Resposta ao Dr. Carlos Pacheco (2)

 

O Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, na altura, era o general Veríssimo Seabra e o que ele fez para contrariar o envio desses militares, uma vez que não havia legalidade no país? Dr. Carlos Pacheco, o senhor sabia por exemplo que, Veríssimo Seabra desviou biliões de Francos CFA, na altura da troca do peso guineense pelo franco CFA, bem como dinheiro destinado à desmobilização de antigos combatentes?

 

Sabia que, as altas patentes militares não precisam de autorização para levantarem dinheiro nas Finanças, nem prestam contas sobre os montantes levantados? Sabia que estas altas patentes antecipam-se ao poder judicial para resolverem os seus problemas, dos seus familiares e amigos, utilizando a força, com escoltas militares?

 

Não Dr. Carlos Pacheco, o senhor não deve saber destas situações, pois de certeza que teria outra visão sobre o comportamento destes militares, que não representam as Forças Armadas da Guiné-Bissau, mas sim a ex. Junta Militar. Aconselho-o, Dr. Carlos Pacheco, a ouvir outras sensibilidades guineenses e ficar a conhecer melhor o estado de coisas no país, onde dizer as verdades ainda é sinónimo de temer represálias. Espero que escreva mais sobre a Guiné-Bissau, pois será um gesto de dedicação na procura de soluções para o país. Todas as sensibilidades são bem-vindas neste espaço de partilha de conhecimentos.  

 

Fernando Casimiro (didinho)

24-09-2003 00:03

    

www.didinho.org