ALERTA!

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

06.11.2007

Este espaço não reúne condições de produzir informações de carácter jornalístico, nem pretende ser um jornal no sentido usual do termo, no entanto, sempre que alguma denúncia, ainda que, com carácter de suspeição, nos chegar à caixa de correio, ou nos for transmitida por outras vias, tendo em conta a importância da sua divulgação para o bem da Guiné-Bissau, não ficaremos indiferentes à situação e reproduziremos a denúncia recebida, ainda que isso possa colocar em causa a credibilidade deste espaço, mas ainda que isso venha a acontecer, caso alguma denúncia se venha a verificar tratar-se de falso alarme, estaremos de consciência tranquila, por termos feito o que achamos correcto fazer, a bem do interesse nacional e, tendo em conta sempre, a credibilidade da fonte que nos forneceu os dados da denúncia.

Um alerta vindo de Bissau dá conta da chegada (prevista para o dia 9 de Novembro) de um navio chinês, de nome AN XING JIANG, com 128 toneladas de material bélico, ou seja; material militar, de guerra!

A Guiné-Bissau está, desde há muito, com problemas de tesouraria. Não há dinheiro para salários, sendo que há pessoas que não recebem ordenados há anos!

Os nossos irmãos trabalhadores locais, os estudantes, funcionários das missões diplomáticas e até os nossos doentes enviados ao estrangeiro são espelhos desta realidade.

Poder-se-á dizer que a China ofereceu este carregamento de material bélico. Será que continuamos a ser tão ignorantes ou ingénuos para não sabermos  hoje que as relações comerciais ou os negócios entre países têm sempre uma contrapartida?

A quem irá servir este carregamento de material bélico?

Para que servirá também? Para nos matarmos uns aos outros?

Para traficar para os países da nossa região e fomentar rebeliões?

Ou vão nos dizer que é para o combate ao narcotráfico, quando são precisamente os senhores do poder que sustentam o narcotráfico na Guiné-Bissau?!

Penso que se deve ter em conta este alerta, pois na situação em que a Guiné-Bissau se encontra os apoios militaristas são sempre apoios à instabilidade e ao suporte de grupos denominados senhores da guerra!

Vamos continuar atentos!

 

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org