SAMBA DJALÓ - "LIMPEZA DE FICHEIRO"

 

É guinti mata manga di guintis; é guinti na continua mata manga di guintis na nô terra...

Esta gente matou muita gente; esta gente vai continuar a matar muita gente na nossa terra...

 

Fernando Casimiro (Didinho)

didinhocasimiro@gmail.com

19.03.2012

Fernando Casimiro (Didinho)Desta vez, o azar bateu à porta do Coronel Samba Djaló...  Azar que já tinha batido à porta de outros irmãos nossos que, usando e abusando do poder, de um poder totalitário (do qual se sentiam legitimados para a eternidade, considerando-se imortais), sem respeito pela vida humana, pela Constituição da República, quiçá, pelos Direitos, liberdades e garantias dos cidadãos , na demoníaca missão de semear a cultura da barbárie no país.

Infelizmente, quem semeia barbárie, inevitavelmente, colherá barbárie...

Fui informado do assassinato do Coronel Samba Djaló ontem, 18 de Março, eram 23:20. Foi-me indicada a fonte da notícia à qual acedi, tendo constatado haver outras notas relacionadas com a ocorrência e apresentadas de forma estratégica. Estratégica porquanto, numa leitura fácil, a relação que se faz numa primeira análise, pressupõe estar-se perante uma revolta militar, senão vejamos:

Segunda-feira, 19 de Março de 2012

Noticia DC: Fernando Gomes, ministro do Interior, e o seu colega do Comercio, Botche Cande, terao sido presos em Caio. AAS
Publicada por António Aly Silva em 00:18


Domingo, 18 de Março de 2012
Noticia DC: Administrador de Gabu, Jose Carlos, tera sido preso hoje nessa cidade. AAS
Publicada por António Aly Silva em 23:54


NOTICIA DC: Dois ministros terao sido presos esta noite em Bissau, e o porta-voz do PAIGC, Oscar Barbosa, esta em parte incerta. AAS

Publicada por António Aly Silva em 23:41


EXCLUSIVO DC: Confirma-se - Samba Djalo foi mesmo assassinado e o cadaver ja reconhecido - e visto - pelo editor do ditadura do consenso. AAS

Publicada por António Aly Silva em 23:21


EXCLUSIVO DC: Ha dezenas de militares junto da casa do Samba Djalo. Quatro tiros na noite. O corpo permanece pouco depois do alcatrao. Ate que ponto pode este assassinato ensombrar estas eleicoes? AAS
Publicada por António Aly Silva em 23:13


EXCLUSIVO: Samba Djalo, ex-chefe da Contra-Inteligencia Militar no tempo de Zamora Induta, tera sido assassinado agora mesmo. A tropa tomou o Cupelum. AAS

Publicada por António Aly Silva em 22:55

http://www.ditaduradoconsenso.blogspot.pt/

Tal como apresentadas, as notas relacionam militares com o assassinato de Samba Djaló numa primeira comunicação, que lança outros dados não menos relevantes, ou por outra, indiciadoras de uma acção mais abrangente, que incluía a detenção de 2 ministros, para além do Administrador de Gabú e dava conta que o Porta-voz do PAIGC, António Óscar Barbosa "Cancan", estava em parte incerta.

Estratégia de uma montagem que quis passar a falsa mensagem de existência de um golpe de Estado, em busca de mais uma "legitimação" mas que se ficou por aí, porquanto, a missão estratégica ter atingido o alvo, numa acção cirúrgica planeada e cumprida com "sucesso". Falar de tentativa de golpe de Estado num ambiente com muitos observadores internacionais seria suscitar muitos questionamentos que poderiam revelar-se comprometedores para as reais pretensões do maquiavelismo político do regime que detém o poder na Guiné-Bissau.

Não faltarão, certamente, oportunidades para ajuste de contas logo que o "rei" for coroado, ou não tem sido a barbárie, referência marcante dos anos de governação de Carlos Gomes Jr.?

Há alguma outra referência tão marcante para um Governo para além das matanças e outros actos de barbárie que ocorreram ao longo do seu mandato, matanças essas com o aval nalguns casos e com a cumplicidade noutros, desse mesmo Governo?!

Desta vez a missão consistia simplesmente na "limpeza de um ficheiro, com potencial suficiente para destruir o computador". 

O certo é que Samba Djaló, qual ficheiro informático, foi simplesmente apagado do "Disco rígido" que contém as informações sigilosas sobre envolvimentos e envolvidos nas barbáries ocorridas na Guiné-Bissau, sobretudo, entre Março de 2009 e Abril de 2010.

Foi Samba Djaló quem assinou relatórios controversos da Contra-Inteligência Militar, sendo igualmente acusado por muitos, de ter sido executante de várias missões de assassinatos, perseguições, detenções e torturas, ao longo do tempo que trabalhou directamente com José Zamora Induta sob a governação chefiada por Carlos Gomes Jr.

Escusado será dizer que Samba Djaló sabia demais e que, por isso, foi abatido, tinha que ser abatido, a exemplo do que aconteceu com o Major Iaia Dabó (assassinado a 26 de Dezembro passado) outro operacional na posse de informações comprometedoras para o Governo de Carlos Gomes Jr., mas também, para o actual Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, António Indjai, particularmente em relação ao assassinato do seu irmão, Major Baciro Dabó, a 05 de Junho de 2009.

Samba Djaló sabia de tudo, e de todos a quem serviu, era uma ameaça quer para António Indjai e Zamora Induta, quer para Carlos Gomes Jr., e alguns dos seus colaboradores directos na governação.

António Indjai continua a ser manipulado por Carlos Gomes Jr., e a executar suas ordens, tirando do caminho todos os obstáculos que o incomodam. Porém, Carlos Gomes Jr., não se esquece da afronta que António Indjai lhe causou a 01 de Abril de 2010...

Dos seus "parceiros" Carlos Gomes Jr. ordenará sempre "limpeza de ficheiro".

Dos seus opositores, Carlos Gomes Jr. ordenará sempre "ajuste de contas".

Era suposto que uma morte, um assassinato de um Ex-Chefe da Contra-Inteligência Militar despertasse preocupação das autoridades competentes, até por ter sido perpetrado por militares.

Era suposto que a Sociedade Civil da Guiné-Bissau questionasse o porquê de mais uma morte organizada e decidida pelo poder.

Era suposto que todos quantos se dizem defensores dos Direitos Humanos, amantes da Justiça, promotores da Paz etc., etc. questionassem o valor da vida humana e do Direito na Guiné-Bissau.

Era suposto agirmos contra a barbárie e a impunidade.

Era suposto termos vergonha e pena de nós mesmos...

A VERDADE NUNCA ESTEVE TÃO PERTO NA GUINÉ-BISSAU... 26.11.2009

 

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Cultivamos e incentivamos o exercício da mente, desafiamos e exigimos a liberdade de expressão, pois é através da manifestação e divulgação do pensamento (ideias e opiniões), que qualquer ser humano começa por ser útil à sociedade! Didinho

O MEU PARTIDO É A GUINÉ-BISSAU!

 

MAPA DA GUINÉ-BISSAU


VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

www.didinho.org

   CIDADANIA  -  DIREITOS HUMANOS  -  DESENVOLVIMENTO SOCIAL