DEIXEM TRABALHAR A COMUNICAÇÃO SOCIAL!

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

02.11.2006

 

Caros irmãos e amigos jornalistas da Agência Bissau,

Uma vez mais quero exprimir a minha total solidariedade para convosco, solidariedade que é extensiva a todos os jornalistas e órgãos de Comunicação Social da Guiné-Bissau (falada e escrita) que lutam diariamente, com as dificuldades que se conhecem,  para servir o povo guineense.

Não é fácil a vossa tarefa, mas há que continuar a cumprir com a nobre missão que vos compete, no sentido de informar e formar o povo guineense.

Não se deve desistir e a Agência Bissau já deu mostras de que não desistirá, pois a intenção dos orquestradores deste tipo de campanha é mesmo no sentido de desencorajar e silenciar a Agência Bissau e mais órgãos de Comunicação Social.

Os guineenses devem tirar ilações destes actos e deixarem de ficar indiferentes.

Aos que se deixaram embalar pelo hipnotismo dos Estados Gerais, na concepção elitista de uma reconciliação nacional virada para o objectivo do tacho, só lhes digo que estão a fazer triste e ridícula figura de apoiantes de causas pessoais e não nacionais!

Vamos continuar a trabalhar!

 

JORNALISMO E MÃO INVISÍVEL NA GUINÉ-BISSAU

 

É doloroso estar sempre a pedir desculpas aos nossos leitores pelas constantes interrupções na actualização do nosso site. Enfim, são coisas deste país implantado à beira do rio Geba.

Todos esforços que temos feito para manter a actualização regular do conteúdo das notícias do nosso site foram sem sucesso. Pois, alguns dos obstáculos com os quais deparamos estão fora do nosso alcance e não compreendemos como é que podem passar coisas desta natureza num país alegadamente democrático.

Não é compreensível uma agência, como a Agência Bissau Media e Publicações, que apesar de todas as dificuldades que atravessa, pagar a linha da Internet que utiliza para actualização do seu site e até então a Guiné-Telecom não lhe restabelecer a linha para continuar a sua actividade jornalística.

Porquê? Não sabemos. Mas, na verdade a Guiné-Telecom continua a dizer que há uma avaria na nossa linha telefónica. Curiosamente até então não há técnico para resolver o problema da avaria.

Tudo isso leva-nos a pensar na mão invisível ou oculta que não quer ver o trabalho que estamos a desenvolver no nosso país. Aliás, a prova disso, é o facto de às vezes ficarmos dois ou três dias sem redes nos telemóveis com os quais trabalhamos.

O que seria da Agência Bissau Media Publicações se porventura não pagasse as suas contas à Guiné-Telecom? Será que a nossa existência como jornal on-line incomoda alguém no país? A única coisa que queremos na Agência Bissau Media e Publicações é fazer um jornalismo livre,  independente e servir o povo. Em suma, dar a voz àqueles que não têm  voz.

Temos a consciência que não é fácil num país em que o maior desporto dos homens é assassinar aqueles que procuram fazer alguma coisa diferente com o nacionalismo barato implantado na esfera pública nacional.

Repito, é doloroso estar sempre a pedir desculpas aos nossos leitores pelas constantes interrupções da actualização do nosso site. Portanto, quero que saibam que, o que se está a passar está fora do nosso alcance. O que nos leva agora a pensar em mão invisível ou oculta no jornalismo nacional.

Não estranho que um dia um dos nossos repórteres desapareça nesta invisibilidade ou oculticidade em que nos pretendem afundar só porque queremos fazer jornalismo diferente na Guiné-Bissau.

António Nhaga
Director Geral
E-mail: antonionhaga@hotmail.com
www.agenciabissau.com

 

www.didinho.org