VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

ABAIXO-ASSINADO CONTRA A DITADURA, PELA PAZ, DEMOCRACIA, LEGALIDADE E ESTABILIDADE NA GUINÉ-BISSAU

Caros amigos,

Por razões que se prendem com a seriedade deste Abaixo-Assinado e o respeito que é devido a todos os seus subscritores bem como à Guiné-Bissau, no contexto de causa atribuída e, após ter solicitado  (de forma justificada) a intervenção técnica, sem resposta até ao momento, da instituição que possibilitou a elaboração do mesmo, no sentido de retirar da lista de assinaturas, comentários abusivos e intoleráveis que não se enquadram nos pressupostos desta Petição, decidi:

1- Solicitar o cancelamento do Abaixo-Assinado por parte da Petition Online.

2- Manter, ainda que noutros moldes (edição exclusiva do site www.didinho.org ) o Abaixo-Assinado, pois é importante continuarmos a denunciar a ditadura existente na Guiné-Bissau.

Assim sendo e, apesar de já se ter dado seguimento do conteúdo do Abaixo-Assinado através da Carta Aberta a sua Exa. o Sr. Secretário-Geral das Nações Unidas, quem quiser subscrever o Abaixo-Assinado poderá fazê-lo sempre, bastando enviar um e-mail nesse sentido, com ou sem comentários, para um dos seguintes endereços electrónicos:

didinho@sapo.pt

didinhocasimiro@gmail.com

 Certo da compreensão de todos, aproveito a oportunidade para, uma vez mais, agradecer a vossa disponibilidade em subscrever o Abaixo-Assinado, um gesto de coragem a favor da Guiné-Bissau!

Vamos continuar a trabalhar!

Didinho

07.08.2007


Caros compatriotas e amigos da Guiné-Bissau,

A Paz é um instrumento que suporta o desenvolvimento. Sem ela, nenhum projecto pode, garantidamente, resultar em sucesso.

Para que haja Paz, deve haver reconhecimento e consideração pelos princípios morais universais, éticos, políticos, sociais, etc.

A Guiné-Bissau vive, de novo, momentos de instabilidade política, alimentada pelo simbolismo da ditadura encarnada pela pessoa do general João Bernardo "Nino" Vieira, que, a exemplo de todo o seu percurso de estadista (1980 a 1999 e de 2005 até quando...?) tem contribuído para o retrocesso global das aspirações e motivações de desenvolvimento da Guiné-Bissau.

Nino Vieira simboliza a guerra, a desgraça, a morte, a tortura, a perseguição, em suma: a negação dos direitos, liberdades, garantias e deveres fundamentais aos guineenses.

O país está perante uma crise que pode, de novo, empurrar os guineenses para uma guerra fratricida.

Não podemos, nem devemos ficar indiferentes à precariedade da situação actual, sendo que, devemos, todos juntos, soltar, em viva voz, o pedido pelo RESPEITO DAS LEIS, EM CONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA.

Não é, de maneira nenhuma, correcta, a atitude do general Nino Vieira, na forma como tem lidado com a decisão dos três maiores e mais representativos Partidos políticos da Guiné-Bissau que, decidiram assinar um Pacto de Estabilidade que lhes possibilitou uma nova maioria parlamentar e, portanto, governativa, como ficou constatado e registado na Moção de Censura ao governo de Aristides Gomes, criado e sustentado por Nino Vieira.

Nino Vieira está a usar estratégias contrárias ao espírito do diálogo, tão necessário no contexto da tão propalada Reconciliação Nacional.

Nino Vieira está a desafiar a legitimidade representativa atribuída pelo povo guineense aos Partidos políticos e, por assim dizer, a desafiar o próprio povo guineense numa relação de legitimidade sobre a sua participação na escolha de um dos Órgãos de Soberania, concretamente, o Governo.

Devemos exigir o respeito pela separação de poderes dos Órgãos de Soberania.

Este Abaixo-Assinado é uma forma de todos contribuirmos na divulgação, sensibilização e condenação do regime e actos ditatoriais de Nino Vieira.

É uma forma de, cada um de nós e todos juntos, manifestarmos a nossa solidariedade para com a Guiné-Bissau, no sentido de se evitar uma nova guerra, exigindo o fim da ditadura e o respeito pelos Direitos Humanos nas suas várias formas.

Se é contra a ditadura e a favor da Paz, da democracia, da legalidade e estabilidade, então assine e divulgue este Abaixo-Assinado, que será posteriormente enviado ao Secretário-Geral da ONU

Vamos continuar a trabalhar!

Com os melhores cumprimentos

Fernando Casimiro (Didinho)

24.03.2007

didinho@sapo.pt

www.didinho.org
 


" A VIDA SÓ TEM SENTIDO SE, PARA ALÉM DE NÓS, OUTROS TAMBÉM PUDEREM VIVER " Fernando Casimiro (Didinho)

 

CARTA ABERTA A SUA EXA. O SR. BAN KI-MOON, SECRETÁRIO-GERAL DAS NAÇÕES UNIDAS

 

De: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

22.07.2007

 

Assunto: Abaixo-Assinado contra a Ditadura, pela Paz, Democracia, Legalidade  e Estabilidade na Guiné-Bissau

  

Exa. Sr. Secretário-Geral,

Tomei a liberdade de lhe endereçar esta carta aberta a título pessoal, mas, representando os anseios de guineenses e amigos da Guiné-Bissau que subscreveram e outros que, por uma razão ou por outra, não tendo assinado o Abaixo-Assinado contra a Ditadura, são manifestamente contra o sistema ditatorial que tem vigorado na Guiné-Bissau.

À partida, seria mais convincente ter uma extensa lista de subscritores do Abaixo-Assinado, mas, precisamente porque a Ditadura na Guiné-Bissau impõe calculismos na tomada de posições que podem colocar em risco a vida das pessoas, só os mais corajosos decidiram subscrever o Abaixo-Assinado, mostrando-se disponíveis para enfrentar as consequências, sem receios e, cientes de que é preciso, realmente, fazer algo para inverter a situação.

A iniciativa do Abaixo-Assinado é uma forma de alertar quer os guineenses, amigos da Guiné-Bissau e a Comunidade Internacional, para os perigos da recriação de um passado horroroso, que não pode ser esquecido, e que consequentemente empurrou a Guiné-Bissau para o abismo em que hoje se encontra.

Exa. Sr. Secretário-Geral,

Os guineenses querem a Paz, tal como qualquer outro povo deste planeta.

Os guineenses sofreram no passado e continuam a sofrer demasiado nos dias de hoje, não porque o país se encontra sob alguma dominação colonial como no passado, mas porque a dominação, desde a proclamação da nossa independência  tem sido feita pelos próprios governantes guineenses.

Nesta minha carta aberta, quero alertar às Nações Unidas para o incumprimento dos compromissos assumidos pelo Estado da Guiné-Bissau, nomeadamente os compromissos de adesão às Nações Unidas, tal como estipula a Carta das Nações Unidas.

Com efeito, a República da Guiné-Bissau, admitida como membro de pleno direito das Nações Unidas a 17 de Setembro de 1974, tem violado sistematicamente o teor da Carta das Nações Unidas, bem como vários Tratados e Convenções Internacionais, sobretudo no que aos Direitos Humanos e Humanitários diz respeito.

A Guiné-Bissau precisa de ser chamada à responsabilidade para o cumprimento dos compromissos assumidos.

A Paz, a Democracia, a Legalidade e a Estabilidade na Guiné-Bissau passam  necessariamente pelo cumprimento dos compromissos internacionais assinados pela Guiné-Bissau e que possibilitam a sua integração plena no concerto das Nações.

A Guiné-Bissau não pode ser um Estado-Membro das Nações Unidas e contrariar os princípios da Liberdade de pensamento e acção dos seus cidadãos, utilizando meios ditatoriais, tais como intimidações, perseguições, torturas e assassinatos, para silenciar vozes incómodas ao regime.

A vida vale muito pouco num país em que a força das armas continua a impor-se à força das ideias, tão necessárias para a projecção de um futuro melhor em que só a participação de todos, independentemente das ideologias e adjectivos sociais, pode confluir no caminho do desenvolvimento.

A Guiné-Bissau é hoje um Estado gerido por vários poderes, fruto de cumplicidades fomentadas pela ânsia de se chegar ao poder a qualquer preço, sendo que esta cumplicidade favoreceu sempre a instauração de um dirigismo paralelo, que, inconstitucionalmente, tem colocado as Forças Armadas como instância do poder, o que é condenável a todos os níveis.

Hoje, na Guiné-Bissau, os próprios órgãos de soberania  transformaram-se em reféns das Forças Armadas, ou melhor dizendo, da elite que dirige as Forças Armadas e que, negativamente, tem subvertido os princípios e valores que simbolizam a grande instituição nacional que são as nossas Forças Armadas.

O povo guineense há muito que é prisioneiro dos vários regimes que têm desgovernado o país.

Na Guiné-Bissau, o medo impõe-se à liberdade das pessoas, condicionando as suas participações no processo cívico de opinar, discutir e debater assuntos com vista ao encontro de respostas para as questões de desenvolvimento.

Exa. Sr. Secretário-Geral,

A Guiné-Bissau continua a ser um país com elevada acentuação de analfabetismo e ignorância das suas populações.

Creio que estará de acordo comigo se lhe disser que só com mais e melhor Educação, Formação e Informação o povo guineense saberá interpretar a sua condição e estatuto de cidadão para reivindicar essa mesma condição e estatuto a quem de direito.

Creio igualmente que estará de acordo comigo,  se lhe disser que é preciso acabar com o medo para que o povo guineense se sinta verdadeiramente livre e desfrute dos positivismos da liberdade para melhor sentir a sua responsabilidade para com o país.

Com base nestes dois factos, gostaria de sugerir a V. Exa. um programa especial de parceria entre a ONU e a Guiné-Bissau, no quadro das relações entre as Nações Unidas e os Estados Membros.

A sugestão visa promover de forma estruturada e responsável a liberdade dos cidadãos em primeiro lugar e, consequentemente, todos os ganhos que a liberdade, no conceito positivo, oferece aos cidadãos e, ao país.

Uma das ferramentas, a de maior utilidade no nosso país, para se conseguir sensibilizar e educar as nossas populações, mesmo das aldeias mais remotas, é sem dúvida a rádio.

Na Guiné-Bissau quase todas as pessoas têm um aparelho de rádio e andam com esses aparelhos colados aos ouvidos para onde quer que vão.

Se o nosso povo carece de sensibilização, de formação e informação, as Nações Unidas podem e devem ajudar criando uma estação da Rádio das Nações Unidas na Guiné-Bissau, estação essa que não seria tida ou vista como contrária aos interesses do país, porquanto a Guiné-Bissau ser membro das Nações Unidas.

Esta estação emissora para além de reproduzir os programas da linha editorial da Rádio das Nações Unidas, deveria criar programas específicos  com base nas realidades específicas das várias solicitações de carência na formação e educação das nossas populações, o que ajudaria a elevar os níveis de assimilação, compreensão e interpretação de matérias importantes na formação de uma nova consciência nacional.

E porque de uma estação das Nações Unidas se trata, haveria respeito das autoridades nacionais que não ousariam intimidar o pessoal contratado para trabalhar na estação. Aqui seria importante que os programas tivessem uma vertente pedagógica, acima de tudo, e que fossem difundidos nos vários dialectos nacionais.

Há que ajudar a criar condições para que os guineenses possam falar livremente sobre as questões do país, e uma rádio desta natureza e abrangência iria permitir que opiniões, ideias, notícias e informações díspares e ricas chegassem às nossas populações, possibilitando-lhes uma sensação nova, que lhes permitiria ganhar confiança, motivação e orgulho, estatutos importantes para o compromisso da defesa do interesse nacional.

A ser criada, sendo devidamente estruturada e orientada, essa estação de rádio seria uma mais valia quer na prevenção de conflitos, quer na implementação da democracia ou no aconselhamento das nossas populações sobre o flagelo do tráfico e consumo de droga, ou de matérias de áreas como a Saúde, a Educação, a Agricultura, as Pescas etc.

Uma Rádio que seja uma ferramenta de Liberdade e de sensibilização na formação de uma nova consciência nacional onde não haja espaço para a ditadura.

Termino esta minha carta aberta pedindo a V. Exa. que interceda pela vida do activista guineense Mário Sá Gomes, refugiado em parte incerta na Guiné-Bissau, por estar a ser perseguido, desde há vários dias, por forças de segurança, que são capazes de tudo, inclusive assassiná-lo, simplesmente por ter emitido uma opinião em relação à questão do narcotráfico na Guiné-Bissau.

Aproveito para lhe enviar  as minhas cordiais saudações.

Antecipadamente grato,

Fernando Casimiro (Didinho)


 

     174 - Braima Djau

173. Laurindo Raul Nhaga        
172. Celina Tavares Spencer O povo guineense presenciou e presencia muita violência, sofrimento e injustiça. Todavia, o seu sentimento dominante é a esperança. Já é  hora dos governantes garantirem o futuro do País, assumindo um compromisso com a responsabilidade comum e o esforço conjunto. O guineense neste momento não tem mais alternativas, senão enfrentar este desafio para a mudança de maneira imaginativa e construtiva. E em toda a sua diversidade, agiremos juntos e agiremos já!...As Nações Unidas tem um papel fundamental a cumprir e neste momento, necessitamos dela, para que exija uma nova visão governativa, que desafie cidadãos e governos a compreender que não há alternativa senão trabalhar em conjunto para criar o tipo de sociedade que almejam para si mesmos e seus filhos. Requer-se uma governação que se comprometa com a democracia, baseada na sociedade civil. A Guine necessita de uma ética cívica, bem como de lideranças imbuídas desta ética. Hoje, apenas apelamos pelo respeito à vida, justiça/equidade, e integridade.      
171. Myrna Handem Espero que o secretario geral das Nações Unidas faca algo para mudar a situação na Guiné-Bissau. E que se possa restabelecer a liberdade de um povo que muito tem sofrido, devido a ditadores corruptos que não querem o bem do pais.      
170. Ariane Morais-Abreu        
169. Adelaide Ramalho Mane Pela paz, pelo respeito à justiça. POR RESPEITO PELA VIDA HUMANA"VALOR A VIDA.    
168. Carlos Gomes Da Silva        
167. LOBO DE PINA        
166. SERAFIM GARCIA DE CARVALHO APOIO INCONDICIONAL AO EXPOSTO, TENDO VIVIDO PESSOALMENTE A SITUAÇÃO NA GUINÉ DE 1974 A 1979. DAÍ PARA A FRENTE SÓ PIOROU AINDA MAIS. PROVA CABAL O INCREMENTO DA EMIGRAÇÃO FORÇADA      
165. Jose Antonio Pires Gonçalves        
164. Maria Dulce Almeida Borges        
163. Yasser Hernandez Gonzalez        
162. Daniel Augusto BARBOSA VICENTE Concordo com tudo que venha trazer a Paz ,Democracia, Legalidade e Estabilidade na Pátria de CABRAL      
161. Maria Matilde Macedo Santiago        
160. Ibrahim Sani no comment      
159. Roberta Contra a ditadura! pessoas livres!      
158. SIDNEY MONTEIRO        
157. Darana Castilho de Souza        
156. Val Cândido        
155. Raíssa Ferreira Teixeira        
154. Veronica Grilli        
153. Fatumata Djau        
152. Mamadu Alfa Balde A Guine e de todos os guineenses, nao uma propriedade privada dos politicos...basta de ditadura e de sofrimento....viva a guine-bissau.para o meu colega de infancia que é actualmente sua exm. procurador geral da republica se recorda do nosso passado como agente brincava na altura que eu nao espera outra atitude da parte dele a nao ser defender a verdade so que com tanto orgulho que tinha de ele ser nomiado o novo procurador geral da republica ta-me a desiludir com tantas falsidades por parte da justica guineense e faco-lhe recordar para poder recordar de mim da infancia que nós tivemos muito feliz. faco-lhe recordar da nossa infancia com tanta fineza que ele queria naquela altura de nao usar a casa de banho como as pessoas normais de onde ele tinha de por os pés em cima da sanita para fazer o que queria fazer até que um dia escorregou-se da sanita de onde a sanita partiu e teve que cortar o rabo e o braco que tenha o minimo de vergonha que respeita a deontologia da formacao que recebeu em portugal e que respeite justica bem aja parabéns aos guineenses isso é só ponta de véu que eu levantei que futuramente vou dar mais noticias um abraco a todo povo da guine      
151. lagarto        
150. Boaventura Rodrigues Santy pela paz democracia verdadeira e pratica na minha amada pátria      
149. Aladje Mutaro Embalo        
148. John Marr Ditty        
147. Tcherno Sado Djalo pela establidade, e rumo ao desenvolvimento      
146. antonio C Monteiro        
145. Antonio Ferreira        
144. Carlos Alberto Pessoa da Fonseca        
143. Clenyo Antonio Siga Todos os Guineenses devem subscrever esta petição, por AMOR À PÁTRIA.      
142. Raul, Julio Antonio sem comentarios      
141. Jacam Marques Vieira queiro a minha Guiné Bissau, sem ditadura      
140. Iria Gomes Força Guiné      
139. Sona Barbosa        
138. Norberto Tavares de Carvalho Congratulations!      
137. nua banora        
136. Armenio Luis Correia Caro Didinho, nao te conheci pessoalmente, mas conheco a maioria da sua familia. A tua mae o teu irmao falecido Beto. Espero que desta vez a comunidade internacional nos vai escutar, mas tambem a nos pertence ainiciativa de acabar de vez para sempre com a DITADURA deste sangrento general mortifero    
135. Armenio Luis Correia Caro Didinho, nao te conheci pessoalmente, mas conheco a maioria da sua familia. A tua mae o teu irmao falecido Beto. Espero que desta vez a comunidade internacional nos vai escutar, mas tambem a nos pertence ainiciativa de acabar de vez para sempre com a DITADURA deste sangrento general mortifero    
134. Eduardo Monteiro        
133. Mirian Martinho Que as Naç]oes Unidas exijam cumprimento da Lei na Rep. da Guine Bissau.      
132. Luis Mane        
131. Augusto O meu apoio incondicional a essa ideia. Fazer chegar no conhecimento da ONU, que a GUINE-BISSAU, ainda tem regime ditatorial! A GUINE-BISSAU ainda engendra de sistema de vicios "kabalidus"...    
130. Helmer Araújo Avante, ditadura nunca mais...      
129. Sana Turé Que Deus abençoe a pátria de todos nós      
128. Silvano Bernardo a nossa populaçao deve sair na rua para dizer ja basta de tanto massacre, basta de tantos chantagens, de mentiras e de corruptos. Culpado de todas estas tantas barbaridades comitidas por Nino e seus agentes, sao os politicos que nunca souberam pensar primeiro nessa pobre populaçao que sempre estao aí para o bem ou para mal, fizeram sempre a politica para os seus bens pessoais.    
127. Valentm        
126. Filomeno LOBO DE PINA        
125. Mamadú Saliu Baldé gostaria de diger como guinense que so de a pelar ao conidade internacional em particular S.G.N:U. para ajudar diger basta a ditadura do general Nino Vieira, porque o povo da guine ja nao pode mais sofrer.      
124. Oscar Barbosa A liberdade e a democracia podem tirar a Guiné-Bissau e os guineenses da situação de extrema e miserável pobreza onde se encontram      
123. Aina Sane        
122. Henrique gomes banir da guine os mal feitores e dos k vivem da desgraça do nosso pais      
121. Silvano António dos Santos        
120. Malam Quizeira assinei este B.-A. com a consciencia tranquila, contra as ditaduras do Ditador G.Presidente      
119. Senghor Ca Sou contra a ditadura e contra a governacao dos incompetentes.      
118. keylândio A. Jaquité        
117. Tiziana Trotta        
116. Roberto        
115. Valentina Pomatto        
114. Fantone Francesca        
113. Teddy Baldé Para uma NOVA Guiné-Bissau: Paz, Desenvolvimento, Democracia, Direitos Fundamentais (dignidade da pessoa humana) e, sobretudo ESTADO Constitucional      
112. joaquim costa        
111. Joao Ferreira        
110. labate marcello        
109. Abraao Cabral O presidente NINO e uma constante ameaça das PAZ na Guine-Bissau      
108. Telma alberto gomes mane Mais uma vezes o povo guineense mostrou o seu valor!!      
107. Dembele Djassi Como todos nós sabemos e sem deixar de fora a comunidade internacional, que, Nino Vieira, aliás "Nino Gato", alcunha que obteve durante a juventude devido às suas astucias (a fama de Constantino vem de longe, como dizia o outro) repesenta um perigoso obstaculo à estabilidade e ao processo democrático no nosso "paíszinho"! Está mais do que provado que ele representa a fonte do todos os problemas actuais da Guiné-Bissau, por isso mesmo seria intelegente da parte dele demitir-se enquanto é tempo! Um homem na idade dele deve reformar-se!!! Aliás já nos tem provado!      
106. Miguel Frederico Hopffer Batista Luz Sou contra todo o tipo de ditadura! O povo da Guiné-Bissau já sofreu bastante! Já chega!!!      
105. Valentina Zanini        
104. Martinho da Silva Partilho o mesmo espírito deste abaixo-assinado. O actual Presidente da Republica foi, é, e será sempre um obstáculo maior para a democratização da Guiné-Bissau. Mas isto não quer dizer que não hajam outros, porque estes são de menor dimensão e segundados pelo comportamento do Guerilheiro Presidente, como se pode notar nesta suposta crise instalada. Em pleno século XXI, o Povo da Guiné-Bissau não merce continuar a ter Presidentes do tipo Nino Vieira. Se o General não tem vontade de fazer parte do jogo democrático, deve muito simplesmente afastar-se, tendo em conta os interesses maiores do povo da Guiné-Bissau, que ele ajudou proclamar a independência, e que apenas cumpriu o seu dever da época. Estamos agora numa outra época, a da democratização do País. É o dever de todos aqueles que sabem ler correctamente, as evoluções e mudanças que as sociedades imprimem e, a Guiné-Bissau não é um caso isolado, como seria também um egoísmo a não aceitação desta via.      
103. Rubens Suzuki        
102. Joana        
101. João Conduto Jr Porque a Guiné está primeiro.      
100. Ana Costa        
99. Nilton Ca Ja esta na hora de dizer basta as atitudes ditatorias do nosso camarada Presidente Joao Bernardo Vieira e dos seus grupinhos de curruptos!!!O povo da Guinè-Bissau nao merece passar por tudo isto, porque somos um povo pacifico e civico!!!      
98. bubacar balde a democracia e direitro do homem tal como a agua,vento,ou a vida. ningem tem direito de nos privar de pensar por nos proprios    
97. Elena Rossino        
96. jesuino Albino        
95. Kâmia Espírito Santo Abaixo a ditadura na Guiné-Bissau      
94. Claudia Oliveira        
93. Cecilia        
92. David Lamine Fati I wish us success      
91. Luis Quelhas Valente        
90. Claudio Giannetti        
89. Stefania Bessone        
88. Zosimo Yubero        
87. Nuno Ferreira        
86. Elisa life is wonderful, we have to save freedom and peace, it's only our will...      
85. Ernesto Muntaga Jalo Dou o meu total acordo      
84. João Paulo Curto        
83. Joao Soares        
82. Nuno Baptista        
81. Ariane Morais-Abreu        
80. Antonio Lima        
79. Luís Augusto Cordeiro Vaz Martins Concordo com a petição por achar que ela é necessária para aumentar a pressão sobre o eixo duro e força do mal      
78. Antonia Soares Monteiro Fafe Gostaria de voltar a guine sair a rua sem restricao sem medo das ruas de Bissau sem recear os vesinhos Ouvir os nossos velhos repetidas vezes a dizer que nao querem arroz de loja de nao quererem esse ou aquele peixe mas sim o ou e site e ca burmedjo , inca gost di site di bidjogu, pabia de que e bu ca cumpra site de mandjacu es qui bon site
77. luciano nantampole só com a democracia é que guine bissau pode avançar rumo ao desenvolvimento.      
76. Gina        
75. Luis Vicente Por uma democracia séria e credível      
74. Ericsson Sanhá(Quartel)        
73. Justino Vieira        
72. Ernst Schade        
71. Fulvio contra a ditadura, pela paz      
70. Domingos Pereira        
69. Jorge Herbert        
68. adulai balde olha quem mesmo que senti ser guineense na veia nunca vai querer ver problemas na nosso querida guine,nem é isso que os nossos pais foram para luta armada que dorou onze anos,por isso é a nossa hora de agirmos como eles o fizeram, luta de libertação naçional.      
67. dory        
66. paulino gomes        
65. Mamadu Sani Nao a ditadura e derespeito pelas leis da republica.      
64. nealtina famata cassama        
63. Francelino Alfa Correr com ditadores! Ditadura nunca mais!      
62. Edgardo Tufo        
61. Danar Bangura        
60. Januario Jose Biague Basta a ditadura Respeito a democracia Boa Governa�ao na Guine-Bissau Uniao faz a for�a
59. Yuri Samory Costa gomes        
58. Mamadu Djam Bá Força combatentes!      
57. Fernanda Alvim        
56. Rita Duarte        
55. Rahman BOL        
54. Hugo Neves Almeida        
53. SANHA Abdu As Nations Unidas e a Comunidade International nao devem apoiar a ditadura na Guiné-Bissau. A legalidade Constitucional é o fundamento mesmo da Democracia. Quem nao respeita a Constituiçao, é um fora da Lei que nao merece dirigir o nosso Pais.      
52. Pedro Henriques PAZ      
51. eduino sanca sou contra a atitude e o regime ditatorial de Nino Vieira      
50. Iaia Fati Take Nino Viera out of Power, He's too incompetent      
49. Brigida Rocha Brito        
48. Flaviano Mindela dos Santos        
47. Milocas Pereira sou contra TODA a ditadura, seja a que promove Nino por conta de Manecas Santos e Helder Proença - seja ainda do Kumba, por conta da 'paródia internacional'. em ambos os casos, a CORRUPÇÃO INTERNACIONAL é a primeira responsável.      
46. Mario Dias Faty        
45. Susana Oliveira        
44. Ana Igrejas        
43. Carmelita Pires        
42. domenico scopelliti        
41. Egídio Vaz        
40. Jose Sousa Bastos        
39. Elgar Spencer Danif Porquê ter medo, se já não temos nada? Aos que nos tiraram a esperança de morrer onde nascemos... é tempo de dizer basta.!!!!!!!! Dignidade para o Povo Guineense, JÁ!!!!!!!!!!!!  
38. Francisca Vaz Turpin Por amor a Guine Pelo Interesse Nacional Pelo Patriotismo Para Salvar a Democracia
37. Samper Katomuar        
36. Manuel dos Santos A democracia e o respeito pelos direitos humanos são factores fundamentais para o desenvolvimento!!!      
35. Margarida Castro Precisamos de acompanhar o que se passa na Guiné-Bissau e informar nossos amigos      
34. de Magistris Marco        
33. Ana Teresa Murta Gomes        
32. Alai Sidibe Guine-Bissau needs transparency and competence from politicians and the whole civil society.      
31. antonio beiramar subscrevo, e assino, esta petição, no sentido de uma maior divulgação, da mesma, e para que a democracia, a tolerância, a separação de poderes institucionais continuem separados. Subscrevo, esta petição, para que seje imperioso ás Nações Unidas, ter uma nova visão sobre a Guiné-Bissau. Essa visão que seje a da exigência sobre os politicos para que estes sejam responsabilizados , pelo exercicio das suas funções!      
30. José Rachid De Barros Said Queremos Paz, Democracia, Respeito, legalidade e uma estabilidade no nosso Pais. "Para uma Guiné Bissau Melhor"      
29. monteiro justino        
28. Filomena Embaló        
27. Luis Anibal Pereira Vaz Fernandes        
26. julio umpatar queremos paz pela nossa guiné e estabilidade, justiça e direitos do Homem      
25. Roberta Attanasio faço abaixo assinado para denunciar a ditadura na Guinè Bissau porque è um dos entraves para a democracia e desenvolvimento.      
24. Intunda Na Montche faço o abaixo assinado neste documento para denunciar a ditadura na Guinè Bissau e promover a democracia e justiça social.      
23. klinque badjiprando monteiro pelo amor a Guine'      
22. Luís Manuel Eu estou e estarei de acordo com qualquer que seja algo, desde que seja para o bem da nossa Nação, minha Pátria Amada Guiné-Bissau Podem contar com todo meu apoio, farei de tudo para salvar a minha terra dos corruptos    
21. RAUL ESPIRITO SANTO        
20. Adulai Indjai        
19. DUPUIS Philippe Après la décolonisation on espére toujours la liberté, mais c'est oublié que le pouvoir corrompt, le blanc comme le noir...je souhaites à la Guinée Bissau, un président plein de sagesse , qui ne divisera pas pour mieux régner, et qui axera sa politique sur une réelle unité africaine, seul moyen , je penses, pour que l'Afrique ait enfin ,la place qu'elle mérite dans le monde.      
18. Pedro Mendes (Petras)        
17. DE MELO CABRAL Cecilia Excelente iniciativa!!!! Estou convosco e nao abro.    
16. José Antonio DJATA Mais de 30 anos de Independencia, 18+5 anos no Poder,15 anos de aprendizagem da Democarcia.Quantos anos serao necessarios para adquerir a Maturidade Democartica?      
15. Nobel Henrique AIres dos Reis        
14. abdulai balde basta de inercia de indeferença viva a coragem e vontade de progresso para um futuro melhor do nosso povo  
13. Justino Quadé        
12. Julio Correia Para um governo de prioridades centradas na Saude & Paz, Educacao, Justica, e desenvolvimento do Comercio.      
11. Orlando Castro        
10. Inácio Valentim        
9. Antonio Martins Ferreira Olayo        
8. Arlindo Correia A situação política actual da Guiné, deve-se fundamentalmente à falta de caracter e de personalidade dos políticos - não têm difinição e orientação política, assim sendo, são uma espécie de camaleãos político!      
7. Eugénio Costa Almeida Nenhuma Ditadura é boa. Pior as que o são e se disfarçam de democracias!!   No dictatorship is good, but worse they are those that if dissimulate of democracies!!  
6. Paulo da Costa        
5. Jorge da Paz Rodrigues Pela paz, pela liberdade e pelo desenvolvimento com justiça social, são objectivos que tardam em ser levados à prática na G.B., cujo povo sofre há largos anos. Por isso, como português, logo cidadão do mundo e amigo do povo da G.B., subscrevo com todo o gosto a petição.      
4. Sapinho        
3. maria assunção carvalho        
2. joão paulo gomes        
1. José António TCHUDA Respeitabilidade Orgãos da soberania e Institucões ginéenses merecem respeito de ordem déontologico. Não á protecção do ex-Primeiro Ministro, senhor Dr. Aristides Gomes « membro e coordinador de corridor da insolução política», rejeitado por todos os partidos políticos com assento parlamentar, através duma moção de censura votada em sede própria pela maioria dos deputados aliás mais de 2/3. Stop as manobras sem piedade de manter, ilegalmente, este Primeiro Ministro em funções ainda que travestido de chefe de um governo de gestão « banda de kumé kumé sem solução para o país afastando possibilidades de intégrar jovens quadros».

 

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org