EM NOME DA VERDADE!

 

Por: Djodji (o primeiro)

28.08.2006

Como é natural, depois da publicação do meu comentário à resposta do Sr. Filinto Barros ao Didinho, fiquei atento à reacção do Sr. Filinto e não é que deparo com mais uma contra-resposta do Sr. Filinto Barros ao Didinho, que me deixou perplexo!!! Perante tamanha insensatez e morbidez de discurso usado, não resisti mais uma vez em escrever um comentário/resposta ao Sr. Filinto Barros.

O Sr. Filinto continua a achar que tem motivos de orgulho, pelo único facto de não ter servido uma individualidade, mas sim ter servido um "sistema" (que resisto em usar adjectivos para classificar!). Devo lembrar que foi esse sistema (de que o Sr. Filinto se orgulha) que arrastou a Guiné-Bissau para os índices de subdesenvolvimento que todos conhecemos, para além de ter subtraído a vida a muitos guineenses com muito para dar à pátria!!!

O Sr. Filinto, no seu discurso contraditório e mórbido, assume os exageros do sistema que diz ter servido e do qual não se envergonha, porque historicamente era necessário!!! Mas, continua a lamentar a morte dos seus camaradas e colegas de ofício!!!

Gostaria que o Sr. Filinto esclarecesse aos guineenses que lêem esse seu comentário tornado público, o que ganhou "historicamente" o país e os guineenses com as mortes desses seus camaradas e colegas de ofício? Nada justifica a liquidação física de um adversário político ou ideológico, muito mais quando se trata de companheiros de luta, camarada Filinto...

Diz que os documentos existem porque as pessoas foram julgadas num Tribunal Militar, logo é fácil voltar a abrir o dossier e definir os culpados como deseja o Didinho.

Sr. Filinto, não é só o Didinho que quer encontrar os culpados!!! São muitos os Guineenses que o querem, principalmente os familiares daqueles que foram barbaramente assassinados pelo sistema que serviu e de que tanto se orgulha.

Já que para si é fácil voltar a abrir o tal dossier, porque não sugerir, ao Didinho e a outros guineenses sequiosos da verdade, a forma como conseguir reabri-lo e quiçá até torná-lo público, em nome da reconciliação do povo guineense e não apenas dos PAIGCistas? Ainda gostava que o sr. Filinto me esclarecesse as razões que levou um quadro civil como Viriato Pã a ser julgado num Tribunal Militar? Quem foram os juízes desse mesmo tribunal???

Para terminar, vou dizer-lhe que não é de estranhar alguém com tantas acusações acabar por ser eleito duas vezes!!! Estranho sim é um exilado político ausentar-se do país de asilo com paradeiro incerto, pelo menos por duas vezes, para fazer contactos que lhe permitiriam o regresso à pátria e ao poder. Estranho é esse mesmo exilado político só regressar à pátria depois da liquidação física de um forte opositor ao seu regresso sem que fosse preso e julgado - Veríssimo Seabra!

Meu caro, há mais coisas estranhas relacionadas com Nino Vieira que se as mencionasse, a lista seria infindável. Não fique apenas por ameaças de quem sabe muito e que quem lhe confrontar com os factos, terá surpresas! O povo Guineense já está farto de insinuações e meias-verdades!!! Chegou a hora do Sr. e todos aqueles que um dia serviram um sistema que levou os guineenses à miséria, esclarecerem aos guineenses sobre o que realmente aconteceu no passado, porque só assim o país pode caminhar para a verdadeira reconciliação que tanto se deseja...

Um abraço patriótico.

A luta continua.

Djodji (o primeiro)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org