STATUS QUO

 

 

Por:  Domingos Pereira - "Mortunega"

29.04.2007

 

Depois de um curto interregno chama-me a missão Pátria de voltar a dizer algo sobre a nossa Guiné-Bissau.

Dizer algo, mas sem antes, no entanto dizer, ao meu concidadão e irmão Sidibé, que tudo o que toca ao "nosso" espaço contributo é património comum de todos os que sentem e vivem a nossa querida Guiné-Bissau, por isso...

irmanamente, não precisa pedir licença para utilizar o que é seu também.

Todos os títulos, as honras e demais valias, são pertenças da nossa identidade comum, tendo como expoente máximo o espaço "contributo" do nosso irmão "Didinho". A mim só me resta agradecer-lhe os seus elogios de reconhecimento pelo meu esforço em falar da Guiné-Bissau. Pelo reconhecimento, o meu sentido e muito obrigado. E, se me permite também, apraz-me agradecer-lhe a pertença da fileira dos "inconformados" com a sorte do nossa Guiné-Bissau. Mais que isso, a excelência dos seus trabalhos, que de igual modo, me motivam na nossa luta comum. Meu irmão Sidibé, estamos juntos... vamos continuar a trabalhar como diz o nosso estimado irmão Didinho.

Agora, voltando à "vaca fria" do titulo.

Recentemente, a urbe guineense animou-se com a iniciativa politica do Pacto de Estabilidade Governativa assinado pelos principais partidos políticos da Guiné-Bissau (PAIGC, PRS e PUSD) com vista a repor a normalidade democrática na Guiné-Bissau. A euforia foi total, as esperanças renasceram..., No segredo da esperança, muitas mentes inter-questionaram, se seria desta que o General teria que se submeter às regras do jogo democrático. Puro engano...

Na Guiné-Bissau, o General continua a determinar as regras e a dar cartas.

"O Pacto pariu um ABORTO". O General continua a dar cartas da sua maquiavelice politica... e a ganhar.

Hoje, sabe-se que o "Governo" recém formado não espelha nem as escolhas do PAIGC, nem do PRS, e muito menos do atribulado PUSD. As cartas foram trocadas. Este Governo tem as mãos e a vontade expressas do General.

O Martinho Dafa Kabi falhou. Falhou, e logo no primeiro embate com o General. O Dafa, mostrou que é um KABIRO, pois borrou-se todo logo no primeiro confronto com o General. Pior ainda, pois parece que, mais que isso, o General, fez-lhe até, baixar as calças... O PRS idem, o PUSD ibidem...

O Martinho ao falhar este primeiro embate, ao deixar-se envolver por essa teia de subserviência do General, acabou como politico, mas também não é um predestinado. Martinho falhara sempre nos embates com o General. Martinho não tem estofo para fazer frente ao General. Levou a lição aparentemente bem estudada do Partido, os nomes foram escolhidos, mas Martinho, falhou pelo fiasco da sua personalidade. Alguns, entre eles, o Soares Sambu (Chefe da Coligação de traidores), o Daniel Gomes, o Marciano, o Rui Araujo... a Satu Camara... todos pensam que, foi uma TRAIÇÃO ao líder do Partido, ao Carlos Gomes Jr, mas puro engano. Eles traíram-se a si próprios.

Ao Martinho foi dada a oportunidade de dar seu o primeiro passo como personalidade politica "independente", mas... borrou-se logo à primeira prova.

Temos que reconhecer, que o líder do PAIGC, Carlos Gomes Junior, foi coerente na indigitação de Martinho Dafa Kabi, obedeceu aos estatutos e indicou o 3° Vice-Presidente do Partido para o cargo de Primeiro Ministro...

Martinho, apesar de se saber inapto para o cargo, não se lhe pensava entretanto, esse carácter "frouxo"..., o homem espalhou-se logo no primeiro embate com o General.

O estrelhaço de Martinho, foi maior do que inicialmente tínhamos pensado. Se verificarmos com muita atenção o actual organigrama do Governo de Martinho, as conclusões são óbvias:

Contrariamente ao que se apregoa, o General impôs ao Martinho (ao Pacto, melhor dizendo), seis (6) nomes e não 3 como se tem apregoado. Desse lote de "boys" do General há a destacar:

- A ilustre desconhecida, Ministra dos negócios estrangeiros, Conceição Nobre que tem como único e fundamental "curriculum", segundo o patético "comentador politico" Rui Landim, ... o titulo emérito de ter sido "a mulher de um distinto diplomata, Alfredo Cabral...";

- O famigerado e incorrigível marginal Baciro Dabo (este dispensa comentários...;

- O Maligno Soaro Sambu, figura ambiciosa, mestre de traições e agente de Nino e Hélder Proença de há longa data;

- Issufo Sanha, o Predador Financeiro preferido do General;

- Daniel Gomes que, decidiu pôr os dois pés na banda do General; -Marciano Barbeiro que não podia deixar de resistir ao "canto da sereia" do seu compincha Daniel para virar as costas ao Cadogo e juntar-se ao General.

Toda essa corjada de lumpens da politica, estão do lado da barricada do General, uns com ele mesmo, outros por intermédio e conta do aborto politico Malam Bacai Sanha, outro agente que se rendeu à estratégia do General.

Estes e outros, abortaram um desígnio de esperança, caíram no engodo do General e preparam-se para encher a pança desnutrida.

Mas, só me resta ter pena da nossa Guiné-Bissau, porque...

O que se pode esperar de uma desvairada como a São Nobre para tratar dos nosso negócios estrangeiros, do Itilico Issufo para endireitar as nossas finanças ( ai que saudades do Fadia...), do falso bem falante do Daniel, do tenebroso Rasputim do Soaro (pior Ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau), do pobre Marciano que nem podia com a estudantada, quanto mais com essa tropa malcriada e viciada no negócio da droga,... o Baciro este... esta bem entregue, pois está no Ministério mais Marginal do Pais.

Ao Gomes Junior, que saiba esperar, pois ainda o Povo tem saudades do seu tempo. Deve saber esperar e saber estar... para vencer e resgatar a Guiné-Bissau.

Com muita mágoa, fecho esta contribuição com a dolorosa realidade de que o nosso pais continua a ser Governado por um bando de Marginais.

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org