O CONTRIBUTO DO CONTRIBUTO

 

 

Padre Dionisio Ferraro

29.09.2008 

Muito bem. Li com alegria o artigo de Fernando Casimiro (O narcotráfico não deve…do dia 24.09.2008).

Ver pessoas capazes de dizer a verdade dá sempre muita esperança. De facto é a verdade que constrói a Independência de um povo. Não basta içar uma bandeira bonita e cantar o hino nacional.

Dizer a verdade, com simplicidade, sempre, também nesta fase pré-eleitoral e durante as eleições, e depois das eleições, sobretudo na noite e nas três noites ou quatro logo depois das eleições.

No entanto, nos 33 anos que vivi na Guiné-Bissau, reparei que há muita gente que vive na mentira, no topo da posição e nos últimos lugares. A imprensa...mas toda a gente deve ser mais capaz de controlar os números, os relatórios...porque senão as eleições perdem o seu significado e a democracia será uma palavra bonita mas sem conteúdo.

Seria um contributo à Independência da Guiné-Bissau acompanhar esta fase eleitoral que já começou dizendo sempre a verdade, falando dos programas dos partidos, dos partidos que têm um bocadinho de capacidade de buscar com o povo o Bem Comum e dos partidos que só sabem roncar “basofaria”. Falar também dos dirigentes dos partidos, dos honestos e dos oportunistas, dos incapazes...

A moral (evitar o mal e fazer o bem) não serve só na feira de Bandim, mas também, ou sobretudo, na política. Sem moral nunca haverá uma verdadeira libertação de um povo.

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org