DIA INTERNACIONAL DA CRIANÇA 2014


 

 

Filipe Sanhá *

filipesanha@hotmail.com

01.06.2014

Filipe SanháAmílcar Cabral escrevera que “ as crianças são as flores da nossa luta e a razão principal do nosso combate”. É verdade que ao longo destes 40 anos volvidos, muita coisa foi, de facto, realizada na RGB. Mais escolas, criação de algumas instituições estruturantes da nossa sociedade, com vista a um desenvolvimento harmonioso.

No entanto, muitas crianças do nosso País continuam a sofrer, porque muitos pais não recebem os seus magros salários, há meses!

Falar de salários, minimamente dignos, num País como o nosso é uma miragem!

Temos uma longa caminhada pela frente para colmatar uma série de lacunas que nos envergonham a todos!

Tudo se perfila neste momento para que os obstáculos maiores à nossa erupção como País desenvolvido sejam debelados!

A esperança, sempre ela, dá-nos, mais uma vez um sinal sobre a realização e materialização dos nossos principais desígnios nacionais.

Que todas as crianças, sem distinção, tenham acesso a uma escola decente, saúde, pelo menos duas refeições diárias, água potável e um ambiente saudável, livre de poluição!

Esperança essa que deve permitir que os seus pais ultrapassem a fasquia dos dois dólares diários, para o sustento da família!

O caminho é, e será longo, mas é preciso que se trilhem nesta etapa do nosso renascimento, percursos credíveis, relevantes á dignificação das nossas crianças!

Esta minha mensagem é extensiva a todas as crianças do Mundo, principalmente as que sofrem, nas mãos dos mais velhos que, muito irresponsavelmente, as maltratam, ferindo a sua dignidade e direitos.

Neste dia, é bom, não nos esquecermos das centenas de crianças raptadas, por desconhecidos, recentemente, na República irmã da Nigéria, estando longe e em lugar desconhecido, dos pais, irmãos, familiares, amigos e da sociedade, onde deviam estar a aprender, como crianças de hoje, para se tornarem contribuintes líquidos para o desenvolvimento do seu país, num amanhã próximo!

Que Deus os abençoe e regressem de depressa para junto dos seus entes queridos, que angustiados, anseiam pela sua presença física!

Parabéns a todas as crianças do Mundo!

Filipe Sanhá

 

Filipe Sanhá

 

Criança

 

  * Psicólogo, Mestre e Doutorando pela Universidade de Coimbra (Portugal)

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL