TRÊS NOVOS CASOS CLÍNICOS

 
Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

12.02.2008

 

Caso  de sarcoma embrionário (embryonic sarcoma)

 

Cada dia que acordamos, devemos dar graças a Deus, Allah, Jeová, Buda, Polon de Reno (dependendo das nossas crenças) por estarmos vivos e com saúde.

 

O caso que relato a seguir é um exemplo de que o sofrimento de um ser humano não se pode medir pelo tamanho, pela idade ou pelo sexo e que, antes de nos queixarmos de tudo e de todos, devemos estar cientes de que há outros que estão em pior situação....

 

Uma jovem de 19 anos de idade foi admitida por choque séptico.

História pertinente: nasceu com um sarcoma embrionário e na tenra idade, tiveram que retirar-lhe parte do fígado e como o tumor também invadia o pericárdio, teve uma pericardiectomia. Três semanas antes de ser admitida no nosso hospital, foi submetida a uma intervenção cirúrgica para reparar uma hérnia diafragmática.

 

Foi tratada com o protocolo da sepsis com boa resposta e finalmente foi extubada; mas , infelizmente, devido à sepsis, teve como complicação uma DIC (coagulação intravascular disseminada), com microtrombus e gangrena dos dedos das mãos (acabou por perder as últimas falanges dos dedos).

 

Assuntos a rever:

 

1- DIC (CID) (há um artigo interessante no jornal de cuidados intensivos sobre critérios para detectar DIC mais cedo,  tentar evitar as suas consequências; quem estiver interessado, pode enviar um pedido através do meu email  joaquim.tavares15@gmail.com que lhe enviarei o artigo.

 

2-Situs Inversus (sítio inverso) sem dextrocardia; este caso é também interessante, porque o doente tem os órgãos topograficamente invertidos (fígado no lado esquerdo, baço no lado direito) excepto para o coração que está no lugar correcto.

 

Há um outro caso diferente em que o doente tem situs inversus com dextrocardia órgãos topograficamente invertidos, e coração no lado orientado para o lado direito) - ver fotografia.

 

 


 

Caso de Tuberculosis

 

Não! A tuberculosis não existe só no terceiro mundo: com o aparecimento da SIDA e a globalização, a tuberculosis está de volta e com vingança.

 

Um individuo de 76 anos, ex- professor universitário na China, imigrou para os Estados Unidos  há 5 anos atrás para viver com os netos Pasadena (Califórnia);

História pertinente: Foi tratado devido a uma tuberculose pulmonar em 1956 (disse que teve tratamento completo)

Apresentou-se nos serviços de urgência com anorexia, caquexia e tosse não produtiva.

A radiografia e o TAC podem ser revistos (fibrosis no lobo superior direito dos pulmões com algumas cavidades. O esputo mostrou numerosos bacilos (AFB-acid fast bacillii), confirnados como bacilos da tuberculose pelo PCR(polymerase chain reaction).

 

O tratamento foi iniciado com: etambutol(20mg/kg/dia), isoniazida (300mg/dia), rifampicina(600mg/dia), pirazinamida(15mg/kg/dia) e uma vitamina piridoxina.

 

As minhas questões para os meus colegas na Guiné:

 

1- Também tratam todos os doentes com tuberculose com 4 agentes? (aqui, assumimos que todos são resistentes até o patologista nos dar a sensibilidade do bacilo aos diversos agentes; por isso damos 4 agentes à partida).

 

2- Usam o PCR para confirmar se  o bacilo é da tuberculose ou assumem que é (o que faz senso) e tratam (aqui, cada dia vemos mais variantes do bacilo, como o MAC/MAI (microbacteria avium intracelular), por isso fazemos o PCR para confirmar.

 

 

 

 


 

Caso número três

 

Uma senhora oriunda das Filipinas com história de hipertensão, apresentou-se nos serviços de urgência com dor aguda de peito (na expressão dela, a dor estava a “rasgar-lhe o peito”. A pressão arterial medida: 240/125 e tinha paralisia do lado esquerdo do corpo.

 

O TAC demonstrou uma dissecção da aorta tipo B (tipo 3  na antiga classificação).

 

Foi tratada com uma infusão contínua de esmolol, com adição de outros agentes e conseguiu-se controlar a pressão.

Ainda está a recuperar nos cuidados intensivos.

 

Pontos a rever:

 

Tratamento da dissecção da aorta (aortic dissection)

   Tipo A

   Tipo B

 

 

 

 


ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org