DECIDIRAM... ESTÁ DECIDIDO!

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

09.06.2009

Fernando Casimiro (Didinho)Goradas as expectativas quanto ao respeito pela Lei Eleitoral Guineense no que concerne ao período estabelecido de 21 dias para a campanha eleitoral, isto tendo em conta a data de 28 de Junho, inicialmente fixada pelo Presidente da República interino.

Para a realização das eleições presidenciais na data de 28 de Junho, tinha-se fixado, como estipulado por Lei, 21 dias de campanha eleitoral, ou seja, em condições normais a mesma teria início a 06 de Junho. Entretanto, face ao assassinato de um candidato presidencial na madrugada de 05 de Junho, a campanha eleitoral foi suspensa.

Ontem, 08.06.2009, lancei um apelo no sentido de se respeitar a Lei Eleitoral, na questão referente aos 21 dias de campanha eleitoral, sugerindo inclusive, o domingo seguinte, 5 de Julho, como data para as eleições, ao que teria que se fazer as contas simples de levantar a suspensão da campanha eleitoral, anunciando uma nova data para o seu início. É bom lembrar que a campanha foi suspensa sem ter começado!

Incompreensivelmente, candidatos, governo, União Africana, decidiram pela manutenção da data inicial de 28 de Junho para a realização das eleições.

Esquecem-se os candidatos de que, um candidato a sério, de boa fé, deve fazer questão de chegar a todas as regiões do país e isso é desgastante em 21 dias, quanto mais em 16, se é que podemos dizer 16 dias.

É que oficialmente manteve-se a data de 28 de Junho para a realização das eleições, mas não se levantou a suspensão do início da campanha eleitoral. Vi e ouvi na televisão a intervenção do Presidente da República interino e nada se disse sobre o levantamento da suspensão do início da campanha eleitoral.

Também da Comissão Nacional de Eleições não tomei conhecimento de nenhum pronunciamento nesse sentido.

Os candidatos deviam saber que os 21 dias que estão estabelecidos na Lei deviam ser respeitados, não só para lhes servir convenientemente (a eles candidatos), mas, também, ao povo eleitor!

É que não há eleições sem candidatos e não há candidatos, nem eleições, se não houver votantes, neste caso, o povo!

Em 16 dias os candidatos e seus mandatários conseguirão chegar ao povo em todas as regiões, dar a conhecer os seus Manifestos, explicar aos eleitores o que pensam fazer se forem eleitos?!

Não!

Ou pensam os candidatos que a data estabelecida por Lei, de 21 dias para a campanha eleitoral é só para servir os interesses dos candidatos?

E os que vão votar?

Quem é que lhes dará a conhecer o que cada um pensa vir fazer como Presidente da República nos 16 dias que restam?

A campanha eleitoral se iniciada amanhã, 10 de Junho de 2009, terminará no dia 26 de Junho, sendo o dia 27 de Junho dedicado à reflexão e 28, o dia de voto. Quer dizer que os candidatos terão apenas 16 dias para se apresentarem ao eleitorado.

Quer dizer que os eleitores, têm apenas 16 dias para (não) ficarem a saber o que os candidatos têm para lhes dizer...

Nem a Rádio, nem a Televisão têm capacidade para cumprir com o direito de antena dos candidatos!

Há respeito pelo povo guineense?

Não!

Assistiremos oportunamente a reclamações de candidatos que aceitaram manter a data de 28 de Junho, sem exigir os 21 dias, assim que se conhecer o vencedor das eleições, pois os perdedores dirão logo que os 16 dias facilitaram quem tinha mais posse e, por isso, mais e melhores meios de transporte e comunicações para em 16 dias fazer boa campanha, chegando a todas as regiões, quiçá, ao povo eleitor!

Uma vez mais e por um pequeno, mais importantíssimo detalhe, a Lei é desrespeitada na Guiné-Bissau e, neste caso, com a cumplicidade de instâncias internacionais que querem despachar as eleições o mais rapidamente possível, desrespeitando a própria Lei que define as eleições.

Perder-se-ia algo se, em vez da data de 28 de Junho, se escolhesse a primeira semana de Julho, garantindo os 21 dias de campanha eleitoral?!

Não se sugeriu o adiamento das eleições para Agosto, Outubro ou Dezembro de 2009. Apelou-se simplesmente para o respeito da Lei em relação aos 21 dias de campanha eleitoral.

Sinceramente, há que votar, há que eleger um Presidente da República, mas confirma-se que nenhum dos candidatos pensa no povo!

Se pensassem, teriam exigido os 21 dias como obrigação moral de chegarem às populações que vão votar!

Uma vez mais há que escolher o menos mau, porque de facto, nenhum demonstra pensar por si próprio e, o que têm vindo a disparatar publicamente por estes dias, é a prova disso...

AH GUINÉ... PROMETO VOLTAR MÃE, NÃO PARA SER PRESIDENTE OU GOVERNANTE, MAS PARA TE DEFENDER E AOS MEUS IRMÃOS QUE SOFREM!

DÁ-ME MAIS UM TEMPO!

Vamos continuar a trabalhar!

RESPEITE-SE A LEI ELEITORAL! 08.06.2009

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org