ABAIXO-ASSINADO DOS MORADORES DO BAIRRO DE AJUDA II FASE

 

À Sua Excelência o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Bissau

 

A/C:

Sua Excelência o Senhor Ministro das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações

 

 Bissau, 19 de Junho de 2009

 

 PETIÇÃO

 

Os moradores do Bairro de Ajuda II fase, através desta petição, vêm solicitar ao poder público local, nomeadamente:

ü  À Câmara Municipal de Bissau, na pessoa do seu presidente e do seu Director de Urbanismo;

 

ü  Ao Ministério das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações, na pessoa do seu Ministro;

Que suspendam a construção de um edifício na área verde situada na Avenida dos Combatentes da Liberdade da Pátria, no acesso do referido Bairro.

A área verde em questão é a única existente desde o jardim da Assembleia da República até à zona das Embaixadas, tendo sido preservada há mais de 50 anos pelos moradores e pelos diferentes dirigentes públicos ao longo dos anos.

A título de informação, a área foi criada no projecto urbanístico do Bairro de Ajuda para permitir a absorção, permeabilidade e circulação de ar (oxigénio) no perímetro, sem referir a necessidade de áreas de lazer para crianças e idosos, e no conceito urbano de jardins, como em qualquer país civilizado e com projecções futuras, que pense no bem-estar da sua população.

 Ao longo de mais de duas décadas a área verde vem sendo usada para a maior manifestação popular do país, que é o Carnaval, sem prejuízo físico para o local, e ainda, para comícios políticos e actividades culturais.

Na última tentativa de ocupação de uma parcela da área, numa venda obscura realizada pela Câmara Municipal de Bissau em 2005, houve revolta da população que culminou em feridos e na decretação da área como espaço verde protegido, pelo então Ministro das Obras Públicas, o Eng.º Domingos Simões Pereira. A área ficou então sob alçada do Ministério das Obras Públicas.

 

Como tal, é de nossa surpresa que, na data de hoje, presenciamos à vedação dos jardins, para a construção de um edifício particular. Pedimos esclarecimentos e a boa vontade das pessoas envolvidas neste processo para a sua suspensão, para que não se repita o ocorrido anos atrás ou pior.

Abaixo-assinado

Moradores do Bairro de Ajuda II Fase

Nota: Está em curso, em Bissau, a recolha de assinaturas para este Abaixo-Assinado.


 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

20.06.2009

Fernando Casimiro (Didinho)O Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO apoia a iniciativa, está solidário com os moradores do Bairro de Ajuda II fase e subscreve a Petição!

Solicitamos ao Governo e ao poder local que respeitem os interesses das populações, preservando a área verde em questão!

Vamos continuar a trabalhar!

 COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL


Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org