ENCONTROS

 

 

Cadija Mané *

cadija.mane@gmail.com

07.07.2011

Cadija ManéNaquela quadra festiva o João providenciou uma garrafa de champanhe para poder dar azo ao que tanto imaginara ao longo destes 10 anos que se passaram. Ele queria naquele momento despi-la e levá-la em seus braços, mas não podia, havia ainda muitas coisas para se dizer, mal entendidos a esclarecer e desculpas a pedir. A garrafa de champanhe ficaria para depois de tudo aquilo, desse cenário que no seu início não era o mais propício. Vivia um dilema mas sabia que teria que esperar mais algumas horas para poder manifestar aquele amor que o consumia e que não podia esperar mais!

Ela fitava-o e conseguia decifrar tudo o que ele pensava, sabia que não sairia daquele quarto sem se entregar àquele homem que a fez chorar sem saber, sabia que começava uma nova etapa, mas tinham que falar, tinham que desvendar o que acontecera, porquê tanto tempo? Todo o ar estava carregado de emoções e de odores e as paredes sabiam e sentiam-nos.

Amor escondido, indeciso, doloroso, um amor que ambos não souberam admitir, prendendo-se às ambições pessoais, vida académica, viagens, cargos, paixões efémeras e desprendidas, tudo para não se assumirem, tudo para não quebrar com o que é o moralmente correcto!

Num dia de sol muito quente e que apelava à sensualidade, ela, sem saber o que a esperava, às voltas com um grupo de amigos viu o João acompanhado, envolto e envolvido com aquela a que se referia como a sua rival, E era. Não soube como reagir, sabia que lhe doía mas não se podia manifestar, o mais importante era o que planeara e que se aproximava, partir e não mais voltar, deixar tudo para trás e ir. E assim foi.

Sem se despedir, sem um adeus, uma carta ou um sorriso. Cedo esqueceria aquele país, aquelas gentes e as paixões, esquecendo o amor – o tal que sentia e não sabia.

Dez anos! Tinham-se passado dez anos, voltou, sabia que poderia ver e sentir tudo diferente, mas voltou, tinha que voltar faltava-lhe o ar para continuar a viver, o João era a razão do seu regresso. E onde estaria ele? Que vida levou? Estaria preso a alguém? Não interessava. Ela estava ali por ele e lá estavam os dois naquele quarto, se olhando, se sentindo sem se tocarem, tinha que ser assim.

Depois da conversa e das confidências, os dois, abraçados, atingiram o ponto. Estava selado o amor que os aproximava mesmo com a distância temporal, e, num beijo quente e terno e já com a garrafa de champanhe aberta, o João pediu-a em casamento com a aliança brilhante dentro da elegante taça de champanhe. E ela, que sempre esperara dizer este sim, aceitou. Se amaram como se viriam a amar-se todos os dias das suas vidas!

* Socióloga


 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL