UM BRINDE À DIDINHO!

 

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

09.07.2010

Fernando Casimiro (Didinho)QUEM MENOS FAZ PARA CONSTRUIR É QUEM MAIS FAZ PARA DESTRUIR! Didinho

Hoje, apesar do intenso desgaste das 2 últimas semanas (brevemente saberão o porquê) e de estar em período de meditação, não posso deixar de oferecer um "brinde" a todos os que continuam a insinuar que o Didinho e outros dignos cidadãos, por escreverem: denunciando, criticando ou divulgando assuntos de interesse colectivo, da Guiné-Bissau e dos guineenses, não fazem mais do que denegrir a imagem do país e do povo guineense.

O "brinde" é precisamente a intervenção do Senhor Presidente da República da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, que aqui se reproduz.

O Senhor Presidente da República, desculpem a comparação, e sem arrogância, falou à Didinho, mas certamente não terá as convicções do Didinho, para continuar a mostrar o caminho que deve ser seguido pelos guineenses!

Oxalá os que de insulto em insulto (fora e dentro), tentam destruir o "CONTRIBUTO" aprendam que não é o Didinho que está no caminho errado, ou não viesse agora o Senhor Presidente da República dizer o que no site www.didinho.org há muito se diz, com convicção, dando razão aos que, afinal, não têm estado a denegrir a imagem do país, mas sim, a contribuir para a consciencialização e mudança positiva de mentalidades na Guiné-Bissau!

Não mudo nenhuma palavra do que escrevi anteriormente sobre o Presidente da República Malam Bacai Sanhá, mas, face ao seu discurso de hoje, felicito-o e encorajo-o a passar das palavras aos actos, dando ele próprio exemplo no que solicita ou exige a todos os guineenses!

Senhor Presidente da República, a mudança é possível. Faça parte do processo, enveredando pelo BEM, pela  VERDADE e pela JUSTIÇA,  comprometendo-se com a Guiné-Bissau e com os guineenses, sem esquecer que a Guiné-Bissau situa-se em África, mas pertence ao Mundo Global; sem esquecer que os guineenses são africanos, mas também, cidadãos do Mundo Global!

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

 

Guiné Bissau

Sanhá quer a Polícia Militar fora das ruas e o fim do tráfico de droga
- 9-Jul-2010 - 18:42


O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, disse hoje que não quer representantes do Estado envolvidos no tráfico de droga ou no crime organizado e quer a Polícia Militar fora das ruas de Bissau.

O Presidente guineense falava antes do início da reunião do Conselho Superior de Defesa, que convocou para debater a situação do país e o comportamento dos militares.

“Temos que assumir todos que para que haja a estabilidade e a paz no nosso país, temos que combater o narcotráfico”, disse.

“Tráfico de droga, tem que acabar na Guiné-Bissau. Mas, na linha da frente desse combate têm que estar os servidores do Estado. Não se pode admitir que alguém que representa o poder, o Estado, esteja metido no tráfico de droga. Isso não pode ser e tão pouco ter farda (militar), que representa os sacrifícios dos que tombaram pela independência, e estar metido no tráfico de droga”, disse o Presidente guineense.

“Quero que assumamos um compromisso aqui, nesta reunião hoje, diante da pátria, diante da memória daqueles que tombaram pela causa da pátria, de que a partir de hoje o tráfico de droga vai acabar na Guiné-Bissau”, insistiu.

“Quem tiver vestido a farda e que queira fazer o tráfico da droga que deixe a farda e vá para casa. Se um dia for preso será um simples cidadão que foi apanhado nas malhas da lei, aí será julgado e castigado como manda a lei”, afirmou.

“Não podemos admitir que ninguém suje ou manche a nossa farda, a farda das nossas forças armadas gloriosas com a sua atividade fora da lei, com a sua ambição pessoal, que me desculpem essa expressão, mas ninguém tem o direito de fazer isso com esta Nação”, referiu o chefe de Estado.

“Também não podemos permitir que haja crime organizado no nosso país, que haja pessoas que peguem em armas das nossas forças armadas para matar alguém, não pode ser, não pode ser”, insistiu.

“Temos a Polícia Militar agora a circular pelas ruas do nosso país, com a alegação de que estão a manter a ordem pública. Isso não pode continuar, a Polícia Militar é para trabalhar nos quartéis, para manter a ordem e disciplina nos quartéis, é isso o trabalho da polícia militar nunca manter a ordem pública nas ruas, para isso há polícia de ordem pública”, afirmou o chefe de Estado.

“É isso a baliza de um país civilizado, um país que quer ir para frente. É isso que tem que ser, não o contrario”, insistiu.

Fonte: http://www.noticiaslusofonas.com

 

«Armas dos militares são para defender o país e não para matar pessoas»
- 9-Jul-2010 - 16:39


O Presidente da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, fez hoje duras críticas ao comportamento dos militares do país e afirmou que as armas são para defender a integridade territorial e não para matar pessoas.

O chefe de Estado guineense falava no início da reunião do Conselho Superior de Defesa, que convocou para analisar a actual situação do país e o comportamento das forças armadas.

Num tom fora do habitual, Malam Bacai Sanhá começou por referir que a reunião tinha por objectivo dar a conhecer à comunidade internacional e aos guineenses o que as autoridades do país pretendem para a Guiné-Bissau.

“A Guiné-Bissau não pode continuar, assim, a ser um laboratório de acontecimentos tristes. A Guiné-Bissau não pode ser um mau exemplo. Pertence-nos a todos, não é de ninguém em particular”, referiu.

“O País não pode ser uma propriedade dos militares. Quando querem que durmamos, durmamos, quando querem que corramos, corramos. Não”, afirmou o Presidente.

“Não pode ser também propriedade do Presidente da República ou do primeiro-ministro, para quando querem pagar salários, paguem ou para quando quiserem que haja electricidade que assim seja”, afirmou.

“A arma que está nas mãos dos militares é para a defesa da integridade territorial, para a defesa dos interesses da nossa terra. Não é para amedrontar ninguém, matar alguém ou isso”, disse.

Na intervenção, Malam Bacai Sanhá reafirmou que os “militares têm de se subordinar ao poder político”.

“Se houver um militar que pretenda fazer política, que pense que serve mais o país fazendo política, que dispa a farda e vá para a reserva e, depois, se quiser, entre num partido político, ou crie o seu próprio partido. Mas enquanto tiver a farda, não pode fazer política”, disse.

O Presidente pediu também aos políticos para deixarem os militares.

“Quem pensar que o seu partido tem uma boa base de apoio popular que vá fazer a sua política ao lado do povo e não ao lado ou atrás dos militares nos quartéis”, sublinhou.

“Que deixem os militares nos quartéis, a segurança (a secreta) no seu trabalho, a polícia no seu trabalho, a guarda fronteira no seu trabalho, que ninguém se imiscua no trabalho do outro. Não podemos continuar desta forma, não podemos levar o país para a frente desta forma, cada um fazendo o que pensa”, insistiu Malam Bacai Sanhá.

“Não podemos ficar eternamente reféns dos militares. Tenho a coragem de vos dizer isso com toda a honestidade, mas sem nenhuma intenção de maldade na palavra”, insistiu.

Segundo Malam Bacai Sanhá, a Guiné-Bissau “não é dos militares” é de todos, lembrando que a guerra da libertação não começou com combates, antes houve um trabalho político de mobilização.

“Não começamos logo com os combates contra o colonizador, começamos pela política com a mobilização e só depois pegamos em armas. Isto para dizer que a política está acima dos militares, ou seja, o poder civil está acima dos militares. A terra não é, portanto, dos militares” afirmou.

“Quero que falemos aqui hoje de forma clara, para que haja um entendimento. No final desta reunião, espero que haja uma declaração em que constituímos um compromisso pela estabilização da Guiné-Bissau, na criação da paz, no sossego porque o povo já esta cansado”, acrescentou.

“É verdade que a comunidade internacional e os nossos amigos já estão cansados de nos ouvir nessas coisas lamentáveis”, disse ainda o Presidente guineense.
 

Fonte: http://www.noticiaslusofonas.com

 

 

É TEMPO DE MEDITAÇÃO

 

NÃO HÁ DEUS MAIOR DO QUE A VERDADE - MAHATMA GANDHI

 

 

"Perderei a minha utilidade no dia em que abafar a voz da minha consciência". Gandhi


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org