FELIZ ANO NOVO!

 

Filomena Embaló

fembalo@gmail.com

24.12.2007

 Filomena EmbalóMais um ano chega ao fim. Mais um que se vai e que nos deixa com o gosto amargo de não ter sido o que trouxe a diferença ao quotidiano do Homem guineense. Mais um ano de labuta e de “dubriagem” para não deixar de aquecer todos os dias as pedras do fogão... Mais um ano de esperanças adiadas e de desilusões de um povo que pensava ter já pago todas as pragas deste mundo, purgado todas as penitências e que poderia voltar a erguer-se e caminhar de cabeça levantada rumo ao progresso...

Porém, nem tudo foi negativo ao longo deste ano, pois a consciencialização da sociedade civil, mesmo que a pequenos passos, tem arbitrado as regras do jogo na gestão da vida do país, chamando a atenção e denunciando o que não está bem, o que tem levado à tomada de decisões por parte das autoridades, que com isso, quanto mais não seja, dão mostras de terem consciência da gravidade dos males que assolam o país. E isso é um passo enorme!

Mas a caminhada ainda é longa, pois a mudança que todos queremos não poderá ser feita sem a elevação do nível das populações rurais, que constituem a maioria dos habitantes da Guiné-Bissau, sem a sua formação, condição sine qua non do desenvolvimento  de uma sociedade. Continuo a dizer que a chave do desenvolvimento é a formação, pois é a única arma de que o povo pode dispor contra a ignorância e o obscurantismo, genitores de todos os outros males, que não são mais do que corolários seus.

Recebam com estes DETALHES os meus votos de um novo ano melhor, em que caminharemos sem sobressaltos para um futuro de paz e progresso, onde não faltará o pão, a assistência médica básica e a instrução a nenhum guineense!

DETALHES

 

Talho e retalho

O manto da vida

Detalhes colados

Em sincronias

De tempos e espaços

Cores e cheiros

Gestos e feitos

 

Talho e retalho

Pedaços de vida

Daqui

De acolá

E de além mais

Detalhes perdidos

Achados no tempo

Em espaços deixados

Na senda da vida

 

Colo retalhos

Pedaços de vida

Memórias do tempo

Caminhos cruzados

Detalhes e atalhos

Que fazem a vida!

 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org