Agradecimentos

 

São filhos que morrem, é a família que perde, mas também é a Guiné-Bissau que perde!

 

 Ousemos mudar a GuinéGuiné Na Corson

 

Edson Incopté

edson_incopte@hotmail.com

18.08.2009

Quando o momento é de dor, qualquer manifestação sincera de solidariedade significa um alento para os que sofrem. Pois, à boa maneira Guineense, acreditamos que a dor partilhada é menos custosa. É nesse sentido que, em meu nome pessoal, da minha Família e dos muitos amigos do Tio Vital, quero aqui agradecer todas as manifestações de solidariedade demonstradas relativamente a este caso, não só a nível do Projecto contributo, mas também, através de presenças, e-mails, hi5, chamadas, SMS, etc.

As palavras que mais ouvi e li nesta última semana foram: força, não te deixes esmorecer, levanta a cabeça, não desanimes, sê forte. No entanto, só depois da missa do sétimo dia tive tempo e força para agradecer. E a forma mais sincera que encontrei de agradecer, é reafirmando a minha vontade em continuar a lutar e a aprender, mantendo sempre a postura de pessoa inconformada com a situação da Guiné-Bissau.

Pois lutando e aprendendo, tenho a certeza que estimarei a memória do meu tio onde quer que ele esteja.    

 Lutando e aprendendo, darei utilidade às inúmeras explicações que recebi dele.

Lutando e aprendendo, sei que ele estará sempre comigo, pois quando em questão estavam os estudos, ele esteve sempre disposto para me apoiar e resolver o que quer que fosse.

Por isso, a luta contínua!

Caros compatriotas, é a situação em que a Guiné-Bissau se encontra que faz a minha vontade esmorecer, porém, é também a Guiné-Bissau que alimenta a minha vida! É ela que alimenta a vivência de todos os seus filhos que a amam! Eu não vivo sem a Guiné-Bissau no pensamento. No dia em que perder o desejo de lutar, de defender aquilo em que acredito, de defender o sonho que tenho em relação ao meu país; no dia em que desistir de dar a minha contribuição, por mais insignificante que seja, para o que considero bem para o meu país, a partir desse dia, não terei mais vida! Serei somente um corpo sem alma, mais inútil que qualquer objecto inanimado!

Caros irmãos, a luta prossegue! Doa a quem doer ousemos exigir justiça na Guiné-Bissau, temos que nos posicionar de forma vincada contra toda e qualquer impunidade, e contra essa autêntica caça aos jovens quadros que resolvem regressar ao país par darem as suas contribuições, ou simplesmente a qualquer pessoa com o projecto de ajudar o país a desenvolver. É visível que de 2007 a esta parte, assentou-se essa caça aos jovens quadros. Chega a ser bizarro pensar nos sucessivos acontecimentos. Tomemos como exemplo o caso do Basílio da Costa, assassinado na Granja de Pessubé por um grupo de assassinos que até os olhos tiveram a coragem de lhe tirar. Tomemos como exemplo o caso do Kennedy Yé, envenenado no Bairro da Ajuda por supostos amigos. E agora o caso do Tio Vital Incopté, caso esse, que querem camuflar com uma fantasiosa rixa.

Caramba, que história mais estapafúrdia! Quem conheceu o Vital Incopté, sabe que o mesmo além de mais do que pacífico, tratava-se de uma pessoa de poucas conversas, poucas companhias, diria que a sua grande companhia eram os seus livros. Aliás, a única coisa que os sobrinhos protestavam, era o facto de nas suas viagens entre Portugal e a Guiné ele só levar livros. Tirando esse pormenor, não existe nem uma mancha no percurso académico ou pessoal na vida desse homem!

Bolas, por tudo o que já se ouviu, associar o nome de uma pessoa como o tio Vital a uma rixa, é no mínimo burrice!

Mais ainda, como se pode tentar justificar este caso com uma rixa com o segurança, como? Se o espaço Lenox era o lugar preferido de Vital para efectuar as suas pesquisas, era um local que ele frequentava, praticamente, todos os dias.

Por acaso o segurança já não sabia de quem se tratava?

O segurança já não tinha, no mínimo, fixado a cara dele?

E desde quando é que os seguranças de um espaço publico, ou seja de que for, andam com catanas?

Por favor respeitem a inteligência das pessoas!  

Eu não quero citar o nome de ninguém, muito menos entrar em minúcia, porque longe de mim querer perturbar o curso da investigação! Mas, não posso deixar de citar que o Tio Vital Incopté saiu de Lisboa convidado para ir ajudar a organizar a Função Pública, a palavra que o fez aceitar é mesmo essa ajudar! No entanto, chegou a Bissau e meses depois já não suportava a pessoa que o convidou, o porquê saber-se-á um dia! Também caso seja necessário entrar em pormenores que possam explicar o que pode estar por trás da morte do Tio Vital, fá-lo-ei um dia. Neste momento a ideia é deixar seguir a investigação, pois, por enquanto, sei que tem havido progressos no que originou o seu assassinato. 

Mas mesmo assim, não deixo de ter pena do PRS por ser um partido desestruturado. Pois a verdade é que se o próprio PRS fosse um partido estruturado existiria da parte do mesmo um maior empenho no sentido de se apurar toda e qualquer verdade relativamente a este caso. Afinal, é o maior partido da oposição, que acabou de perder um dos seus dirigentes e um dos seus melhores quadros. E o que dali tem saído são empenhos de pessoas que conheceram e lidaram com o Tio Vital que na medida do possível vão tentando estar a par da investigação para que a coisa não fique assim. O que eu não tenho visto é esse empenho a nível do partido.

Enfim… a realidade é esta: chega a Bissau com um carro topo de gama, faz da cidade o teu parque de diversões acelerando para tudo quando é lugar, faz da noite a tua vontade e faz da ostentação a tua maior crença. Aí ninguém te questiona, quanto mais te perturbar! Os agentes da autoridade até te temem!

Agora, chega à Guiné-Bissau com ideias e projectos que possam ajudar o país, faz do trabalho o teu maior vício, faz do desejo de desenvolver o país o teu maior desafio. Ah… aí sim, tens os Barões todos à perna; aí sim encontras barreiras por onde quer que voltes; aí sim, sentes-te perseguido e observado por onde quer que vás; aí sim, sentes medo e vontade de fugir, o que na verdade é a intenção deles!

Contudo, concluo advertindo a esses Barões da nossa praça, de que não vão conseguir matar toda a gente!

Mais uma vez muito obrigado a todos;

Estamos Juntos!

 

A MINHA VONTADE ESMORECE 09.08.2009


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org