SIM, SR. GENERAL, PELOS VISTOS SABE O QUE DEVE FAZER PARA O BEM DO PAÍS, MAS TEM FEITO O QUE NÃO DEVE, PARA MAL DO PAÍS!

 

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

didinho@sapo.pt

19.01.2009

Quando se quer confundir a opinião pública porquanto a nossa postura há muito ter deixado de ser uma referência positiva, passando a ser uma referência negativa, o melhor que se nos apresenta é a demagogia.

Nino Vieira que não fala de improviso porque não tem bagagem para tal, habituou-se a ler discursos que os seus assessores têm escrito ao longo dos tempos e em conformidade com as observações críticas que a consciencialização guineense tem produzido nos últimos tempos.

 

Quem ouve um ditador; um corrupto; um suspeito de conivência com o narcotráfico; um responsável material e moral por muitas mortes de cidadãos guineenses e também estrangeiros; o principal responsável pela destruição da moral pública guineense e pela delapidação da riqueza patrimonial do país, falar em separação de poderes; em responsabilização dos titulares de órgãos administrativos do Estado; na imperiosidade do combate, sem tréguas, contra o crime organizado, o tráfico de droga, a violência gratuita, o roubo e a corrupção, só pode estar perante um reles demagogo que profere discursos escritos por outros e cujos conteúdos são o reverso da medalha da sua conduta.

Um reles demagogo que pela sua tamanha ignorância pretende insultar a inteligência alheia, como se todos os guineenses fossem da sua espécie!

 

Desde quando o Sr. general tem moral para falar dos pontos que apresentou na abertura do ano judicial, quando o Sr. general, se fosse corajoso, se fosse honesto, se fosse patriota, há muito que deveria colocar-se à disposição da Justiça para prestar contas por todo o mal que fez e continua a fazer ao país e aos guineenses. Esta é que é a grande verdade Sr. general. Deixe-se de teorias pois os guineenses estão fartos das suas tentativas de manipulação!

 

Tenha a coragem de se demitir e permitir a oportunidade de mudança positiva para a Guiné-Bissau.

O Sr. general é o maior obstáculo à Paz, à Estabilidade e ao Desenvolvimento da Guiné-Bissau!

O Sr. general é o principal obstáculo à reconciliação nacional, que passa pela verdade, pelo reconhecimento de culpa, pela Justiça e pela concessão do perdão pelas vítimas ou seus familiares, porquanto ser o exemplo primeiro da falsidade, da impunidade e do desrespeito pelo ser humano.

 

Haja vergonha Sr. general!

 

 

 

Novo ano judicial

Guiné-Bissau: Separação de poderes e combate ao crime organizado são prioridades

2009-01-19 15:21:59

Bissau – A cerimónia de abertura do novo ano judicial que teve lugar hoje, foi presidida pelo Presidente da República, «Nino» Vieira, que na ocasião defendeu a criação de condições para melhorar o funcionamento e eficácia do sistema judicial.

O Chefe de Estado guineense deu hoje início ao novo ano judicial. José Bernardo «Nino» Vieira afirmou que os desafios que são colocados hoje ao sistema judicial requerem, de todos, uma atenção particular, uma vez que «os seus resultados terão efeitos transversais em todo o modelo político-constitucional acolhido pelos sistemas democráticos: a separação de poderes, entre os diferentes órgãos de soberania».

Foi nesta perspectiva que o presidente guineense, apelou a uma reforçada vigilância dos valores sociais, uma vez que a falta de responsabilização por parte dos titulares de órgãos administrativos do Estado, pode ameaçar os pilares sobre os quais assenta a jovem democracia guineense.

O Presidente da República acrescentou ainda que é imperioso o combate, sem tréguas, contra o crime organizado, o tráfico de droga, a violência gratuita, o roubo e a corrupção activa e passiva, o que, na sua opinião, constitui os verdadeiros «cancros da sociedade».

Sumba Nansil

http://jornaldigital.com/noticias.php?noticia=17332

 

ESPAÇO PARA COMENTÁRIOS AOS DIVERSOS ARTIGOS DO NÔ DJUNTA MON -- PARTICIPE!


A TER SEMPRE EM CONTA: Objectivos do Milénio

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Projecto Guiné-Bissau: CONTRIBUTO

www.didinho.org