Dez Desejos para 2009

 

 

 

Por: Edson Incopté

edson_incopte@hotmail.com

24.12.2008

Estamos prestes a conhecer um novo ano, prontos para destapar as novidades que ele nos trará. Um ano que todos nós Guineenses esperamos que seja realmente novo, em todos os sectores. Esperamos que com o findar de 2008 se feche de vez este ciclo de 10 anos de recessão da guerra civil. Que tende em persistir, tudo porque até ao momento ainda não tivemos ninguém que fosse capaz de apostar de coração limpo na união daquele país, capaz de apostar sem interesses obscuros na eclosão do grande potencial económica que a nossa pátria tem. Ninguém capaz de aposta na reconstrução daquela sociedade moída pela guerra, guerra que não serviu de nada, aliás nunca serve!

1-     Aguardamos ansiosamente que 2009 traga a verdadeira democracia, não aquela da falsidade. Mas para isso acontecer temos que nos livrar daquele maldito ditador que temos no país, de nome Nino Vieira. Teremos oportunidade para isso nas presidenciais do ano que se avizinha. Porque o que se vive na Guiné-Bissau, não passa de uma ditadura, só não vê aquele que não quer ver! Pois numa democracia não se manda matar quem nos importuna, como esse senhor já fez e continua a fazer. Não se manda bater em jovens por cantarem o que lhes vai na alma, não se perseguem jornalistas por dizerem a verdade (o que é a sua obrigação). Em vez disso, na nossa querida pátria, os artistas da nova geração são surrados por contestarem os governantes, chega a haver concertos onde entoam uma única música, pois a tropa invade e bota para quebrar. Os jornalistas são obrigados a exilar se quiserem viver.     

 

 

2-     Aguardamos com expectativa que 2009 nos retire a maléfica droga que nos está a arruinar o país dia após dia, tudo por culpa dos corruptos governantes que temos e do nosso desumano presidente junto com o seu partido PRID (PARTIDO RESPONSÁVEL pela INTRODUÇÃO da DROGA). Não queremos mais avionetas a descer nas ilhas trazendo o que só os corruptos sabem. Não queremos mais barcos a atracarem na praia de surro trazendo a sujidade que os próprios militares descarregam e que carrinhas do exército transportam. Queremos construir a nossa história sem droga.

 

3-     Aguardamos com esperança que 2009 nos retire os palhaços (sem ofensa para quem gosta de palhaços, mas o momento exige seriedade) do nosso cenário político, como é o caso de Kumba Yala e com ele, o seu PRS (PARTIDO ROUBADOR de SALÁRIOS). Queremos no nosso cenário político pessoas que, mesmo não estado no poder, são capazes de ajudar o país através de uma oposição firme e responsável, conhecedoras das necessidades do povo e dos erros que estão a ser cometidos por aqueles que estão no poder. Não pessoas que em cada dez palavras que proferem, proferem igualmente dez disparates.

 

4-     Aguardamos também que 2009 nos livre de todos aqueles que se consideram merecedores do poder com a justificação de que foram à luta de libertação nacional. Que lhes reaviva a memória e lhes faça recordar as palavras de Amílcar Cabral.

 

5-     Aguardamos com lágrimas nos olhos que 2009 nos traga saúde colocando na cabeça dos nossos médicos o sentido do dever profissional. Que neste ano, que eu designo de esperança, os nossos médicos comecem a honrar os seus juramentos privilegiando a saúde do povo Guineense em detrimento do dinheiro. Que acabem, pelo amor de Deus, com os esquemas de atribuição de juntas médicas. Já todos sabemos que as juntas médicas são leiloadas na Guiné-Bissau e que nunca se dá prioridade aos casos mais graves, mas sim, a quem der mais dinheiro!

Já todos sabemos que os poucos medicamentos existentes nos hospitais são para as primeiras horas, isto é, até o doente estar em condições de comprar os mesmos numa farmácia. Mas em vez disso, os medicamentos continuam a ser vendidos pelos nossos médicos. Por outras palavras: se chegares ao hospital com um corte e não tiveres dinheiro para pagar a anestesia no momento, és cosido a sangue frio, sem anestesia. ENTÃO MEUS SENHORES PARA QUE FOI O VOSSO JURAMENTO?

 

6-     Aguardamos com ânsia que 2009 nos traga uma melhor educação. Desejamos que em ano de esperança, os nossos governantes comecem a fazer um maior investimento a nível da educação para que se inicie uma reconstrução de base na nossa sociedade. É preciso que se criem, de uma vez por todas, condições aos professores, para que estes possam fazer o seu trabalho sem mais greves; para que estes não tenham necessidade de aceitar suborno de alunos e familiares para lhes dar uma melhor nota. É essencial uma boa educação para se formar uma sociedade sã! Conhecedora dos seus direitos e deveres!

 

7-     Aguardamos desesperados que, em 2009 os nossos governantes e todos os Guineenses comecem a dar valor à palavra DIREITOS HUMANOS. Estes direitos são para respeitar em qualquer parte de mundo! E as nossas crianças são os primeiros a serem desrespeitados nesse campo, a começar pelo nascimento. Quantas crianças nascem na Guiné-Bissau e nem sequer são registadas? Quantas crianças em idade escolar não conhecem a porta da escola? Quantas crianças são obrigadas a trabalhar, privando-as de brincar? Na realidade, quantos pais sabem que brincar é um direito que qualquer criança tem?

Estas perguntas mexem de uma forma descomunal com o meu interior! Por amor de Deus meus senhores, AS CRIANÇAS SÃO FLORES DE QUALQUER JARDIM. Vamos cuidar delas.

 

8-     Aguardamos com apreensão que 2009 traga uma PAZ verdadeira para o nosso chão. Que mais ninguém se julgue superior à vontade do povo ao ponto de achar que só pode contribuir para o bem do país tomando o poder pela força, desconhecendo por completo que está, isso sim, a contribuir para a estrago do país, ou pondo os seus interesses acima dos interesses da população. Aguardamos que, de uma vez por todas, se esclareçam as duvidosas tentativas de “golpes de estado”. O povo Guineense quer PAZ, merece essa PAZ por tudo o que já passou e ainda passa.

 

9-     Aguardamos com sangue no peito que 2009 incuta nos corações dos nossos jovens maior sentido patriótico.

Não podemos deixar que estes malditos corruptos e ditadores vendam até o nosso amor pela pátria de Cabral. Vamos amar a nossa pátria mãe tal como ela é, com toda a sua beleza e defeitos, só assim podemos reparar o que está mal.

 

10-  Por último, aguardamos por Carlos Gomes Júnior (razão pela qual designei 2009 de ano de esperança). Guineenses em todo mundo estão de olhos postos no senhor Cadogo e no que ele fará depois de tomar posse. Estamos todos a aguardar para ver o governo que irá formar, governo que, obrigatoriamente, terá que ter como prioridade a melhoria das condições de vida do povo Guineense. Filhos da Guiné-Bissau em todo o mundo estão com os ouvidos bem abertos à espera de ouvirem que eco terá a governação do Carlos Gomes no que diz respeito à opinião do mundo sobre a estabilidade do país. Pois o senhor Cadogo vai ter um grande trabalho para limpar o nome da Guiné-Bissau no mundo. Esperamos todos que a governação de Carlos Gomes fique realmente marcada por coisas positivas para a Guiné-Bissau e sobretudo, que ele não desiluda o povo que acreditou nele.

 

Independentemente de todos os nossos desejos para o ano que se avizinha, não fiquemos à espera que as coisas se resolvam por si só. Vamos pôr as mãos ao trabalho e ajudar a que 2009 fique na história como um ano de coisas boas.

 

AH FBMJ kuma pa n’fala colegas de constituição kuma paca ninguim disanima.

BOAS FESTAS A TODOS OS FILHOS DE DEUS!

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org