Guiné-Bissau: Repugnante e preocupante(2)  

 

Recentemente nomeada por decreto presidencial para dirigir o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, tendo a nomeação sido revogada depois da não comparência na tomada de posse como Ministra e da imposição de condições para aceitar o cargo, Zinha Vaz encontra-se impedida de se ausentar do país, mesmo alegando motivos de saúde.

 

Foi inclusivamente notificada a comparecer no Ministério Público, para prestar declarações sobre um alegado "caso" de gestão de fundos públicos, durante o exercício de funções como Presidente da Câmara Municipal de Bissau, durante o período do Governo de Transição em 1999. Agora pergunto: Se Zinha Vaz tivesse assumido a pasta dos Negócios Estrangeiros, haveria alguma notificação judicial nesta altura...?

 

Teria sido impedida de se ausentar do país ? Claro que não, nada disso teria sido produzido...Kumba Yalá não aceita a realização de eleições no Supremo Tribunal de Justiça, para poder dominar tudo e todos quando e como bem entende. Kumba Yalá não promulga a Constituição da República, discutida, corrigida e actualizada pela Assembleia que ele dissolveu, para poder continuar com a versão antiga da Constituição que defende poderes absolutos para o presidente da República, entre outras "benesses" ditatoriais impostas pelo seu antecessor Nino Vieira.

 

Porque será que o Ministério Público não dá andamento por exemplo, ao tão propalado caso do " tráfico de armas" que foi na verdade, a principal causa do conflito militar de 98/99 ? E, com que base legal funciona o Ministério Público guineense, já agora...?!

 

Para o bem da nação e de todos os guineenses, incluindo a sua pessoa, peço-lhe uma vez mais, que renuncie ao cargo de presidente da República da Guiné-Bissau Dr. Kumba Yalá, por incompetência generalizada, com reflexos catastróficos para o país. Saia a bem como entrou, leve consigo todos os bens que amealhou até aqui e deixe o país ser recuperado e governado pelos seus melhores filhos, aqueles que não precisam de se " mascarar " com o barrete vermelho à palhaço...  

 

Fernando Casimiro (Didinho)

  20-07-2003 20:53   

www.didinho.org