, à Comunicação Social!
 

Já é altura de deixarmos de ser repetitivos sobre Reformas sem formas de concretização!



Um Presidente deve estar do lado do seu povo

Um Presidente deve ouvir o seu povo

Um Presidente deve falar com o seu povo

Um Presidente não deve desconfiar do seu povo, nem deve recear esse

mesmo povo

Um Presidente deve prestar contas ao seu povo

Dizem-me que a Guiné-Bissau tem um Presidente...

Sinceramente!
 

Guiné Bissau  
Presidente Nino Vieira defende reformas profundas no país


O Presidente da Guiné-Bissau, João Bernardo “Nino” Vieira, insistiu domingo em Bissau na necessidade para o seu país de levar a cabo reformar profundas nos domínios da administração pública, da defesa e da segurança.


Falando por ocasião da celebração do 33º aniversário da independência da Guiné-Bissau (24 de Setembro), Nino Vieira sublinhou que estas reformas terão por objectivos diminuir a burocracia, lutar contra a corrupção e eliminar as anomalias nas instituições públicas.

Nino Vieira declarou ser indispensável melhorar a qualidade do serviço público reformulando e consolidando o sistema administrativo, judicial e de segurança.

O Presidente apelou às Forças Armadas a prosseguir a reconciliação no seu seio e a tomar uma parte activa na consolidação da estabilidade e da segurança do país.

Convidou os seus compatriotas a trabalhar para o desenvolvimento do seu país e restaurar a sua imagem no plano internacional.

"A restauração da imagem do país no estrangeiro requer não só a contribuição de cada um, mas também da mobilização de todos no combate contra a difamação de que a Guiné Bissau é objecto nalguns órgãos de imprensa", disse Nino Vieira.

Estimou que o patriotismo, o interesse nacional, a estabilidade política e social constituem valores fundamentais aos quais nenhuma liberdade deveria prejudicar, denunciando as campanhas de imprensa contra o país.

"A violência verbal, por via de imprensa, demonstrou ser não salutar tanto para a consolidação da nossa jovem democracia como para a paz social e o funcionamento da justiça", declarou Nino Vieira, reafirmando o seu engajamento a favor da reconciliação nacional.

"Reafirmo a minha dedicação e toda a minha determinação em redobrar esforços para privilegiar un diálogo honesto e sinceso no quadro da reconciliação e da coesão nacional", frisou o Presidente.

A Guiné-Bissau tornou-se independente de Portugal a 24 de Setembro de 1973.

 
Fonte: www.noticiaslusofonas.com
 

http://www.didinho.org