ESTABLISHMENT  NORTE  AMERICANO  E A NOVA GUERRA CAMBIAL COMO  FORMA   DE  COMBATER A  CRISE

 

 

Maximiano António Lopes *

maximiano20@hotmail.com

09.11.2010

Maximiano Anónio LopesActuamente , vive-se  em todo mundo  uma forte instabilidade  monetária- financeira , com grande volatilidade  das  taxas  de  cambio, de juros  e de outros parametros internacionais.

Observa-se também uma forte desvalorizaçäo do dolar,apesar ainda ser  a principal  reserva  internacional , gerando  uma instabilidade cambial com efeitos  perversos  nos  fluxos comerciais sobre as demais economias.

Surge ainda nos dias de hoje várias pressöes , a necessidade de pensar num novo  sistema  monetário  internacional  que estabiliza o sistema de fluxos internacionais. E  a administraçäo norte –americana  siga  propondo  o obstáculo  da expansäo  de  outras  económias.

 No ponto de vista economico, com a transferência  de parcela do seu sector produtivo  para  outras regiöes do mundo , principalmente  a asiática, com a mais visibilidade em China , decorrentes  da perda de competividade  de suas empresas,  espera-se  neste  periodo da crise  um aumento de pressäo nos mercados internacionais e as  imposiçöes de regras  aos Países periféricos e  primários- exportadores   , mesmo  com alargamento e a diversificaçäo dos seus mercados compradores , em direçäo  da Asia e da China em especial.

Porque, a administraçäo norte  Americana  continua a ter crença , ainda  seria possivel  bloquear a expansäo  das economias de  outras regiöes do mundo que  se encontram em grande expansäo de acumulaçäo  capitalista .  

Como se pode ver,por exemplo , neste momento  a nova  Guerra cambial,  desvalorizando sua  moeda (dolar) em favor de suas exportaçöes , para poder melhorar  o seu deficit externo com os outros Países que passaram a deter mais dolar  em  seus balanços de pagamentos e acabando prejudicar  as  exportaçöes de  economias  que  cuja os sectores  de exportaçäo  tem sua  receita vinculada somente  em moeda  norte Americana.

Provocando   a valorizaçäo cambial  de moeda  desses  Países , onde a  demanda  por produtos  importados  aumentam  na medida que estes  ficam mais barato em relaçäo aos produtos nacionais .  Isto apesar , permite  combater a inflaçäo, mais no longo prazo  tende  expor os sectores voltados  ao mercado interno  a uma concorrência  com os produtos vindos de exterior, trazendo os reflexos negativos  para o emprego e a economia  como um todo.

Sobretudo em economias onde a  relaçäo entre capital e o trabalho é muito elevado ,com insuficientes execedentes do comercio externo e com  acumulaçäo de capital inexistentes . Incentivando as importaçöes e prejudicando  as exportaçöes,  ao decorrer do tempo provoca  o deficit comercial , e  para  ser financiado exige  um certo  fontes de financiamento , caso säo insuficientes para saldar os comprimissos , geralmente os governos  procura  os emprestimos  juntos as instituiçöes  internacionais, ao recorrer estas instituiçöes  significa   submeter-se  certas  medidas que,  via de regra, levam a economia a recessäo.

 Entretanto , a queda na cotaçäo do dolar também tem o seu  efeito positivo,ao reduzir  os custos  de importaçäo para a indústria local, contribuindo para  ampliaçäo de actividade  de alguns sectores ,por exemplo, permite as empresas cediadas no País e que actuam em cadeias produtivas internacionais recorrer o sistema de drawback , isto é, aumentando o  conteúdo  importado do  produto final como forma de ganhar a competitividade  e ampliar lucros no mercado interno.

Reduz  também os custos  de algunas insumos  internos (preços da energia,combustiveis  )  que säo indexados  a  indice de preços  vinculados  ao dolar  . Ajuda  as empresas  nacionais, fortemente  endividados  em dolar e que atuam  em sectores protegidos, como transportes areos,comunicaçöes, entre outros,  reduzir as suas  despesas com encargos da  divída.

Por fim , através deste artigo, gostaria de chamar atençäos ao governo guineense,  que esta nova conjuntura  de briga imperialista entre as grandes potências , á saida para  as economias  com conjunto de efeitos retardantes do processo de desenvolvimento,seria  uma vontade politica coesa  e continuada ,só assim,  pode    conseguir  um  desenvolvimento economico sustentável e melhorar as condiçöes de vida  da  populaçäo .Portanto , deve  saber definir a estratégia conjunta  de desenvolvimento , porém, esta briga só esta iniciando  agora e trará muitos  obstáculos  para  os Países  menos  atentos.

Aquele abraço

* Economista, Hidrólogo e Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org