TRÊS HOMENS MAIS PODEROSOS ACTUALMENTE NA GUINÉ-BISSAU

 

João Octávio Júlio Sá Filipe

sa_filipe@hotmail.com

08.10.2009

Caro irmão Didinho, é com imenso prazer, que estou lhe deixando minha contribuição inerente a este maravilhoso projeto (CONTRIBUTO), não só maravilhoso, mas sim um projeto consideravelmente vitorioso, sendo que atingiu um objectivo, que todos nós filhos da maravilhosa Guiné-Bissau esperamos; que é sem dúvida estar ciente de tudo que acontece na nossa maravilhosa terra; terra esta que possui seu próprio sobre nome “GUINÉ, país na sua totalidade, e BISSAU seu sobrenome, interessante!

DIDINHO, longe de passar graxa ou puxar saco como dizem os brasileiros; reconheço NA MINHA OPINIÃO, seu conceito mais lindo ou fenomenal, que me fascinou em todos os seus textos foi sem dúvida este:

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade!

Por isso meu caro irmão, espero que as forças não lhe faltem, que o ser supremo continue a iluminar suas idéias e que o espírito da virtude, continua ao seu redor quando o assunto é pensar e repensar o bem-estar da Guiné-Bissau.

Por outro lado, eis o meu contributo:

Tive oportunidade de ler um dos livros editados e publicados pelo senhor FERNANDO DELFIM DA SILVA, ex-ministro da educação e cultura e também dos negócios estrangeiros no regime do ex-presidente Nino Vieira, onde ele citava que, o primeiro golpe EXECUTADO no seio do PAIGC, foi pra ele, sem dúvida, o assassinato de fundador do PAIGC eterníssimo AMILCAR CABRAL. Ora Amilcar Cabral morreu antes da independência, o que demonstra que é bem antes da minha chegada ao universo, visto que tal ocorreu em 1978. Desde então (morte de Cabral), vêm acontecendo mortes subseqüentes na Guiné até aos últimos acontecimentos, que terminaram com as mortes de Baciro Dabó e Hélder Proença.

JÁ DERRAMOU MUITA SANGUE NA GUINÉ, desde a época da colonização até ao momento atual; precisamos impulsionar um basta nisso, devemos brigar mais com as palavras, devemos fortificar a democracia e caminhar rumo ao desenvolvimento.        

O meu conselho humildemente como filho da Guiné, aos três homens mais poderosos do momento na nossa terra é:

HIERARQUICAMENTE:

1º SENHOR PRESIDENTE DA REPÚBLICA – MALAM BACAI SANHÁ – tive oportunidade de ler seu discurso de empossamento, lhe digo que, concordo plenamente com a reconciliação; e ainda me lembro da sua imparcialidade quando era Presidente da Assembleia Nacional Popular.

Ser imparcial nas tomadas de decisões, ou tratar todos guineenses da mesma forma (PRINCÍPIO DA ISONOMIA) adoptado em maioria dos países democráticos, é o exemplo mais dinâmico e pragmático que você pode transferir a todo o cidadão guineense. Espero que você instigue cada vez mais, o conceito da reconciliação ao povo guineense, que siga o exemplo DO VITORIOSO NELSON MANDELA, fazendo com que todos os guineenses entendam que devemos nos relaxar, ponderar e perdoar... Só assim, poderemos dar passos gigantescos rumo ao projeto de desenvolvimento;

2º SENHOR PRIMEIRO MINISTRO - CARLOS GOMES JÚNIOR – você tem a fama de um bom administrador! É tudo que a Guiné-Bissau necessita, em suas mãos, está uma grande responsabilidade, como a de pagar mensalidades salariais aos funcionários públicos, dar aquilo que é de carácter bem remoto, ou seja, totalmente ultrapassado no conceito da globalização como por exemplo: fazer com que chegue energia e água nas residências populacionais, é, sim, indispensável nas residências de qualquer país do mundo actualmente. Por outro lado, o senhor deve cogitar seriamente em investir na educação, na saúde e na agricultura; três importantes pontos que impulsionam, sem dúvida, o desenvolvimento de um país. Resolvendo tais preocupações, senhor primeiro ministro, na sequência, poderá iniciar a cogitação em assuntos internos mais específicos. PARA GOVERNAR COM TRANQUILIDADE, vossa senhoria necessita tomar duas posições:

a)     descentralizar poderes, incumbindo ao JUDICIÁRIO suas atribuições, deixando com que LEGISLATIVO desempenhe as suas e o EXECUTIVO desempenhando também as que lhe competem; fazer com que as leis sejam respeitadas (PRINCÍPIO DA RESERVA LEGAL) também adoptado em maioria dos países democráticos.   

 

b)     Se fortalecer o principio da reserva legal, (cumprimento da lei) então, devem ser construídas prisões, que são, sem dúvida, locais de ressocialização das pessoas que infringem a lei;

SENHOR CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORÇAS ARMADAS – ZAMORA INDUTA – eu me lembro da sua voz como porta voz da JUNTA MILITAR 11 anos atrás, você defendia integralmente a democracia, então, deixe com que essa virtude lhe acompanhe em suas tomadas de decisões no quotidiano, sendo você um militar graduado e com especialidade obtida no país mais forte de mundo militarmente e democraticamente (EUA), eis o exemplo ideal a prosseguir. Deve elaborar um projecto de alfabetização, alfabetizando todos os militares fazendo-lhes compreender o porquê do uso do uniforme militar, o porquê da posse da arma e em que momento esta deve ser aplicada (lógico que será em caso de estado de sitio ou de guerra, ante nação distinta). 

CONCLUSÃO: se um dia, MALAM BACAI SANHÁ, foi imparcial no exercício de suas funções como Presidente da Assembleia da GUINÉ-BISSAU; CARLOS GOMES JÚNIOR, tem a fama de bom administrador e o ZAMORA INDUTA, há 11 anos defendeu a democracia em seu todo, A QUE CONCLUSÃO DEVEMOS CHEGAR???

Eu parcialmente, chego à conclusão de que a GUINÉ-BISSAU, está em boas mãos, sendo que, estes três homens poderosos de momento, jamais deixarão que aconteçam assassinatos bárbaros, como se estivéssemos na época do império romano;  os mesmos juraram solenemente fazer progredir o país e respeitar o povo guineense, por isso vos peço, por favor, AJUDEM a GUINÉ-BISSAU, sendo VOCÊS, nossos representantes virtuosamente tanto a nível interno como internacional. Desejo-vos, BOA SORTE DURANTE GOVERNAÇÃO, pois não é tarefa fácil.         

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!

 


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org