Site do INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA - INEP

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

23.04.2008

Uma vez mais estou grato ao Dr. Mamadu Jao, Director do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa (INEP), que prontamente respondeu às questões levantadas no texto intitulado "A IMPORTÂNCIA DO PASSADO NO PRESENTE E NO FUTURO DA GUINÉ-BISSAU  de 20.04.2008".

Uma vez mais, aproveito para elogiar a elegância do gesto e da mensagem em si, do Dr. Mamadu Jao, tendo em conta a importância das questões colocadas e a forma como soube fazer uma leitura positiva de um "desabafo" construtivo.

Valeu a pena a abordagem ao INEP, de tal forma que aproveito para divulgar a existência do site do Instituto, tal como me foi dado a conhecer pelo seu Director.

Site do INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISA - INEP

Apesar das dificuldades por que  tem passado, o INEP tem lutado e conseguido, por fases, é certo, reorganizar-se, no sentido de continuar a servir o país!

Aproveito esta oportunidade para felicitar toda a equipa do INEP, bem como destacar a grandeza de alma e de personalidade do Dr. Mamadu Jao.

Obrigado INEP!

Meu caríssimo amigo e compatriota Didinho,

Como sempre, foi um prazer ler no seu site a sua boa vontade de sempre fazer coisas nobres para este país.  Obrigadíssimo pela vontade manifestada em colaborar com o INEP na feitura de algumas coisas que possam dar maior visibilidade às acções do instituto como por exemplo o caso do site. Não me lembrei de passar a informação sobre a existência já do site do INEP. É verdade que ele está ainda em construção, mas já está no ar e está acessível. Foi graças à cooperação com a Fundação Mário Soares e a Universidade de Aveiro que conseguimos essa realização. O site está no ar desde Março passado (inep-bissau.org). Por outro lado, falou com razão sobre a dinâmica que devia existir no campo da investigação.


Todo o trabalho de recuperação foi feito e continua a ser feito graças a esforços internos do instituto  junto de parceiros. Várias acções de recuperação da nossa memória colectiva estão em curso: A Reabilitação física dos Arquivos Históricos Nacionais está numa fase avançada graças à parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América em Dakar. A Recuperação física da única biblioteca vai terminar dentro de meses graças ao apoio da Embaixada alemã em Dakar. É um investimento que ronda os 100 mil dólares americanos. Técnicos da Fundação Mário Soares já fizeram várias estadias em Bissau no sentido de ajudar a recuperar parte da documentação dos arquivos danificados durante o conflito 7 de Junho. Este processo está em curso. Estamos a aguardar a vinda de mais uma equipa da Fundação daqui a 3 semanas. Como poderá ver no site a nossa revista Soronda já está toda digitalizada e posta no site para acesso livre dos interessados. Estamos em processo de digitalização de mais de 100 edições do Boletim Cultural da Guiné Portuguesa para serem postas no site. Neste momento continuam em curso dois programas de pesquisa nos domínios da construção da paz. Queria desde já agradecer a sua gentileza de colocar as informações de um dos programas de pesquisa do INEP no seu site.


Cumprimentos

Mamadu Jao   

23.04.2008

 

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Fernando Casimiro (Didinho)

COMENTÁRIOS AOS TEXTOS DA SECÇÃO EDITORIAL

PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org