APRENDENDO COM OS NOSSOS JOVENS

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

01.10.2010

O evento comemorativo dos 37 anos da proclamação da independência da Guiné-Bissau, organizado no passado sábado, 25 de Setembro, no salão paroquial da igreja de Monte Abrão, por 2 Associações de Jovens guineenses, a saber: Associação de Jovens para Acção e Cidadania pela Guiné-Bissau (AJAC-GB) e Associação de Jovens Imigrantes  (AJI), foi um grande sucesso e deixou-me deveras admirado com a capacidade demonstrada pelos jovens na organização e condução de uma iniciativa do género.

Exceptuando o atraso em relação à hora marcada para o início das comemorações, bem ao estilo guineense, tudo funcionou extraordinariamente bem!

Estava linda a exposição logo à entrada do salão paroquial; foi agradável ver, ouvir e acompanhar a orquestra sinfónica que, entre muitas canções, entoou o hino nacional; foi bem merecida a pausa para o almoço, com pratos e sumos da terra, entre muitas e boas conversas.

Foi maravilhoso ver jovens (rapazes e raparigas) e adultos (homens e mulheres), guineenses e amigos da Guiné-Bissau, enchendo a sala à medida que o tempo passava, demonstrando muito entusiasmo em todas as actividades apresentadas.

Gostei de ver e ouvir a nova geração de poetas guineenses. Aproveito para agradecer a todos os elementos do "Djorson Nobu" e particularmente ao Emílio Lima, ao André Mendes e ao Mamadu Baldé, a oferta do livro "Traços no Tempo".

Agradeço igualmente ao Silvano Gomes, o exemplar da obra poética "Mundo Kebúr", de sua autoria.

O debate "Nô pensa nô Guiné" foi de uma abertura total, destacando-se a boa prestação dos oradores, o civismo e a participação dos presentes na plateia. A Guiné-Bissau e os guineenses merecem mais debates do género!

Seguidamente, fomos brindados com uma interessante e bem encenada peça de teatro.

O momento musical, prometia, mas já não deu para ficar até ao fim...

Um dia muito bem passado, que me permitiu rever amigos de longa data, mas também, de conhecer pessoalmente jovens colaboradores do nosso Projecto, que marcaram presença, entre eles, Samuel Reis, residente em Portugal, e o Professor Ricardino Teixeira, residente no Brasil, mas que esteve em Lisboa a participar num Congresso.

Espero que este tipo de iniciativa continue e que os órgãos de comunicação social que dizem servir os países lusófonos e suas comunidades, passem a interessar-se mais pelo que os jovens dessas Comunidades, em Portugal, e particularmente, da Comunidade guineense, fazem de positivo!

Os meus parabéns a todos quantos se envolveram empenhadamente para o sucesso desta grande iniciativa!

À Associação de Jovens para Acção e Cidadania pela Guiné-Bissau (AJAC-GB), assim como à Associação de Jovens Imigrantes  (AJI), o meu muito obrigado por me terem convidado e por me terem proporcionado um dia diferente, de muita emotividade e de aprendizagem das vivências e dos saberes dos jovens!

A todos os participantes, agradeço a simpatia, a consideração e o apoio moral pelo trabalho que temos vindo a realizar através do site www.didinho.org

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

 

Clique nas fotos para ampliá-las.

 

EXPOSIÇÃO

 

PONDO A CONVERSA EM DIA

 

ORQUESTRA SINFÓNICA - HINO NACIONAL

 

MOMENTO POESIA

 

DEBATE

 

TEATRO

 

MOMENTO MUSICAL

 

GUINÉ-BISSAU HOJE 26.09.2010

 

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org