COMO RECONCILIAR OS GUINEENSES

Este trabalho é um enorme desafio. Não é, no entanto, nenhuma aventura de tendência expansiva que o efeito contagiante da abordagem nacional em relação à reconciliação poderá indicar.

Por um lado e fruto da experiência prática de muitos anos de sofrimento a que o povo guineense tem sido submetido,  a conjuntura empurra-nos necessariamente para uma abordagem nacional no sentido de unirmos esforços em volta dos desígnios nacionais.

Por outro lado, este "empurrão" conjuntural no entanto, não serve de referência aos requisitos básicos que sustentam os valores éticos e morais do conceito definido como sendo a reconciliação, não servindo por isso, como argumento de princípio para a abordagem que necessariamente se propõe para o sucesso da reconciliação na Guiné-Bissau.

Este trabalho não se define garantidamente como a chave para a reconciliação nacional, mas de entre muitas chaves já experimentadas na fechadura da porta da reconciliação nacional, sem que se tenha conseguido abrir a porta, achei, a bem do país e numa perspectiva meramente de sensibilização, que o alcance da reflexão e do debate de ideias têm como valores representativos da cidadania, elaborar e propor a debate nacional o trabalho em curso intitulado: " COMO RECONCILIAR OS GUINEENSES".

Tratando-se de um enorme desafio, como disse no início, este trabalho ainda que imponha alguma urgência na sua conclusão, deverá ser encarado como um trabalho nada fácil e, portanto, necessitar de tempo, até porque está directamente relacionado com outro trabalho em preparação, intitulado "EM BUSCA DA VERDADE".

Toda a colaboração é bem-vinda.

Fernando Casimiro (Didinho)

23.10.2006

NOTA:

POR QUESTÕES VÁRIAS, SOBRETUDO RELACIONADAS COM A FALTA DE TEMPO PARA ACOMPANHAR TODAS AS ACTIVIDADES DO MEU DIA-A-DIA, A CONCLUSÃO E APRESENTAÇÃO DESTE TRABALHO FICA ADIADO POR TEMPO INDETERMINADO.

AGRADEÇO A VOSSA COMPREENSÃO.

Didinho

10.05.2007

www.didinho.org