A SAÚDE DOS GUINEENSES NA GUINÉ E NA DIÁSPORA

Prof. Joaquim Tavares

Prof. Joaquim Silva Tavares (Djoca)

joaquim.tavares15@gmail.com

09.01.2011

 

Tratamento hipotérmico (Hypothermic Therapy)

Caso clínico:

Uma senhora de 52 anos de idade, com historial de diabetes, hipertensão, fumadora de cigarros e consumidora de cocaína e marijuana, ao tentar caminhar com a ajuda da filha, teve um colapso; Os serviços de emergência foram chamados e a caminho do Hospital, a paciente entrou em paragem cardio-respiratória: Iniciou-se a ressuscitação cardio-respiratória e na unidade de cuidados intensivos cardiovasculares, iniciou-se o Tratamento Hipotérmico (Hypothermic Therapy Protocol), com o Arctic Sun (nome comercial).

Dez dias depois, a senhora foi extubada, e finalmente foi-lhe dada alta.

 

 Clique nas imagens para ampliá-las

 

Comentário:

Entre 5 a 10 anos atrás, esta senhora muito provavelmente teria falecido ou se tivesse sobrevivido, haveria grande possibilidade de ficar incapacitada mental e fisicamente. Com a instituição do Tratamento Hipotérmico, a sobrevivência, com um bom estado funcional, depois de paragens cardíacas, subiu de 26% a 49% na altura da alta, e de 39% a 59% aos 6 meses.

O tratamento hipotérmico tem sido usado há mais de 100 anos, quando se instituiu para tratar soldados feridos nas grandes guerras: nos últimos anos, através de muitos trabalhos de investigação, começou-se acreditar mais no seu uso para melhorar a sobrevivência em casos de paragens cardíacas.

A maioria dos hospitais está agora a incluir o protocolo de Tratamento Hipotérmico como parte da ressuscitação cardio-respiratória.

Métodos de Hipotermia: o ideal será ter produtos como o Arctic Sun (tipo colete) em que se pode ter melhor controlo na diminuição da temperatura; mas quando isso não é possível, há métodos mais tradicionais e menos caros: pacotes de gelo (axila, virilha, cabeça), intravenosos refrigerados, etc.

Fases de Tratamento Hipotérmico:

1- Indução: A finalidade é atingir a temperatura de 33 graus.

2- Manutenção: manter a temperatura de 33 graus centígrados por 18 a 24 horas.

3- Fase de aquecimento: aquecer a um ritmo de 0.25 a 0.33 graus/hora até atingir a temperatura de 36 graus-37.5 graus

 

Para mais informações e se alguém estiver interessado em protocolos detalhados, o meu email: joaquim.tavares15@gmail.com

 

Joaquim Silva Tavares, MD, FACP, FCCP, FAASM


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org