CASOS CLÍNICOS DE DEZEMBRO

 

Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

11.12.2008

 

Caso A

 A profissão de médico é muito peculiar: por vezes, ficamos satisfeitos quando o nosso diagnóstico provisório se prova estar errado, como neste caso que se dá a conhecer, de um jovem de 30 anos, em que antes da biópsia estávamos 99% convencidos de que estávamos a lidar com um linfoma.

 

 


 

 


A biópsia (feita por mediastinoscopia) revelou um granuloma e antes dos resultados das culturas serem revelados, o nosso diagnóstico diferencial incluía:

A - Tuberculose

B - Sarcoidose

C - Histoplasmose

D -  Linfoma

E - Cancro dos pulmões

O resultado final: cultura positiva para histoplasma.

 


 

Caso B

Um reformado de 62 anos, que vivia originalmente em Alhambra (Califórnia), e se mudou para Las Vegas; Resumo do caso: viajou mais de 5 horas de carro, sem parar para descansar; quando chegou a casa, começou com dores nos gémeos da perna direita; inicialmente, o internista pensou estar perante um caso de trauma muscular e o paciente foi tratado com um anti-inflamatório; 2 dias depois, começou com dispneia e tonturas.

 

 


 


 


2-     Diagrama a mostrar o tamanho do trombo


2-  TAC mostrando os trombos (setas)


      Doppler ultrasound (sonograma venoso) da perna direita, mostrando as veia femoral, safena e popliteia que não estão comprimidas pela sonda (por causa do trombo)



 

Conselho: viajando de carro ou de avião, evite estar sentado por mais de 2 horas sem esticar” as pernas, caminhar etc. Pois isso, é um convite à trombose venosa e/ou embolia pulmonar.

Sugestão de revisão para estudantes de medicina: rever as modalidades de tratamento da embolia pulmonar (indicações para trombolíticos, heparin, cumadina; duração do tratamento e contra-indicações).


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org