UMA BREVE CARTA À PÁTRIA

 

 

Por: Flaviano Mindela dos Santos

 

 

11.12.2008

 

Sou um dos muitos filhos teus, que por força das circunstâncias, vive longe do teu olhar, para um dia, melhor poder te abraçar, e do teu coração cheio de emoção, sentir um calor acolhedor.

Como muitas outras, um dia, ao divino juraste fidelidade e guia moral, para os teus filhos.

Um século qualquer, sem saberes porquê, o mundo, na sua procura insaciável de pão para a boca, não quis saber da tua usurpação, violação e humilhação.

Mas deste período bastante terrível da tua vivência, também tiveste momentos de felicidade, e outros filhos; que apesar da tua condição de solteira e pobre, ainda tiveste a bondade de adoptar mais outros tantos, para fazer do teu chão, um lugar de razão.

Hoje, demasiado doente e cansada, mais de tanto assistir sem muito poder fazer: as múltiplas perseguições, traições, humilhações, e assassinatos de muitos dos teus melhores filhos, por alguns dos teus piores filhos; ainda resistes. Ainda resistes como muitas conseguiram resistir, ao longo de toda a história universal!

Resiste mais uma década, que o tempo haverá de transformar essa nova onda de esperança, numa forte maré, que arrastará para muito longe das tuas costas, todas as verdadeiras causas, destas tuas maldições.

Como sabes, por justificações que preferi compreender sem mesmo questionar, não pude participar na última escolha dos que candidataram para a condução do tratamento da tua já duradoira maleficência, durante os próximos quatro anos. Mas aproveito aqui para te enviar os meus sinceros votos, de um ano novo, cheio de prosperidades.

Para que definitivamente, se comece a administrar muito bem aos nossos jovens, todo o legado de Amílcar Lopes Cabral, para melhor poderem julgar, valorizando ou não, a sua crucial importância, no resto do percurso da nossa particular história.  

Para que na tua inadiável recuperação, seja feita primeiro: um diagnóstico sério e experimentado, para uma posterior aplicação de um tratamento faseado e apropriado.

Para que haja uma honesta distinção das fundamentais causas, e dos principais efeitos, da tua incontroversa enfermidade.

Sobretudo, para que jamais se consinta, a preparação e montagem desse mentiroso cenário, com a música de fundo a denunciar manobras de perseguições, que toda a vergonhosa hipocrisia de serviço, vai fingindo chamar de: necessária e urgente reforma nas forças armadas.

                                                                                                         

Ser, Conhecer, Compreender e Partilhar.  

       

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!

 


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org