uma questão de interesse nacional

 

 

Bamba Koté*

 

bambakote@hotmail.com

 

13.07.2009

                         

Depois de uma luta feroz e árdua para encarnar a primeira instituição da República, chegou a hora do sobressalto nacional para defender o interesse da nossa pátria amada que é a Guiné-Bissau.

 

Com efeito, no início havia 13 candidatos para a eleição antecipada de 28 de Junho no nosso país, após os trágicos acontecimentos de 1 e 2 de Março do ano em curso, no entanto, só 11 conseguiram participar efectivamente na competição eleitoral.

Do mesmo modo, 11 alas todas da mesma nacionalidade “guineense”, confrontaram-se para defender suas opiniões, ideias e convicções nesta competição eleitoral.

 

É neste sentido que alguns (entre os quais a minha modesta pessoa), pensam que o candidato Malam Bacai Sanhá apresenta melhor perfil; outros, entre os quais o patriota e infatigável defensor da Guiné-Bissau o senhor Didinho, pensam que o senhor Henrique Pereira Rosa é o melhor candidato, mas também símbolo da paz e unidade nacional e do mesmo modo, outros pensam que Ibraima Djaló, Paulo Mendonça, Aregado Mantenque Té e Kumba Yalá, entre outros, também apresentam melhor qualidade. Mas o povo soberanamente e de livre arbítrio decidiu apostar nos candidatos Malam Bacai Sanhá e Kumba Yalá (Malam Bacai com 39,59% e Kumba Yalá com 29,42%).

 

Se na verdade a soberania do povo é indiscutível não quer dizer que a escolha feita por este não possa ser alvo de críticas. É neste sentido que estou convicto de que a escolha do candidato Kumba Yalá para a segunda volta foi um erro monumental, dramático, trágico e fatal.

 

Eu sou “Sanhista” de convicção, mas dentro do meu coração o meu segundo candidato é o senhor Henrique Pereira Rosa. Sempre desejei uma segunda volta entre o senhor Malam Bacai e o senhor Henrique Rosa, pois só esses dois candidatos podem tirar a Guiné-Bissau da situação em que se encontra.

Infelizmente, o povo decidiu de uma outra forma. Chegou a hora de criar uma coligação nacional para impedir o candidato Kumba Yalá de cumprir os seus objectivos políticos maquiavélicos iniciados no ano 2000. Política baseada na divisão étnica, racista mas também na ambição de desarticular fundamentos das instituições da República.

 

É neste âmbito que enquanto jovem, apelo a pessoas como o Didinho e todos aqueles que contribuem no site www.didinho.org que façam o máximo esforço para impedir a eleição do ditador Kumba Yalá.

Hoje todos sabem que o site www.didinho.org é a plataforma onde todos os problemas da Guiné são debatidos, mas também, o administrador deste site é o melhor defensor dos interesses da Guiné.

 

Prova disso foi nas eleições de 2005 onde decidiu apoiar fortemente o candidato Malam Bacai, mas nas eleições antecipadas de 2009 apoiou Henrique Rosa que, infelizmente, não conseguiu ser apurado para a segunda volta, por isso, solicitamos ao senhor Didinho, enquanto líder de opinião e como pessoa em que muitos jovens como eu apostam, que assuma as suas responsabilidades para se posicionar, mas também, que faça as pessoas posicionarem-se contra Kumba Yalá que é um perigo público para a Guiné-Bissau.

 

É uma questão de interesse nacional que está em causa, e os que não votaram na primeira volta (taxa de abstenção 40%) de uma razão ou de outra devem fazê-lo agora,

porque dos dois, Malam é o melhor!    

 

* Estudante de Ciências Políticas e Relações Internacionais no Senegal

  

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org