Reavivar o Orgulho Nacional

 

Filomena Embaló

fembalo@gmail.com

24.09.2004

 Filomena EmbalóInfinita é a sua beleza exuberante, num acorde perfeito de cores e sons variados. Traz na essência a força de um ser sereno, amante da liberdade e da justiça.

No seu seio criou consensos e deles nasceram filhos valorosos que a dignificaram e libertaram das amarras da ignomínia. Criou e alimentou sonhos e com eles congregou vontades que com os seus ideais se identificavam.

No campo de batalha se distinguiu, vitoriosa. Por sua liberdade lutou e, altruísta, pela de sua irmã também. Mostrou ao mundo a força da Unidade e a necessidade da Luta para a reconquista dos direitos que lhes foram sonegados. Nada pôde travar a sua marcha, nem mesmo as tentativas de decapitação da sua vanguarda. De cabeça erguida entrou na História, com um H maiúsculo. Seu percurso marcou indelevelmente a Humanidade, tornando-se referência universal. Espalhou a esperança nos corações dos seus e fez deles cidadãos legítimos. Acreditou nas próprias capacidades e com os seus pés quis caminhar...

Porém, seus filhos depressa pródigos se tornaram e para outros sonhos partiram, deixando-a só à mercê do destino intempestivo. Sofreu na carne e na alma as tormentas do abandono. No seu seio fervilharam discórdias, longe dos consensos de outrora. Nova batalha conheceu, mas desta vez sem glória e sem orgulho. Apenas a dor da impotência lhe invadia o peito e impunha o gosto amargo da desilusão. As lágrimas, teimosamente, sulcaram-lhe o rosto cansado, por não poder reconhecer naqueles beligerantes os próprios filhos, irmãos unidos dos tempos gloriosos. Por instantes, quase vacilou, perdida nas suas contradições. Quem era? De onde vinha? Para onde ia? Onde foi que errara?

Mas no fundo do seu âmago, a sua essência permanecera intacta. O ser sereno resplandeceu novamente e hasteou bem alto a bandeira da liberdade e da justiça. Novo desafio lançou aos seus, o desafio da última oportunidade. Saberão eles voltar a apanhar o comboio da História e partir rumo ao progresso sem as escalas da discórdia, da ganância e dos interesses corrompidos?

Guiné-Bissau... mulher bonita! Mas... mal amada também?

 

Fernando Casimiro (Didinho) Hoje, 24 de Setembro, comemoramos o 31º aniversário da independência da nossa querida Guiné-Bissau. Trinta e um anos de contrariedades registadas, trinta e um anos de experiência e amadurecimento de um povo sacrificado e desgastado, mas sempre solidário, firme e lúcido.

Trinta e um anos de existência de um país pronto para o virar de página para um novo rumo que a esperança dos sonhos dos seus filhos lhe traçou.

É com orgulho que hoje (e sempre) saudamos e prestamos homenagem a todos os nossos heróis nacionais e ao combatente desconhecido, que tombaram pela causa da independência do país.

É com orgulho que continuamos a preservar os símbolos máximos da nossa independência: a nossa bandeira e o nosso hino.

É com orgulho que continuamos a assumir a nossa identidade de guineenses e africanos.

É com optimismo que continuamos a encarar o futuro, sendo o momento propício para a promoção e reposição da credibilidade do país.

Continuamos a ter potencialidades, continuamos a merecer consideração de parceiros interessados nas nossas potencialidades. Temos gente capaz, saibamos gerir as situações com ponderação e, baseados no espírito de servir o país e não servirmo-nos do país, estaremos perante a caminhada segura rumo à elevação dos níveis estatísticos que hoje nos caracterizam negativamente a nível mundial.

Temos condições para, a curto prazo, voltarmos a ser referência positiva. Mãos à obra! Fernando Casimiro


PROJECTO GUINÉ-BISSAU: CONTRIBUTO - LOGOTIPO

VAMOS CONTINUAR A TRABALHAR!

Associação Guiné-Bissau CONTRIBUTO

associacaocontributo@gmail.com

www.didinho.org