EM BUSCA DA VERDADE, EMBORA SABENDO QUE HÁ VERDADES

 

 

Por: Mamadu Lamarana Bari

 

Prof. Dr. Mamadu Lamarana Bari

 

28.09.2007

 

Cada vez surgem fatos que corroboram com as nossas inquietações levando-nos a buscar sempre a Verdade, embora sabendo que há verdades.

O que é bom para mim em nome do consenso e é verdade, pode não a ser para quem de contrário se posiciona. Sempre surgem verdades em vez da Verdade.

 

A Filosofia estuda a verdade de diversas formas. A Metafísica ocupa-se da natureza da verdade. A Lógica ocupa-se da preservação da verdade e a Epistemologia se ocupa do conhecimento da verdade. A sociedade em si, ocupa-se de informar os fatos que traduzam a Verdade, isto é, o que é de conhecimento de todos e testemunhadas a olho vivo. Qual é então o posicionamento do governo sobre a Verdade inconteste? 

 

Nesta base, lança-se aqui um apelo vivo ao mandatário da nação para não deixar que a semente que ele ajudou a semear em 1960, fato incontestável, e que fez crescer uma árvore frondosa durante a década de 60 que veio a frutificar nos meados da década de 70 seja esquecida pela história. Presidente, levante junto com a sociedade civil e dê basta nisso. O povo optou pelo senhor nas urnas porque teve esperanças que tudo poderá ser resolvido de uma maneira Justa e Perfeita. Então o senhor que tem o mandato popular não tema, enfrente essas agruras em forma da Lei e Democraticamente, isto é, com a participação de toda a Sociedade Civil e o Poder Judiciário.

 

A verdade tem que ser buscada incessantemente com a moderação da Lei. Nós que estamos fora não podemos e nem devemos ficar envergonhados com a Guiné e muito menos na condição de sermos guineenses, apesar de lamentarmos os episódios constantes que assolam a imprensa sobre o que fazem e estão fazendo no país e com o país. A nossa missão é ajudar lançando idéias aproveitáveis para que a nossa Guiné  não se sinta abandonada pelos seus filhos.

 

Eu, por exemplo, vivo no Brasil e sou naturalizado brasileiro, mas não me dou ao luxo de fazer algo que é condenável civil e socialmente no Brasil e muito menos pensar em atentar contra a ordem constituída no país. A minha conduta aqui tem que ser exemplar, porque a cada boa ação que aqui praticar será um orgulho para a Guiné mesmo que se divulgue com a identificação de um brasileiro, mas tenho a convicção se for o contrário o fato será divulgado como guinenese naturalizado brasileiro. A Guiné-Bissau tem sido mãe para todos os cidadãos de diversas nacionalidades e raças, então não se pode permitir dar abrigo àqueles que de uma forma ilegal imigram para o País e como se não bastasse, desse por praticar diversos tipos de contravenções.

 

Não importa se são africanos, europeus, americanos ou asiáticos, todos devem guardar obediência à Constituição e ao Código Civil do País. Isso é um Princípio básico que norteia todos os cidadãos comuns e homens de bem. Podem vir com diversos argumentos e convencimento de verdades, mas é a nossa Verdade, a Verdade Constitucional e Jurídica que deverá prevalecer. A Guiné-Bissau tem que viver o Estado de Direito para que as coisas possam caminhar, senão será um trabalho dobrado para o Poder Executivo sob o olhar contemplativo do Poder Legislativo sem nada poder resolver.

 

Este é o meu contributo, é como eu penso e é isento de qualquer juízo de valor.

 

Saudações Fraternais e Militantes

 

 PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org