SOBRE A DEPRESSÃO

Prof. Joaquim Tavares

J.TAVARES, MD, FCCP, FAASM

joaquim.tavares15@gmail.com

 

Sobre a Depressão

 

13.12.2009

Ilustrando o excelente artigo do Sr. Alberto Lopes sobre a depressão, gostaria de compartilhar este caso com os utentes do Contributo.

Um jovem de 24 anos de idade, tendo feito duas missões de serviço no Iraque, começou a ter sintomas de depressão e a beber álcool.

Depois de uma briga com a namorada, tomou 15 comprimidos contendo acetaminofeno.

Foi trazido aos serviços de urgência com alteração do nível de consciência.

O nível plasmático do acetaminofeno estava muito elevado (mais de 100) e o tratamento foi iniciado com mucomyst (antídoto).

Nas 24 horas seguintes, o nível de consciência continuou a deteriorar-se e os níveis das enzimas hepáticas, apesar de melhorarem, ainda estavam muito altos.

Como o nível sanguíneo da Amónia estava normal, a única explicação para a deterioração do nível de consciência seria o desenvolvimento de Edema cerebral.

Decidi entubá-lo para, não só proteger as vias aéreas, mas também, para lhe dar mais sedativos, imobilizá-lo e tentar hiperventilação, dar mannitol e elevar a cabeceira da cama a pelo menos 30 graus, tudo com o fim de reduzir o edema cerebral (ICP ou pressão intracraniana).

 

Também pus uma linha venosa central para monitorizar a pressão venosa central (para ter mais controlo na quantidade de soro a dar ao paciente).

O mais importante num doente com edema cerebral é tentar preservar a Pressão de Perfusão Cerebral (Cerebral Perfusion Pressure) que se pode deduzir da fórmula: CPP=MAP (pressão arterial média) - ICP (pressão intracraniana); e deve-se manter a 65 mm/Hg ou mais.

 

Tivemos de transferir o paciente hoje para um Hospital gémeo a 15 quilómetros e que tem um Neurocirurgião de banco 24/h dia para pôr um dispositivo para monitorizar o ICP. A próxima etapa é transferir o paciente para Stanford ou UCLA para transplante de fígado.

 

A depressão é uma doença séria e todos os médicos necessitam de estar preparados para a diagnosticar e tratar (infelizmente, em países do Terceiro Mundo ainda é considerada tabu e as pessoas afectadas têm dificuldade em admitir que têm depressão, o que as levam a cometer suicídio, praticar actos de violência contra outros, refugiarem-se no alcoolismo, drogas, etc. (mas leiam o artigo do nosso compatriota Alberto Lopes, que está bem elaborado).

Junto vão as notas que escrevi no processo do paciente e que tentei resumir acima.

 

 

Para ilustrar o edema cerebral (Nota-se pelo desaparecimento dos sulcos cerebrais);

 

 

 

 

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS SOBRE A SAÚDE -- PARTICIPE!

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org