Em resposta ao senhor (a) Inasata

 

 

 

23.02.2008 13:12, inasata from Italia E-Mail:
Olha Edson...Antes de falar das coisas que nao sabes...è melhor informar!
tambèm deves ter rispeito aos mais velhos! o Bubo è mais rico e Tagme na Wae è ignorante nao è absolutamente verdade!... podes dimostrar as provas aquilo que està dizendo!? se ès um jovem que quer crescer e estudar para o futuro melhor , nao misturar nos jogos sujos...deves estudar bem, informar bem,...porque o teu futuro è na Guinè: è ainda cedo para ti! deves ter mentalidade aperta...capacidade de saber interpretar as coisas com rapidèz possivel;è muito cedo ainda para ti! sobre Guinè nao sabes ainda nada;sao criticas inuteis!

 

 

Por: Edson Incopté *

 

23.02.2008

 

 Senhor (a) Inasata vou tentar, educadamente, responder às suas críticas, apesar de não perceber as razões dessas críticas. Não sei se me está a criticar por eu ter 20 anos e, portanto,  na sua opinião, não posso de forma alguma dizer aquilo que penso, ou ainda, se me está a criticar por eu não ser um observador passivo da nossa sociedade.

 

Em primeiro lugar, digo-lhe que não falo do que não sei, porque sempre me ensinaram que saber estar calado na altura certa é um sinal de inteligência! O que eu disse sobre o Senhor Bubu Na Tchuto, sobre o Senhor Tagme Na Waie e sobre o Senhor Baciro Dabó está à vista de todos, portanto, não teria o mínimo trabalho de provar nada. Eu vi a reportagem onde o Bubu disse que não tinha sequer TV em casa! Estive na Guiné este verão e vi a casa dele que está a ser construída e repito o que tinha dito: só a fundação tem cerca de 2 metros de profundidade!

 

Eu estava lá no concerto da Vivian N´dour quando o senhor Baciro, à porta do Lenox mandou entrar todos os que lá estavam, dizendo que ele pagava. Eu joguei no Campeonato de defeso do bairro de ajuda e contra a equipa que o Baciro ofereceu 1 Milhão de francos CFA. Portanto, sei um pouco do que falo.

 

Em segundo lugar e sobre o ponto que me tocou mais, digo-lhe que eu não respeito só os mais velhos! Respeito todos aqueles que me respeitam e que, por isso, são merecedores do meu respeito. Eu não disse que o Bubu era o mais rico, disse sim que ele é hoje, um dos homens mais ricos do país. Por outro lado eu nunca faltaria o respeito ao senhor Tagme Na Waie chamando-lhe de ignorante. O que disse foi que ele aparentava ter tanta sabedoria, sabedoria tal que deixou ir com ódio que sentia pelo Nino, pois nunca sabe de nada ou diz não saber. Se o Senhor (a) sabe apreciar um texto saberá muito bem o que quer dizer: “ou diz não saber”. Na minha humilde opinião isso não é chamar ninguém de ignorante! Entre dizer a alguém que já não tem a sabedoria que parecia ter e chamar essa pessoa de ignorante vai uma grande distância!

 

Em terceiro lugar, talvez para o (a) senhor (a) dizer aquilo que na nossa opinião é a verdade significa entrar em jogos sujos, mas para mim não é! Fui educado para ter a coragem de dizer aquilo que penso seja a quem for, seja onde for.

 

Não considero que seja cedo para se dizer aquilo que nos vai na alma. Pois para isso não há idade própria. Cedo foi quando aos 10 anos de idade tive que andar sozinho de Nhacra até Bissau (Missira) num dos piores dias da Guerra civil da Guiné, (dia do rebentamento do paiol) debaixo de um intenso bombardeamento, tudo porque não tinha a real noção do que estava acontecendo. Cedo foi quase perder a vida, como muitas outras crianças, na travessia de Biombo para Ponta de Pedra fugindo à maldita Guerra feita por causa de uns e outros. Isso sim é cedo, muito cedo, para uma uma criança de 10 anos!

 

Mas nunca é cedo para se ser livre e dizer aquilo que se pensa, aliás deve-se nascer livre e viver-se livre!

 

Por outro lado, achei bastante curioso o Senhor (a) ter defendido tão arduamente o Senhor Bubu e o Senhor Tagme e não ter feito o mesmo em relação ao Senhor Baciro. O Senhor Bubu e o Senhor Tagme que curiosamente são da mesma etnia, talvez a etnia do Senhor (a) (não sei, suponho). Caso seja, digo-lhe que também é a etnia do meu pai. Não a minha, porque a mim, só facto de ser Guineense já me basta! Seja como for, isso não me vai impedir nunca, de ver as coisas com os meus próprios olhos e falar nelas. Como se diz em bom português: "o pior cego é aquele que não quer ver".

 

Se o senhor (a) acha que sabe mais da Guiné do que eu, então faça o favor de me esclarecer.  Estou sempre disposto a aprender.           

 

* 20 anos de idade, estudante do Curso Profissional de Informática de Gestão

 

 

 
23.02.2008 15:04, Didinho from Portugal E-Mail Homepage:
Caro (a) Inasata,

Este espaço é um espaço de liberdade.
Pode discordar da opinião de qualquer pessoa, mas não se sinta mais conhecedor (a) da realidade e nem se coloque acima das ideias de outras pessoas.
Deixe o Edson pensar, escrever livre e educadamente como tem feito até aqui.
Deixe que outros façam o que o (a) senhor (a) não consegue fazer: defender os interesses da Guiné e dos guineenses, no geral, e não os interesses de meia dúzia de pessoas em particular!

O conhecimento e a capacidade de cada um não se medem pela idade e a prová-lo, estão os trabalhos dos jovens que têm colaborado neste Projecto.

Creio que devia orgulhar-se deles, ao invés de tentar intimidá-los ou desencorajá-los.

Aprenda a ser livre, para saber que outros também devem ter as suas liberdades!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org