SE A PALAVRA DO DITADOR É SINÓNIMA DE VERDADE, ANTES QUERO A MENTIRA DO POVO...

 

Por: Fernando Casimiro (Didinho)

17.01.2007

Fernando Casimiro (Didinho)Será preciso recuarmos no tempo para analisarmos as palavras hoje proferidas por Nino Vieira sobre a acusação que lhe foi feita por Carlos Gomes Jr. e pelo PAIGC em relação ao assassinato do Comodoro Lamine Sanhá?

Nino Vieira disse que conhecia o avô de Lamine Sanhá, bem como o próprio Lamine Sanhá e a sua família...

Pelo facto de se ser amigo ou conhecido da família de alguém assassinado, torturado, ameaçado, perseguido etc. isso iliba alguém de algo em relação a um desses actos?

Quem pensa que é o Sr. Nino Vieira para desprezar a memória e o raciocínio dos guineenses e dos que se interessam pela Guiné-Bissau?

Porque será que o Sr. General que viu tantos camaradas de luta, de armas, serem mortos, a mando de quem (?) nos seus regimes de governação nunca mandou instaurar inquéritos para descobrir e punir essas mortes?

Porque será que depois do conflito armado de 98/99 todo o país e o Mundo o catalogaram de ditador, sendo denunciadas e exibidas várias situações da sua triste governação de 1980 até ao fim da guerra de 98/99?

Porque será que até hoje o Sr. General não se pronunciou de forma detalhada sobre as mortes ocorridas durante a presidência de Luís Cabral, sendo que o Sr. General foi Comissário das Forças Armadas e posteriormente Comissário Principal do então regime? Como sempre, o Nino Vieira caracteriza-se a ele próprio como um santo, incriminando sempre os que o rodeiam...

Penso que o desespero está à vista Sr. General... Penso que está na hora do Sr. deixar de prejudicar a Guiné-Bissau e os guineenses!

Durante a campanha para as presidenciais de 2005, foi-lhe imposto o silêncio pelos estrategas da sua campanha, foram felizes com a iniciativa, pois se o deixassem falar de certeza que hoje estaríamos a par de muitas verdades que continuam por contar, pois o Sr. General é uma presa fácil numa questão de debate público e disso tiveram receio os seus conselheiros, por isso lhe terem imposto a lei da rolha!

Deixe de encomendar discursos de ocasião e pense no seguinte: O povo guineense, o verdadeiro dono da terra que se dá pelo nome de Guiné-Bissau, há muito que o conhece, com as suas virtudes e com os seus defeitos, Sr. General!  A este povo o Sr. não engana mais!

Numa ditadura, 1 mentira do povo vale mais do que milhões de verdades do ditador que se prontifica a qualificar o que é mentira ou verdade, conforme a conveniência...

Que o nosso povo se levante. Que o nosso povo se organize. Que o nosso povo saia à rua sempre que for necessário! Se o povo reclama por Justiça, deve haver Justiça...! É preciso que o povo volte a ser o dono da terra!

www.didinho.org