APRENDER COM QUEM SABE

 

 

 

Por: Edson Incopté *

 

25.05.2008

 

 

 

LIBERDADE, HUMILDADE e RESPONSABILIDADE, um verdadeiro monumento que infelizmente só está ao alcance de alguns ou daqueles que o querem alcançar. A LIBERDADE anda de mãos dadas com a RESPONSABILIDADE, sendo a HUMILDADE a base de ambos. Quando temos a LIBERDADE de dizer aquilo que queremos, temos que ter a HUMILDADE de assumir a RESPONSABILIDADE dos nossos actos. É mais do que legítimo criticarmos o que quer que seja, aliás, infeliz é aquele que concorda com tudo e todos! Mas, pelos vistos, nem uma crítica o senhor “Convenhamo-nos” sabe fazer.

 

Existem críticas de variadíssimas formas. Critica-se através de humor, drama, ridicularização, etc., mas nunca através de insultos! Pelos vistos, o senhor “Convenhamo-nos” não sabe fazer isso e para chamar atenção resolve insultar quem é superior a ele de todas as formas.

 

As pessoas possuidoras de tamanho monumento, são sem dúvida, pessoas mais completas do que aquelas que não a possuem! O que parece ser o caso deste senhor. Neste projecto ninguém é levado pelo Didinho, porque todos temos cabeça para pensar por nós próprios, o que volta a não parecer ser caso do senhor.

Somos sim, inspirados por ele, por ele ser a pessoa que é e por defender aquilo que defende.  

 

Infelizmente, não só para a nossa terra, mas para o mundo existem pessoas mal formadas. Pessoas incapazes de pensar pelas próprias cabeças. Pessoas que se dizem donas do próprio nariz, mas que não são donas da própria cabeça. Se este senhor fosse dono da sua própria cabeça faria o seu trabalho naquilo que ele acredita, sem atacar o dos outros. Mas como esse senhor não pensa pela sua cabeça, aproveita para deturpar o trabalho dos outros, fazendo aquilo que ele chama de trabalho.

 

O senhor “Convenhamo-nos” provavelmente não tem consciência de que um dos pilares do projecto GUINÉ-BISSAU CONTRIBUTO centra-se na consciencialização do povo Guineense e, a consciencialização, meu caro senhor “Convenhamo-nos”, é gratuita, tal como o contributo de cada um que participa neste site.

A consciencialização, meu caro senhor, abraça-se de peito aberto sem ódios, nem rancores a ninguém. Talvez no dia em que o senhor conseguir limpar esse rancor, essa inveja pelo trabalho dos outros do seu coração, consiga analisar e pensar os problemas da nossa terra com a clareza e sentido crítico com que o Fernando Casimiro (Didinho) o faz!  

 

Se o senhor acha que denegrir o trabalho dos outros é trabalhar ou contribuir para a construção de alguém, então faça um grande favor a si mesmo e consulte um médico. E já agora, aproveito para lhe dizer que a sua vida só terá sentido quando o senhor decidir pensar pela sua cabeça.

 

Quanto ao sobrinho do senhor António Buscardini digo o que disse no meu último texto << Nunca podemos analisar o que quer que seja tomados pela raiva ou sem termos a real noção do que a situação exige >>.

O sobrinho não tem com certeza, a noção do que a situação exige, aliás, diria até, que não sabe o mínimo sobre o que se está a falar em relação ao seu tio.

Ele que procure aprender como fazemos todos neste projecto, mesmo que seja em silêncio.

 

              

* 20 anos de idade, estudante do Curso Profissional de Informática de Gestão

 


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org