Vª. EXCIA. SR. DR. KUMBA YALÁ
 

Filomeno Pina  *

filompina@hotmail.com

19.12.2013

Exmo. Sr. Dr. Kumba Yála - (ex-Presidente da República da Guiné-Bissau, ex-militante do PAIGC, ex-Presidente e fundador do PRS e, presente Candidato Presidencial para 2014 na Guiné-Bissau) – ilustre cidadão Guineense. 

Vª. Excia., permita que lhe manifeste sentimentos de Guinendade solidária,  como conterrâneo na Diáspora, longe da Terra, mas perto afectiva e emocionalmente do chão que guarda o nosso umbigo. 

 

Venho aqui deixar algumas ideias ou propostas reactivas, inseridas no contexto social e politico vivido no País, na presente conjuntura.

No fundo sei que não trarão nada de novo para Vª. Excia., que não tenham sido já "retocados" pela sua observância intelectual como pensador.

No entanto, julgo estar a interpretar sentimentos de Guineenses espalhados pelo mundo, no tocante aos últimos acontecimentos políticos no País (eleições presidenciais e outros) e com maior impacto no estado da Nação desta vez, opiniões que refiro mais adiante.

 

Devo dizer que observo o seu percurso intelectual e político desde muito cedo, precisando melhor, desde 1981, altura em que o conheci pessoalmente, e como amigo do meu irmão mais velho…

O Dr. Kumba Yála, já era licenciado em Filosofia, também neste ano, eu e o meu irmão, deixamos Bissau rumo à formação superior com destino a Portugal. 

 

Não lhe perdi o "rasto" na observação discreta da minha parte desde então, também sabia que Vª. Excia., visitava os meus familiares em Bissau, gostava da boa conversa com o meu pai, enfim, meu caro, bons tempos que já não voltam, os meus pais já não estão entre nós e o tempo mudou quase tudo.

 

O "destino" traçado pelo acaso, por vezes, empurra mais do que o desejo racional e fazemos o que não desejáramos, etc.  Aconteceu um pouco em relação aos encontros e desencontros com familiares e amigos, que marcaram as nossas vidas, deixou de ser possível um simples contacto de voz ou um abraço, afectando muitos de nós.

 

O acaso junta ou separa as pessoas, sabemos, mas podemos cultivar algo de bom nestes encontros/desencontros quando estes acontecem. Neste caso, separou e ponto final, porque nunca mais cruzamos falas, só por isso, venho por este meio, numa correspondência pública em jeito de "intimidade" social, manifestar um sentimento que resiste, associado a uma preocupação que trago no pensamento sobre o seu último comportamento político tornado público no País.

 

No fundo para lhe dizer que mais uma vez esperamos de si na política do País, o seu melhor comportamento cívico como um histórico vivo entre nós. 

 

Pedimos que seja combatente da Paz, da liberdade, da Igualdade de Direito entre os cidadãos Guineenses, tanto no território nacional, como em relação à Diáspora.

 

Protegendo este padrão de unidade nacional como denominador comum entre Guineenses pela Paz e Segurança no território nacional.  Que Vª. Excia., sublinhe como prioridade este padrão, que sei ser um dos objectivos que pautou a sua caminhada politica nacional. 

 

Esperamos o melhor de Vª. Excia., para garantirmos a Paz no território nacional, tendo a seu favor a experiência de ex-Presidente da Nação e, tendo sido vítima de um golpe de Estado, também a experiência na liderança politica de décadas, como pensador e reconhecedor do sofrimento da nossa sociedade, toda a crise porque passamos, mas sem solução até hoje, será sempre bom, tê-lo do nosso lado, porque precisamos da sua ajuda, mas, talvez de um modo diferente desta vez, Sr. Dr. Kumba Yála, i. é, se ainda puder escutar quem tem uma palavra a dizer, contrariando o seu desejo pessoal, inspirado na motivação política de algum tempo a esta parte, só. 

 

Esperamos de si a persistência e o espírito político de lutador a que nos habituou, independentemente dos resultados que arrecadou, na sua experiência política no território nacional. 

Devo dizer que admiro a sua "teimosia", em apostar mais uma vez como Candidato Presidencial em 2014. Desde já desejo-lhe boa sorte, mas, se dependesse só de mim poupava Vª. Excia., a esta corrida Presidencial, para contribuições futuras no campo da reflexão e busca de Paz para o Povo Guineense.

 

Peço que compreenda esta minha insistência (e quem sou eu para...), sou um reles fydjú dy Gambyafada, mas não deixo de discordar, meu caro Dr. Kumba Yála desta sua tentativa persistente em candidatar-se, jogando talvez a última cartada em cima da mesa, para o lugar de Presidente da República no País.

Reconheço o Direito que lhe assiste, como Guineense, mas como digo, Eu, Filomeno Pina, na sua pele - NÃO VOLTAVA ÀS URNAS - para concorrer neste contexto de mudança para o mesmo lugar de PRGB!

 

Sublinho ainda, que não estando em causa a sua competência, capacidade social de mobilização do nosso Povo, sua inteligência na dinâmica social para ir à luta, sua convicção politica, filosófica e como conhecedor da Guinendade.

Estes atributos que não estão em declínio, sabendo nós que é capaz neste aspecto e muito mais, pois então meu caro, por isso mesmo, o que está em causa é a sua tranquilidade futura, ambiente psicológico, condição física e espiritual para reflexão e apoios à posteriori. 

 

Merece este espaço para melhor poder ajudar a Guiné-Bissau, mas, como Conselheiro de Estado, nesta fase de "reforçar" o Estado da Guiné-Bissau o melhor possível. Saberá fazê-lo muito bem, como conhecedor dos cantos à Casa, mas no lugar certo, igualmente importante para a Nação, neste momento histórico de viragem politica, económica e social do País. 

 

Permita-me que lhe diga Dr. Kumba Yála, vejo-o como um grande Conselheiro da Nação, i. é, se conseguir travar o desejo de repetir a “cadeira” de Presidente da Nação, pense nisso!

 

No entanto perdoe asta frontalidade pública expressa aqui, penso que não levará a mal (uma vez que já é candidato presidencial), esta minha postura de o confrontar com esta opinião, uma vez que se trata de uma figura pública de referência política nacional e internacional.

 

Venho por este meio solicitar a sua reflexão igualmente profunda, para rever os contornos positivos desta proposta, e talvez "retirar" a sua candidatura. Deste modo, evitar o desgaste da sua imagem a preservar para o embate futuro que já é hoje.

 

Apostar em assumir destaque como - Conselheiro de Estado - o seu lugar vitalício, por Direito que rege o País, é neste momento o que penso ser o melhor para Vª. Excia.

 

Uma posição na vida pública que a natureza "cuidou" para Vª. Excia., é este lugar que está para além da justiça dos homens, trouxe a sua vida até aqui sã e salva, querendo vê-lo a ocupar o lugar de Conselheiro, que não escolheu directamente, mas que é "seu", como ex-Presidente da República da Guiné-Bissau, para ser ocupado já, penso.

 

Acredite um pouco na sua sorte, há quarenta anos de independência do País, no momento actual é, o único ex-Presidente Guineense vivo entre nós!

 

Deus assim o quis e será, seja por isso,  temos um ex-Presidente que foi vítima de um dos golpes de Estado no País, que viveu na pele este grande mal que tem perturbado ciclicamente a nossa Democracia no País.  Paradoxalmente o tempo fez um histórico entre nós, que passou por altos e baixos da política Guineense, pois acredite e aproveite a opção de momento, como Conselheiro de Estado, que está para além duma escolha objectiva. 

 

Faça das suas vitórias e derrotas, a sua grande experiência política para a viragem opcional neste momento e, seja Conselheiro do Estado, troque o seu "Ego" por um desejo plural, Nós!

 

Nesta nova postura como Conselheiro da Nação, encontro sinais positivos no exercício deste cargo político/social, ligados ao pulsar do coração do Povo, como peso pesado na conjuntura do actual estado da Nação.

 

Vejo que terá robustez intelectual, experiência política, para mostrar serviço, o que ajudará com certeza a encontrar soluções e caminhos, apoiando na reflexão politica como Conselheiro para o bem comum do Povo Guineense.

 

Sem mais, votos e continuação de um bom trabalho junto do Povo Guineense. Aproveito também para desejar a Vª. Excia., um Santo Natal e Ano Novo Próspero junto de familiares e amigos.

  

Djarama. Filomeno Pina.

 

Filomeno Pina 

* Psicólogo clínico U.C.

 

 COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO ESPAÇO LIBERDADES


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL