ESCLARECIDO!

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

14.01.2009

Quero agradecer às pessoas que se interessaram pela polémica levantada em torno de um texto do nosso colaborador Edson Incopté e que, de uma forma ou de outra deram os seus breves, mas positivos pontos de vista no intuito de se sanar a polémica.

Aproveito para dar os parabéns ao Edson Incopté, por demonstrar capacidade de auto-análise e estar no bom caminho na arte de interligar o pensamento, as palavras e as letras.

Não há muito mais para explorar sobre esta polémica que considero ultrapassada assim que o Embaixador Apolinário Mendes de Carvalho e o Eng.º Domingos Simões Pereira aceitarem o pedido de desculpas de Edson Incopté.

 

Vamos continuar a trabalhar!


As minhas sinceras desculpas

 

 

 

 

Por: Edson Incopté

 

edson_incopte@hotmail.com

 

14.01.2009

 

 

Caro Sr. Apolinário, Sr. Eng.º Domingos Simões Pereira e restantes compatriotas…

 

Agradeço desde já ao Didinho pela sua nota referente a todo este caso. Mas eu, Edson Wiljai Semedo Incopté, não quero, não posso e nem vou me refugiar nos meus 21 anos de idade, sob pena de todo o meu contributo até aqui realizado ser encarado da mesma maneira!

Graças a Deus sou humilde o suficiente a ponto de ver os meus erros e reconhecê-los. Assim como também suficientemente homem para pedir desculpa sempre que achar adequado. Ninguém é perfeito, todos erramos. O problema maior é depois admitir os erros.

 

Admito ter acreditado em alguns colegas de equipa e não ter procurado mecanismos de modo a confirmar a veracidade dos factos, foi um erro grave da minha parte. Por isso, aproveito este momento para apresentar as minhas desculpas ao Sr.  Eng.º Domingos Simões Pereira, esperando poder fazê-lo pessoalmente no sábado, pelo facto de ter o seu nome numa situação incómoda.

 

Quando ontem li a resposta do Sr. Apolinário Mendes de Carvalho, de imediato reconheci que procurar a verdade junto do mesmo, teria sido, com toda a certeza, o melhor caminho! Pois mesmo que a minha única intenção fosse conhecer a verdade, deveria tê-lo feito de outra forma!

Nunca tive a mínima intenção de denegrir a imagem do senhor Apolinário Mendes de Carvalho ou de qualquer outra pessoa. Ainda mais admitindo que considerava o senhor um exemplo! Se de alguma forma manchei a imagem do Sr. Apolinário, algo que considero difícil, dado a sua forma de ser e estar, não era essa a minha intenção!

A minha única intenção e de todos os colegas de equipa que receberam essa informação era de apurar a verdade. Tive a coragem de dar o peito, admitindo não tê-lo feito da melhor forma!  

 

Durante todo o torneio a juventude teve o Sr. Apolinário como um homem sério, honesto e solidário. Opinião que garantidamente não se alterou em nada! Por outro lado, há que admitir que qualquer pessoa que tenta conduzir a sua vida com base na verdade, teria neste caso procurado a verdade. Foi o que tentei fazer, aceitando mais uma vez não ter escolhido o melhor caminho!

Agora… há que deixar bem claro que eu não acusei o Sr. Apolinário de nada! Salientei o nome dele porque realmente foi uma pessoa que marcou toda a equipa. O mesmo tem todo o direito de se sentir ofendido e se foi esse o caso, espero que aceite as minhas sinceras desculpas. Quanto ao sucesso do Sr. Apolinário só me posso orgulhar como Guineense que sou. No dia em que não poder conviver com o sucesso de alguém honesto e trabalhador, certamente deixarei de ser o mesmo!

 

Depois de ter analisado a resposta do Sr. Apolinário e de ter constatado a inexistência de qualquer quantia em dinheiro e ter compreendido o porquê através das suas explicações, a mim que dei a cara e aos meus colegas, só nos resta procurar a fonte desta notícia. Na nossa convivência no Lumiar, é frequente que se recebam notícias, pois enquanto uns jogam os de fora debatem vários assuntos e na troca das equipas quem estava dentro toma conhecimento do que se debateu por quem esteve fora. Assumo a minha responsabilidade por não ter confirmado o que se debateu e ter resolvido dar o peito e questionar! Muitos ficaram com as perguntas para eles, mas graças a mim, agora obtiveram as respostas. Resolvi questionar porque felizmente não sou pessoa de guardar perguntas.

 

Concluo esta resposta garantindo mais uma vez que nunca tive intenção de prejudicar ou denegrir a imagem de quem quer que fosse. Apresentando novamente as minhas desculpas às pessoas que se sentiram de alguma forma visadas e colocando nas suas mãos a decisão de aceitá-las ou não. Prometendo, no entanto, maior esclarecimento sobre a fonte da notícia quando for possível.

 

 

Edson Incopté    

 


 

ESCLARECIMENTO

 

 

Bacar Camará - Árbitro de Futebol

 

bacar.camara@gmail.com

 

14.01.2009

 

Contra factos não há argumentos...em primeiro lugar, gostaria que os leitores deste espaço soubessem que  eu Bacar Camará não sou "poltrão, incauto e/ou arruaceiro"...sou sim um humilde, idóneo, amigo dos amigos, compreensivo com os que não são amigos, dialogante e tolerante/paciente com as circunstâncias. Portanto, em nome da transparência não se deve despoletar as iniciativas do Sr. Edson e nem subtrair a sua juventude...somos todos jovens nascidos no mesmo século e, segundo Cabral : "os que sabem devem ensinar aos que não sabem "! Neste mundo cada vez mais globalizado, não há lugar para endrominar com obsessões pouco convincentes. Esta dica é para usuários desta temática do Edson e ao próprio. Decerto, quem está mais magoado com este episódio  sou eu, por quê? Porque, abracei este projecto (torneio da CPLP)  de corpo e alma durante 2/3 meses sem contrapartida financeira (Foi o que Sr. Embaixador Apolinário me disse e fez chegar junto da equipa de futebol). Aliás, devo dizer que fui solicitado pelo Embaixador por indicação de várias pessoas que ele contactara, visto que sou (único) árbitro de futebol guineense na Associação de Futebol de Lisboa com ligação à Federação Portuguesa de Futebol, ainda no activo. Como representante da Liga dos Clubes de Futebol da Guiné-Bissau em Portugal, também representei em toda  1ª linha este torneio, desde o sorteio, calendarização, escolha de árbitros e até as bolas que foram utilizadas pelas 7 selecções fui eu que as pedi na AFL e na FPF (o tempo de vai e vem para conseguir estes materiais...), o combustível e parqueamentos (algumas vezes -multa...). Dinheiro que gastei...as despesas de alimentação com a equipa, que não me foram devolvidas, apesar de entregar as facturas dessas despesas ao Sr. Quintino (com conhecimento do Sr. Embaixador). É lamentável ignorar tudo isto em prol da guinendade e amizades para o bem-estar de todos nós. O enigmático no meio disto, só e somente pedi certificados de participação para todos nós, numa folha A4 para servir de testemunha da nossa participação neste evento desportivo, o que até hoje não foi satisfeito. É verdade que, noutras ocasiões (como da Guineáspora) nunca pedi...só que a CPLP não tem nada a ver com uma simples Associação. Também é de salientar a minha contribuição "anónima" na realização da cimeira da CPLP em Bissau (Sr. Tibna Sambé na Wana pode confirmar, porque na altura era ele o Secretário-geral da Cooperação, se a memória não me falha). Em suma, o Edson já me confirmara a veracidade dos factos, só que não disse quem recebeu (beneficiou) deste montante que nos faz  pouca diferença, porque o muito é a verdade que nos faz muita falta. Temos que dialogar  olhos nos olhos em prol da guinendade, transparência, verdade e cidadania se queremos que os que estão lá na Guiné-Bissau mudem para melhor. Contudo, jamais utilizarei este sítio para ofender.

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL

 


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org