Campeã 2011 de Ténis sub 12 da região dE Veneza (ITÁLIA) é uma italo-guineense

 

Sofia Sambú
 


 

Agostinho Pereira Gomes

bonacansa@hotmail.com

22.12.2011

 

Agostinho Pereira GomesTrata-se de Sofia Sambú, filha de pai guineense e de mãe italiana. Sofia Sambú de 11 anos de idade, sagrou-se campeã após ter superado a sua adversária Chiara Andriolli, numa partida que marcou o final do torneio dessa modalidade desportiva organizada anualmente pela Federação Italiana de Ténis (FIT), com a finalidade de descobrir novos talentos.

A raquete da vitória

Mede 68 centímetros de comprimento, 26 de largura na área de impacto, e pesa 290 gramas. Estas são as características gerais da raquete que garantiu a vitória da italo-guineense sobre a sua rival italiana em três sets, com os parciais de 2-6; 7-5 e 10-8. Com este triunfo a adolescente guineense arrebatou título de campeã de ténis na categoria de sub 12 da região da Veneza. A nova expoente máxima de ténis mede 1.60metros de altura e pesa 48 kg. Presume-se que esta premissa é o maior"segredo" da sua vantagem em relação às adversárias, porque proporciona-lhe grande estabilidade e agilidade de movimentos dentro do terreno do jogo, sobretudo quando se encontra em defesa.

Sofia Sambú nasceu em Verona, Itália, cidade onde sempre vive una companhia dos pais. Muito cedo sentiu a paixão por esta modalidade desportiva, o que obrigou os pais a inscrevê-la numa escola privada de ténis. Aos seis anos de idade a portadora da bandeira nacional guineense aos mais altos degraus do desporto "dos ricos", já frequentava 3lições de ténis por semana de Outubro a Maio, e recebia um curso intensivo de Junho a Setembro, ambos suportados financeiramente pelos pais.



No ano de 2010, a neo-campeã veneta começou a sua aventura nas competições oficiais defrontando Anna Giaccone, a sua primeira adversária, tendo saído do rectângulo do jogo derrotada. Parecia ser um adeus às suas aspirações porque "foi muito difícil suportara derrota ", confidenciou-nos numa entrevista em exclusivo, momentos após a lição de uma hora que recebera no Palasport G.B. Battistoni da Câmara Municipal de S. Giovanni Lupatoto, em Verona a que fomos autorizados a assistir.


Entrevistar a nossa Sofia não foi uma tarefa difícil nem fácil. Não porque pertence a uma família de difícil acesso. Antes pelo contrário. Tivemos direito a uma calorosa recepção por parte dos seus pais. O problema maior foi o de encontrar uma vaga no seu preenchido calendário de actividades. De início a nossa Sofia Sambú mostrou-se tímida, mas durante o decorrer da entrevista vimos emergir uma pessoa diferente que soube oferecera sua pequena alegria, mas que para nós era uma grande história desportiva. Vimos uma campeã de carácter... tímida mas simpática, inteligente e que sonha ajudar aos mais necessitados.
Mais uma vez, a bandeira da Guiné-Bissau foi vista no meio das outras no mundo do desporto.

Agostinho Pereira Gomes "Apego"

 




Entrevista da campeã sub-12 de ténis 2011 da região veneza de Itália ao site Contributo Cidadania.

"Se me tornasse uma campeã mundial, ajudaria as crianças da Guiné-Bissau e de outras partes do mundo que vivem com dificuldades. Estou feliz por jogar ténis... Tenho a sorte de praticar este desporto, porque os meus pais compram-me todos os materiais desportivos necessários, o que me possibilita a prática do desporto. Lamento muito por eles porque é um desporto que importa alguns custos" - Sofia Sambú


Associação GB - Contributo Cidadania (AGB-CC): - Já concedeste alguma entrevista a um jornal, uma rádio, ou uma televisão?

Sofia Sambú - Não, nunca. Esta é a primeira vez que falo com um jornalista.

AGB-CC - Para si o que significa ser campeã de ténis ao nível de uma região?

S.S. - Significa tanto... é muito belo ser campeã... é muito importante, e basta.

AGB-CC - Com quem jogou a final?

 


S.S. - Joguei na companhia da minha companheira da equipa... Fizemos uma dupla contra a equipa de San Floriano. As nossas adversárias foram a Chiara Andreolli e a Aurora Jean Tedesqui.

AGB-CC - Qual foi o resultado da partida?

S.S. - Os resultados... os primeiros sets venceram-nos 6 - 2. Portanto, 2 - 6; 7 - 5, fizemos o tie break aos 10...10 - 8 para a nossa equipa.

AGB-CC - Conta-me como nasceu a sua paixão pelo ténis?

S.S. - Nasceu quando era pequenina... o meu pai deu-me um empurrão (para jogar o ténis). Então, comecei a jogar. Também foi bom. Depois, veio-me a verdadeira paixão de jogar. Fazia-o muitas vezes por semana..., chegou-me também a paixão de ver as partidas de ténis através da televisão, e a paixão de conhecer os tenistas...

 

Sofia Sambú



AGB-CC - Certamente conhece muitos tenistas...

S.S. - Sim. Os meus ídolos... das mulheres é a norte-americana Serena Williams. Dos homens é o espanhol Nadal. Conheço também os outros, como o Federer... e algumas jogadoras italianas... a Schiavone...

AGB-CC - Quando é que começou a jogar os desafios oficiais e quem foi a sua primeira adversária?

S.S. - Os meus desafios oficiais começaram em 2010, e a minha primeira adversária foi a Anna Giacconi, num torneio que decorreu em Bovoloni, nos arredores de Verona.

AGB-CC - Quem venceu o desafio?

S.S. - Ehhh... ela venceu ao terceiro set...(risos.!!!)

AGB-CC - Quantas partidas já venceu?

S.S. – Está a falar dos resultados?

AGB-CC – Estou a falar das partidas vencidas nos desafios oficiais...

S.S. -Ahhhh. Tenho vencido... não me recordo de todas.

AGB-CC - As mais importantes, as que certamente ficaram gravadas na sua memória...

 


S.S. - Estive nos quartos do final no torneio de San Floriano e venci, também estive presente nos outros torneios... de Lazise por exemplo em que venci duas partidas... e basta.

AGB-CC - E quantas partidas perdeu?

S.S. - Muitas... a que sempre me lembro é a semi-final em San Floriano. Também perdi duas partidas contra a Rizza... A Rizza é uma rapariga muito brava, derrotou-me três vezes.

AGB-CC - É estudante... Nesta sua idade como consegue levar para a frente essas duas actividades assim com tanto empenho?

 


S.S. - Beh! Arranjo sempre algum tempo para estudar. Jogo 4 vezes por semana e como termino as minhas aulas pelas 5 da tarde, quando volto para casa consigo fazer os trabalhos de casa e preparar-me para as aulas do dia seguinte. Às vezes não vejo a televisão. Portanto, consigo fazer em simultâneo as duas coisas.

AGB-CC - O seu pai é guineense e a sua mãe é italiana. Sente-se mais guineense ou mais italiana?

S.S. - Beh! Sinto-me um pouco de tudo...

AGB-CC - O país de seu pai é muito pobre... se nesta sua caminhada de ténis vier a transformar-se numa campeã mundial, o que pensa fazer para as crianças da Guiné-Bissau?

S.S. - Eu daria dinheiro para a Guiné-Bissau, também para as outras partes e países pobres... e procuraria ajudar as crianças.

Estou feliz por jogar ténis... só que lamento muito, porque são os meus pais que me compram tudo e me ajudam a praticar este desporto... é um desporto um bocado caro.


 

AGB-CC - Diz-se que o ténis é um desporto para ricos... os seus pais são ricos?

S.S. - Beh! São normais. Não são ricos... são normais. Não creio que apenas os proprietários de grandes vilas, as pessoas que têm tudo devem praticar esse desporto... somos normais.


Entrevistas e Fotos: Agostinho Pereira Gomes "Apego"
_____________________________________________________________________________________________________________________

Origem do ténis


Segundo Wikipédia, a grande enciclopédia livre, o ténis é um desporto de origem inglesa, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas (Australia Open), de cimento, ou de relva. Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meias-quadras por uma rede, e o objectivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.


Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária incluindo o alvado do oponente, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução pelo adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc).
O ténis possui um intricado sistema de pontuação, que subdivide o jogo em games/jogos e sets/partidas. Grosso modo, um game é um conjunto de pontos (15-30-40-game) e um set é um conjunto de games (1-2-3-4-5-set).Cada game tem um jogador responsável por recolocar a bola em jogo: fazer o serviço ou sacar.

No ténis de competição, prossegue a enciclopédia livre, é comum que o jogador que serve fature o game, já que tem a vantagem do ataque e dita o ritmo do jogo. Desta forma, uma das estratégias de jogo é tentar inverter esta vantagem durante a troca de bola ou durante a defesa fazer com que o adversário, através de erros, perca os games em que está a sacar. Ganha o jogo/encontro aquele que atingir um número de sets pré-definido - geralmente 2 sets, sendo de 3 sets para os grandes torneios masculinos.

 

 

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL