É FUNDAMENTAL COMBATER AS CAUSAS!

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

01.03.2010

Fernando Casimiro (Didinho)Nos dias de hoje, muitos oportunistas resolveram "colar-se" descaradamente ao Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr., no intuito de resolverem os seus problemas pessoais e familiares. Essa gente, indiferente aos problemas de todo o povo guineense, sempre se acobardou durante o regime do falecido Presidente da República, João Bernardo "Nino" Vieira, por medo, mas também, por não pertencerem à elite que "engraxava" o Presidente Nino Vieira.

Hoje, com a lição de "dar graxa" muito bem aprendida e depois do caminho desbravado por outros, aí estão eles, afirmando-se como os verdadeiros patriotas, ao ponto de exigirem que se deixe trabalhar o governo de Carlos Gomes Jr., como se na verdade, alguém estivesse a impedir o Governo de trabalhar...

Do país e do povo guineense nunca ousaram falar livre e publicamente; nunca se manifestaram contra barbaridades cometidas; crimes de corrupção e narcotráfico, entre outros.

Gente que nunca se preocupou com a Unidade Nacional, que nunca se posicionou contra estratégias políticas de fomentar conflitos étnicos.

Gente que nunca se pronunciou sobre os índices da pobreza na Guiné-Bissau; sobre o estado precário dos nossos hospitais; das nossas escolas, das habitações onde vivem as nossas populações; da quase ausência de saneamento básico em todo o país.

Gente que nunca se preocupou com as nossas crianças numa perspectiva de futuro; que nunca se preocupou com a exploração e abuso das nossas mulheres.

Gente que nunca se preocupou com a alimentação do povo guineense; de como e onde se deita e se dorme; com a qualidade da água que se bebe.

Gente que se conformou com a crónica falta de energia eléctrica na Guiné-Bissau.

Gente que nunca se pronunciou sobre a falta de trabalho e o não pagamento de salários aos trabalhadores durante anos, na Guiné-Bissau.

Gente que nunca questionou o porquê de não se poder ser livre na forma de pensar e exprimir o que cada um pensa e sente.

Gente que nunca reclamou pela verdade, pelo fim da impunidade  e pela valorização e afirmação da Justiça.

Gente que nunca foi ameaçada, insultada ou colocada na lista negra dos que não podem regressar ao país, sob risco de serem imediatamente abatidos.

Esta gente, entra e sai da Guiné quando quer, pois, como dizem, não se intrometem nos assuntos políticos do país, não têm nada a ver com a política...

É esta gente, que a cada dia que passa demonstra querer servir-se da Guiné-Bissau e não servir a Guiné-Bissau e o seu povo.

Esta gente nunca se sentiu envergonhada ou ressentida com a miséria que afecta a maioria do nosso povo!

Desde que consigam fazer parte do "núcleo de apoio" ao Primeiro-ministro Carlos Gomes Jr., e, por assim dizer, passarem a receber todo o tipo de contrapartidas por esse apoio, que importa o que a maioria do povo não tem, se eles têm tudo e quando algo não existe ou funciona mal no país, deslocam-se com os seus familiares ao estrangeiro...

Hoje, falam de investimentos, de negócios, esfregando as mãos de contente, pois vislumbram mais uma grande oportunidade para explorarem aqueles que pouco ou nada têm, mas são obrigados a providenciar dinheiro para comprar nas lojas e armazéns...

Dizem acreditar na Guiné-Bissau, afirmam a pé juntos que há estabilidade no país e é desta vez que a Guiné-Bissau arrancou para o almejado desenvolvimento.

Dizem-se optimistas, porém, em boa verdade, nunca ouvi dizerem ser realistas...

Isto, para apenas lhes dizer o seguinte: Toda a euforia que hoje se vive em relação à Guiné-Bissau, não passa de efeitos de múltiplas e reais causas. Causas que não foram devidamente estudadas e enquadradas num prisma de aprendizagem com os erros do passado; causas que aos olhos de todos, não foram combatidas e que, por isso, mais do que os efeitos do presente, serão sempre como que uma bomba-relógio para a Guiné-Bissau, em qualquer altura.

É pensando nas causas não combatidas ou mal resolvidas que continuamos a trabalhar, pois o nosso compromisso é com a Guiné-Bissau, com o povo guineense, mas também com a Humanidade.

Os nossos interesses são os interesses do nosso povo, por isso, apesar de não sermos contra as instituições da República, é do lado do nosso povo sofredor que estaremos sempre, reivindicando uma vida mais condigna, na Liberdade, em Paz, pela Verdade e Justiça!

Não contem connosco para desestabilizar o país ou derrubar governos, mas podem contar sempre connosco, para exigir, em nome da cidadania, uma governação ao serviço dos interesses da República e de todos os guineenses!

Podem contar sempre connosco, na exigência, em nome da cidadania, aos órgãos de soberania do país, pelo respeito à Constituição da República e, particularmente, no que tange aos direitos, liberdades, garantias e deveres fundamentais.

A nós não nos importam as ameaças, insultos, listas negras ou se estamos impedidos de regressar à Guiné-Bissau, que também é NOSSA!. A nós, importa-nos ser o que somos e não o que outros querem que passemos a ser!

Jamais trairemos os ideais da libertação, pelos quais os melhores filhos da Guiné-Bissau deram suas vidas e que tinham (connosco também continuam a ter) como objectivos principais, o bem-estar das populações, ou seja, do colectivo e não de elites, e o consequente desenvolvimento da Guiné-Bissau, o país de todos os guineenses e não, propriedade privada de alguns guineenses!

É fundamental que se apontem causas que descrevam a verdade sobre o país que é hoje a Guiné-Bissau, para que, essas causas sejam devidamente estudadas, analisadas e se encontrem respostas adequadas para o seu combate.

Quem esconde um sintoma de doença, ou uma ferida, prejudica-se a ele próprio... Os guineenses não devem, não podem continuar a prejudicar-se a si próprios...

Vamos continuar a trabalhar!

 

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org