DELIBERAÇÃO 17-Q/2006

Beto Casimiro - jornalista guineense

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

31.10.2006

Foi hoje tornada pública, a deliberação da ERC, Entidade Reguladora para a Comunicação Social, sobre a queixa por mim apresentada a 31 de Julho deste ano contra a Agência Lusa, referente à notícia de falecimento do meu irmão, o jornalista Beto Casimiro, ocorrido em Bissau a 5 de Junho passado.

Quero desde já fazer referência à imparcialidade e ao rigor demonstrados pela ERC no tratamento deste caso, situação que me foi possível constatar pessoalmente aquando da audiência havida a 4 de Setembro último.

Da busca de uma solução conciliadora para este caso, surgiu uma proposta apresentada pela Agência Lusa no sentido de rectificar a notícia apresentada bem como retratar-se perante a família de Beto Casimiro.

Ficou decidido, a meu pedido, que a emissão do texto noticioso por parte da Agência Lusa a cumprir estes compromissos só deveria acontecer depois de eu ter acesso ao referido texto e após a minha consequente concordância com o conteúdo nele referido.

A ERC contactou a Agência Lusa e transmitiu as minhas exigências, que mais não eram que o que sempre tinha feito à Agência Lusa antes de accionar esta queixa.

Duas semanas depois chegou-me à caixa de correio uma mensagem com o teor do texto que iria ser noticiado pela Agência Lusa. Texto esse elaborado e assinado pelo jornalista José Sousa Dias, e que não mudava em nada a notícia divulgada pela Lusa em relação ao falecimento de Beto Casimiro, mas ainda, fazia ver que o irmão de Beto Casimiro é que queria que a notícia assim fosse divulgada.

Ora, a partir desse momento concluí que não havia mais nada a esperar da Agência Lusa e resolvi responder à ERC dando conta que não aceitava o texto que me tinha sido apresentado por José Sousa Dias, em nome da Lusa.

A ERC tinha então que decidir sobre a minha queixa e aqui está a deliberação tornada pública. Convém referir que a ERC não é uma autoridade judicial, portanto, a sua actuação acaba com esta deliberação, claramente favorável ao que sempre defendi em relação a este caso.

Quero deixar bem claro que, conforme disse anteriormente, irei com este processo até às últimas consequências, ou seja, passarei à fase seguinte, a dos Tribunais.

Tentei de forma conciliadora que a Agência Lusa se retratasse e que desmentisse as incorrecções verificadas no anúncio do falecimento do meu irmão, Beto Casimiro, não exigi nada demais que não fosse isso, como tornei público. Nunca houve nem há nenhuma outra intenção para além da reposição da verdade dos factos e do pedido de desculpas que é devido à família, como se impõe nestes casos.

Infelizmente, a Lusa por se sentir grande, julga que está acima de tudo e de todos, incluindo a Justiça, mas saberá de certeza que não pisará Fernando Casimiro (Didinho) nesta sua nova frente de luta!


DELIBERAÇÃO 17-Q/2006

Queixa de Fernando Casimiro contra a Agência Lusa referente à notícia de falecimento do jornalista guineense Carlos Alberto" Beto" Casimiro.

 

DOSSIER BETO CASIMIRO

www.didinho.org