AOS AMERICANOS

 

Cherif Haidara

haidaraconsulting@googlemail.com

Bissau, 08 Outubro 2010

Cherif Abdel A. HaidaraConcernente a posição dos americanos no que se refere a Guiné-Bissau como país, tal como diriam os americanos “They don’t give a shit about us” (em bom inglês). Ora porque? Passo a explicar;

O interesse dos EUA pela Guiné-Bissau advém do interesse demonstrado pelos seus inimigos “narcotraficantes”, pelas qualidades geográficas do país.

Existe um “modus operandus”, em tácticas de guerra que é cortar as fontes de financiamento do nosso inimigo para o enfraquecer.

De onde vem a droga que transita pela Guiné-Bissau? Da América latina, ou seja as portas dos estados unidos.

Para onde vai essa droga? Para a Europa e para a própria América

Para onde retorna o dinheiro proveniente das vendas? Para os produtores/ carteis que se encontram na América Latina (vizinhos dos yankees).

Qual é o destino dado a esse dinheiro:

§  Suborno a políticos

§  Aquisição de tecnologia para disseminar as suas actividades

§  Aquisição de armamento (grande parte delas vindas das industrias americanas, pois nós africanos não produzimos armas)

Em linhas gerais tudo isso destabiliza o poder político dos EUA, na região, o que não fica nada bem ao poderoso império Americano.

É pena que pessoas/estados/grupos de interesse mal intencionado se aproveitem da fragilidade (analfabetismo e fome) do nosso país e nos rotulem como “narcoestados”, ou seja quem acaba por pagar a factura dos países consumidores de droga é a pobre Guiné-Bissau.

Deixo aqui esta pequena visão, prometendo voltar brevemente com uma crónica comparativa do fenómeno da instabilidade aliada ao narcotráfico, com estados ditos de primeiro mundo.

Mantenhas


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org