ARMANDO RAFAEL, O ADEUS DE UM AMIGO DA GUINÉ-BISSAU

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

10.11.2007

Hoje, acordei cedo como de costume, mas estava meio triste.

Fui revirando a mente para ver se encontrava algum registo da memória dos sonhos durante o sono, mas também não encontrei nada que me fizesse compreender a razão do meu estado emocional negativo, logo cedo pela manhã.

Depois da rotina habitual, liguei o computador, mas também não tive motivação para escrever, estava num daqueles dias em que as forças nos faltam para tudo, sendo que a principal fonte das forças, a mente, nem sequer dava sinais de se restabelecer de um momento para o outro.

Optei por não insistir em trabalhar e resolvi ler os jornais online. Foi então que dei com a notícia do falecimento do meu amigo Armando Rafael, até há bem pouco tempo jornalista do jornal Diário de Notícias.

Estava encontrada a razão do meu triste despertar!

Tomei contacto com o Armando Rafael em Abril deste ano através duma mensagem que me enviou solicitando o meu contacto telefónico.

Desde então, passamos a falar sobre a Guiné, quer por telefone, quer por e-mail.

Numa das nossas conversas que viria a possibilitar um trabalho jornalístico publicado pelo Diário de Notícias (um dos mais conceituados jornais portugueses), a 4 de Julho deste ano, o Armando disse-me: "Didinho, não podemos deixar afundar a Guiné-Bissau!".

O Armando Rafael era um amigo da Guiné-Bissau e dos guineenses, mas também, de toda a África e dos africanos!

Hoje sinto-me triste por ver partir um amigo, um mensageiro que cumpriu a sua missão de informar e formar consciências!

Hoje sinto-me triste meu caro Armando Rafael, porquanto os nossos desencontros profissionais terem adiado vezes sem conta e agora, definitivamente, pelo menos neste mundo, a marcação de um dia para tomarmos café!

 Como se costuma dizer, os Bons vão para a Glória e ficam junto de Deus, por isso, peço-te meu caro Armando, que onde quer que estejas, NÃO DEIXES AFUNDAR A GUINÉ-BISSAU, porque eu, igualmente, continuarei a fazer o mesmo!

Até sempre amigo e como todos teremos o mesmo fim, quando chegar a minha vez, procurar-te-ei onde quer que estejas, para tomarmos café, coisa que neste mundo não conseguimos arranjar tempo para fazer...

Até sempre Armando!

 


4 PERGUNTAS A FERNANDO CASIMIRO 04.07.2007

De: Armando Rafael (DN/de) [mailto:armando.rafael@dn.pt]
Enviada: quarta-feira, 18 de Abril de 2007 11:07
Para: didinho@sapo.pt
Assunto: diario de noticias

Bom dia fernando,

O meu nome é armando rafael e sou jornalista do diário de notícias.

Seria possível obter o seu número de telefone?

Obrigado,

AR

 

Óbito: Armando Rafael, chefe de gabinete de António Costa, teve morte súbita na Câmara de Lisboa

10 de Novembro de 2007, 02:35
 

Lisboa, 10 Nov (Lusa) - Armando Rafael, chefe de gabinete de António Costa, foi encontrado sem vida, na noite de sexta-feira, nas instalações da Câmara Municipal de Lisboa, vítima de morte súbita.

Licenciado em Direito, Armando Rafael tinha 45 anos e iniciou a sua vida profissional como jornalista do Diário de Notícias, onde chegou a redactor principal.

Participou activamente nas campanhas presidenciais de Jorge Sampaio e acompanhou António Costa quando este assumiu cargos governamentais, tendo sido seu chefe de gabinete no Ministério da Justiça.

Recentemente, suspendeu a sua actividade jornalística no Diário de Notícias para de novo acompanhar António Costa, agora como seu chefe de gabinete na Câmara Municipal de Lisboa.

Deixa viúva Clara Azevedo, repórter fotográfica que trabalhou no Expresso.

OM.

Lusa/fim.

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org