APRENDER COM AMILCAR CABRAL

Amilcar Cabral (Abel Djassi)

 

Por: M’bana N’tchigna

 

M´bana N´tchigna

 

mbatchi@yahoo.com.br

 

Brasil

 

24.09.2008

Cara Andressa Souza me permita chamar-te de irmã se fores uma guineense.

Quem fala ou escreve da forma que escreveste  é porque não entendeu a lição que Amilcar Cabral deixou a todos nós, o que me dá a entender que a senhora está contra ele.

Porquê de tamanha bravura sem razão!? Porquê de tamanha agressividade por escrito? O que te leva a condoer tanto assim ao ponto de te esmurrares a ti mesma? Porquê essa dor toda que sentes, não contra o Fernando Casimiro e seus colaboradores, alias, colaboradores do Projecto CONTRIBUTO e contigo mesma? Pensas que atingiste o Fernando Casimiro? Não, não o atingiste. Atingiste a ti mesma! Irmã, não deveria ser assim. Ainda mais, tendo em conta que qualquer pessoa pode ver o que é dado a conhecer de forma clara no site. O site www.didinho.org vem apresentando factos que ocorrem na nossa terra de forma não agressiva como a senhora afirma! Só quem não quer ver como a senhora, é que diz o contrário.

Mostre-nos, por favor, como e de que forma alguém contou algo distorcido sobre as ocorrências na Guiné-Bissau? Mostre-nos! Mostre-nos como e quando o Fernando Casimiro inventou falsidades e sobre quem? Oh irmã, tenhamos coragem de falar de nós mesmos. É certo que a senhora tem todo o direito de discordar com o Fernando Casimiro mas, não acompanhado de insultos! Insultos vergonhosos de lançar num site visitado por milhares de pessoas pelo mundo todo!

Não te conheço e, portanto, não tenho razão de insinuar que estás com algum problema pessoal e, muito menos, de estar envolvida com algum político guineense. Longe de mim tal insinuação! Mas a senhora está indiferente com o que está a acontecer no nosso país. Veja bem, o sonho do líder e fundador da nossa nacionalidade, Amílcar Lopes Cabral e seus companheiros de luta, não era para que a nossa terra continuasse na estaca zero onde continua até hoje.  Amílcar Cabral e seus companheiros sonhavam por uma Guiné-Bissau liberta da dominação colonial, dar dignidade ao povo, liberdade de expressão e projetar o desenvolvimento socioeconômico do país. Por Isso aceitaram matar seus sonhos da juventude, deixaram para trás o conforto e decidiram lutar. Lutaram, cansaram, passaram fome, humilhação etc. e morreram! Com a esperança de que nós pudéssemos continuar o projeto lindo que iniciaram!

Para mim isto é uma missão! Agora, podemos abortar essa missão? Alguém tem direito ou alguma outra razão ou motivo em abandonar essa missão? Em troca de quê? Formadores da nação guineense queriam que o país tivesse hoje água potável, saneamento básico, energia elétrica, saúde, escolas públicas de qualidade, rodovias alcatroadas, sistemas e meios de comunicação funcionando. Para não mencionar outro sonho que era o de industrializar o país, para que se tornasse competitivo como qualquer outro país em desenvolvimento no mundo.

Isso tudo não seria bom para a senhora? A senhora não sente ou vê a vergonha em que somos submetidos em outros lugares do mundo? Matamo-nos a trabalhar para ganhar menos que os donos da terra. Desprezados e classificados como incapazes de melhores condições no nosso país. Tratados como mendigos e fugitivos do nosso país, o que realmente somos. E tem alguém que nos olha como menos inteligentes. O que realmente não somos.

Quando projectamos o olhar de fora para dentro do nosso país, não encontramos nada que nos motive a voltar para lá. Choramos dia e noite e acabamos por desabafar dizendo o que sentimos da indignação. Eu te garanto que se houver um político que no momento comece a agir com “unhas e dentes” para levar a Guiné-Bissau ao progresso, eu serei entre outros o primeiro a dizer louvado seja Deus! Perdão meu caro político que eu tanto critiquei. E pedir-lhe-ei perdão, mesmo sem receber nada dele. Mesmo sem ter grau de parentesco. Basta só ver o povo na sua minoria de aproximadamente de 45% poder usufruir de energia elétrica dia e noite e ouros bens mínimos que a Guiné não tem em pleno século XXI.

 Essa é a razão da nossa fala no site. A falta do mínimo que o país padece é que doe qualquer outro que escreve e faz sua critica. É isso . Se o Didinho vier a desviar dessa missão e revelar outra intenção que não me faça continuar a aplaudi-lo, eu estarei te pedindo desculpa.

Cabral dizia entre outras coisas estas que são realidade por unanimidade hoje na nossa terra.  É nisso que nós que escrevemos para o site nos espelhamos. Por isso, dou razão aos que fazem seus pronunciamentos ao site. Entre estas coisas que Cabral dizia destaquei alguns que não são novidade para quem leu o livro Princípios do Partido da época da luta de libertação.

Cabral dizia aos membros do partido: ...Nós queremos que tudo quanto conquistarmos nesta luta pertença ao nosso povo e temos que fazer o máximo para criar uma tal organização que mesmo que alguns de nós queiram desviar as conquistas da luta para os seus interesses, o nosso povo não deixe. Isso é muito importante... - Amílcar L. Cabral. Andressa Souza, a senhora leu esta mensagem de Cabral?

Se a senhora leu, então sou obrigado a entender que alguém não quer ver, no caso, a senhora que alguns de nós querem desviar as conquistas da luta para os seus interesses. Veja que Cabral já profetizara isto há mais de quarenta (40) anos. É a mesma tecla que o site www.didinho.org com sua agente, continua a bater. Ninguém está inventando algo novo ou a contradizer um principio da nossa terra! Cabral continua falando: ... nós não lutamos só para termos bandeira, hino e ministros —talvez mesmo não tenhamos ministros na nossa terra. 
Não nos vamos sentar no palácio do Governador, não é esse o nosso objectivo, tomar o palácio para pôr Cabral e outros. Nós lutamos para libertar o nosso povo, não só do colonialismo, mas de toda a espécie de exploração
- Amílcar L. Cabral. Andressa Souza, a senhora leu esta mensagem de Cabral?

 Veja que é coerente com o que se vê hoje na nossa terra. O lutar para termos bandeira, hino e ministros não valeu muita a pena porquanto se ter conseguido libertar o povo, apenas do colonialismo. Em meu entender o povo continua preso e escravizado pelos maus desempenhos dos governos que têm dirigido o país. Não existe coisa mais horrível quando um cidadão sai de manhã como um pai de família, sabendo que não tem pão para pôr na mesa para sua família se alimentar! É uma forma de escravidão que tritura a mente do indivíduo. O povo da nossa terra continua na sua maioria vivendo a crise da falta de emprego. Não é que a nossa luta apenas possibilitou termos bandeira, hino e ministros? Não que eu esteja contra a bandeira, hino e os ministros. São importantes sim, mas, não posso contentar apenas com isso.

Andressa Souza não importa que fique descontente com a verdade. A verdade deve ser dita. Cabral falou e segue falando. Olha o que disse sobre a exploração do nosso povo: Veja! ...Não queremos que ninguém mais explore o nosso povo, nem brancos nem pretos, porque a exploração não são só os brancos que a fazem, há pretos que querem explorar ainda mais do que os brancos. Nós queremos que o nosso povo se levante, avance; e se queremos que o nosso povo se levante,... - Amílcar L. Cabral. Andressa Souza, a senhora leu esta mensagem de Cabral? Andressa Souza como cidadã, a senhora gostaria de ver o seu dinheiro de contribuição de todo tipo de imposto que o governo cobra sendo desviado da forma que está sendo? Impostos alfandegários, pessoas jurídicas, pesca, sistema rodoviário, bancos enfim, o que deveria entrar nos cofres públicos para sair de lá como investimentos na construção do bem comum, tal como: educação, saúde, prédios públicos, saneamento básico redes de esgotos etc., sendo desviado da forma que está?

Se isto acontece na Guiné-Bissau, então é a exploração do povo como Cabral já dizia. E é isso que muitos filhos da nação comentam no site. Nós mesmos, nos explorando e de forma terrível.  Cabral fala de mandar e de possuir o curso dessa forma. O sentido de mandar não deveria exceder essa idéia. Veja o que ele falou Andressa Souza. ...Eu não mando porque sou engenheiro ou doutor, mas porque estou a trabalhar a sério, e ninguém que tem cursos é mais do que aqueles que não têm curso. E nenhuma posição é mais do que outra. Só é mais aquele que trabalha mais, que produz mais... Ponho o problema claro aos camaradas, sobre o nosso trabalho. No Partido, de verdade, só entra gente honesta,...

- Amílcar L. Cabral.

Andressa Souza, a senhora leu esta mensagem de Cabral? Quem escreve e faz critica no site www.didinho.org não está frustrado porque perdeu mandato! Nem porque possui curso superior! Ninguém se sente melhor do que ninguém. A única diferença é que há entendimentos diferenciados em relação à causa da nossa terra. Os líderes do nosso país não colocaram este principio que Amílcar Cabral trilhou para orientá-los. Se se sentissem iguais em relação a todos, eu, e qualquer outro guineense, estaríamos a olhar para eles de forma diferente. Este era sonho de Cabral, e é neste sonho que nos espelhamos, o que nos obriga a não ficarmos calados e a escrever o que escrevemos sobre a nossa terra.

...todos aqueles que se aproveitam do nosso Partido para servir os seus interesses pessoais. Hoje enganam-nos, mas amanhã saem de certeza. 
Quem mente, sai, quem quer só servir a sua cabeça, para ter calças de tergal, com boas camisas, para abusar das nossas raparigas, ou quem anda a abusar do povo da nossa terra, esses saem.... 
-Amílcar L. Cabral
. Andressa Souza, a senhora leu esta mensagem de Cabral? Será que não tem alguém fazendo exatamente isto na política guineense? Os interesses pessoais  de muitos não os levam a abandonar o povo e a servirem-se a eles mesmos? Não conhecemos muitas meninas que são sustentadas por pessoas que não sabemos onde arranjam tanto dinheiro para isso? Isso não é abusar das nossas raparigas como Cabral o previa e dizia? Oh Andressa Souza! É só andar nas ruas de Bissau para flagrar essa realidade hoje! Tantas meninas grávidas com homens que não assumem compromissos de casar com elas! Ou tudo isso é mentira? Não podemos ficar calados perante quem quer que seja e que está a assassinar a nossa sociedade. Pois comportamentos deste tipo só farão proliferar a falta de conduta ética no país. E sendo assim, futuramente, que país esperamos ter? Certamente, país de homens e mulheres imorais! Eu escrevo essas coisas com lágrimas nos olhos e no coração. Por favor  Andressa Souza, tenhamos coragem de dizer que estamos doentes, estamos morrendo! Tenhamos vergonha daquilo que acontece dentro da nossa Guiné!

Chegou a hora de falarmos disso claramente. E olha bem que Cabral já falou há mais de quarenta (40) anos sobre tudo isso. E ele segue falando Andressa Souza. Veja a fala dele que me tritura o coração no bom sentido, pois, me deixa claramente consciente de que falhamos muito em seguir o ideal que ele mesmo idealizou e gostaria que seguíssemos. Ele dizia: Chegou a hora de falarmos disso claramente. Porque há alguns camaradas que estão a sacrificar-se muito, mas com a ideia de que amanhã vão gozar, com bom automóvel, criados, várias mulheres, etc. 
Esses estão enganados. Não são do nosso Partido e vão ver isso de certeza.-Amilcar L. Cabral.
 

Andressa Souza esta profecia de Cabral, não se concretizou ainda? Os automóveis bonitos que se misturam com a poeira nas ruas de Bissau são na maioria adquiridas como? Com que dinheiro? Muitos não possuem a quantidade de mulheres que não precisavam possuir? É mentira tudo que Cabral previa? Andressa Sousa, se Cabral estivesse vivo estaria arrependido de ter lutado para libertar a Guiné. Eu lhe pediria desculpa pela dor que lhe temos causado. Eu acho que a alma dele deve estar a revirar de lado a lado com pesadelo de tudo que causamos à nação que ele havia sonhado construir. A alma de Cabral não pode estar tranquila!

Falei longamente com você Andressa, pois você me incluiu nos insultos ao Fernando Casimiro chamando-nos de filhos da ... não se comporte assim.

Concordemos ou não de nós mesmos de forma coerente!

Caro Fernando Casimiro, hoje peço emprestado a sua mensagem para dizer o mesmo. “Vamos continuar a trabalhar!”

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org