EMENDAS AO TEXTO

"CRISES DA GUINÉ-BISSAU / DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO"

 

Carlos Gomes *

carlosagomes@iol.pt

27.12.2012

Dr. Carlos GomesVenho pelo presente assinalar e emendar alguns lapsos cometidos involuntariamente no texto publicado em 20.12.2012 com o título acima citado que omitiu os nomes de algumas personalidades que, em conformidade com os critérios adoptados, têm o direito de figurar na lista dos candidatos a líderes de Transição e Normalização. Actualiza-se desta forma a lista incluindo os nomes de Alamara Nhassé, Aristides Gomes, Mário Pires e Martinho N´dafa Kabi. É ainda retirado da mesma lista o nome de François K. Mendy por ter chegado ao nosso conhecimento "a posteriori" o falecimento recente deste filho da Guiné e um dos pioneiros da luta pela sua independência.

Aproveitamos a oportunidade para render homenagem à memória de François K. Mendy, ao tempo que endereçamos à sua família as nossas sentidas condolências. Não será demais ainda nesta oportunidade render homenagem àqueles outros filhos da nossa Guiné que, se hoje ainda estivessem em vida, teriam também um lugar nesta lista de lideres que procuramos para a terra que nos é comum, para o Período de Transição e Normalização: Amilcar Cabral, Benjamin Pinto Bull, Francisco Mendes, James Pinto Bull, Luís Cabral, Malam Bacai Sanhá, Nino Vieira e Vítor Saúde Maria.

 

FRAGMENTO DO TEXTO CORRIGIDO

 

1. PROPOSTA PARA ESCOLHA DE LÍDERES DE TRANSIÇÃO E NORMALIZAÇÃO

(PRESIDENTE DA REPÚBLICA, PRIMEIRO MINISTRO E PRESIDENTE DE ASSEMBLEIA NACIONAL)

 

A escolha poderá ser feita entre as personalidades abaixo indicadas, tendo como critério os que já exerceram funções presidenciais ou chefiaram o governo, ou foram figuras relevantes no primeiro Governo pós-independência, ou de antes da independência. Aceite este critério e para o período em questão, seriam candidatos as 22 personalidades designadas à seguir e por ordem alfabética:

Alamara Nhassé, Aristides Gomes, Armando Ramos, Artur Sanhá, Carlos Correia, Carlos Gomes Júnior, Carmen Pereira, Koumba Yalá, Faustino Imbalí, Filinto Vaz Martins, Francisco Fadul, Henrique Rosa, João Cruz Pinto, Manuel Santos, Manuel Saturnino, Manuel Serifo Nhamadjo, Mário Cabral, Mário Pires, Martinho N´dafa Cabi, Nicolau Martins, Raimundo Pereira, Rui Duarte de Barros, Umaro Djaló e Vítor Freire Monteiro.

 

"Abôs i nô garandis gossi, kil ke bô fala, el ke nô na seta, i kila ke nô na sigui!"

 

CRITÉRIO DE ESCOLHA: Pelo método de voto secreto e em três etapas. Numa primeira etapa todos votam até ser escolhido um Presidente. Passa-se então à segunda etapa para escolha de Chefe do Governo e todos voltam a votar nos candidatos restantes (o Presidente já escolhido deve votar mas não pode ser votado). Na terceira etapa para escolha do Presidente de Assembleia Nacional, procede-se da mesma forma todos, incluindo o Presidente e o Chefe do Governo já eleitos, devem votar mas estes já eleitos não podem ser votados. Em qualquer das etapas, em caso de empate entre dois ou mais candidatos numa primeira volta, far-se-ia uma segunda volta entre os empatados no primeiro lugar, podendo haver mais voltas com o mesmo critério em caso de novos empates, e assim até apurar-se o vencedor. Conhecido os eleitos, os candidatos que não foram eleitos ficariam com a possibilidade de integrar a Assembleia Nacional, se não forem convidados para integrar o Governo, seja pelos seus Partidos ou como independente, ou se não forem convidados para um cargo na Presidência da República (por exemplo cargos de Assessor ou Conselheiro).

Para apadrinhar este acto e/ou o acto de investiduras podia ser convidado o ilustre filho da nossa terra Dr. Carlos Lopes, o ilustre filho de Cabo Verde e também da Guiné, Pedro Pires, o ilustre filho de Portugal e também da Guiné, Prof. Adriano Moreira, além de ilustres representantes da CEDEAO, CPLP, União Africana, União Europeia, Estados Unidos de América e outros parceiros entendidos oportuno.

 

* Médico

 

CRISES DA GUINÉ-BISSAU - DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO 20.12.2012

PELA GUINÉ-BISSAU - CARTA ABERTA - Carlos Gomes 02.05.2012

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL